sábado, 16 de janeiro de 2010

Fábula e mito, por Leonardo Boff

Para o teólogo e filósofo Leonardo Boff, FÁBULA é uma narrativa imaginária cujos personagens são, via de regra, animais, plantas ou a personificação de qualidades, virtudes e vícios, com o objetivo de transmitir lições morais ou tornar concreta uma verdade abstrata, como a raposa e as uvas de Jean de La Fontaine (1621-1695).

Já MITO é algo mais complexo por conta das ambiguidades que encerra. Assemelha-se à ideologia. Designa, portanto, clichés e crenças coletivos acerca de temas relevantes (pessoas, situações, acontecimentos) que circulam na cultura. Pode equivaler à mera fantasia ou a uma interpretação distorcida da realidade. A antropologia e a filosofia colocam que o mito constitui uma forma autônoma de pensamento, diferente da razão, próxima a uma inteligência emocional que utiliza de imagens, símbolos, parábolas ou contos para evocar sentimentos profundos e expressar o que dá valor ao ser humano. Então, o mito utiliza representações poderosas (como deuses e deusas, confrontos cósmicos etc) para expressar situações verdadeiras, carregadas de dramaticidade e significação, e configurar um consciência coletiva.

Entenderam a diferença? Tenho dificuldade... me parecem tão semelhantes. Parece que a presença de personagens humanos é que faz a diferença. Sei lá... alguém explica?

2 comentários:

  1. Não sei se sou capaz de explicar mas, após uma pesquisa, inclusive nos meus livros de Filosofia dos tempos da Universidade, encontrei o seguinte:
    Para o filósofo Paul Ricoeur, filósofo francês falecido em 2005, "os símbolos, os mitos, são as invenções lingüísticas e narrativas que os homens elaboram para tentar converter em sentido(s) o real que encontram e que os submerge." ("Filosofia da Vontade", publicada em 1963)
    Para Schelling filósofo do séc. XIX, os mitos eram autênticas manifestaçoes culturais dos povos.

    Mas vou ser mais prática (ou professoral, para não fugir ao hábito) e dar definições que considero bastante razoáveis:

    Mito = expressão, mensagem. "São narrações, geralmente referentes às origens, que buscavam justificações e recriavam, através de fábulas ou alegorias, os fatos primordiais que, supostamente, dão explicação e fundamento tanto às normas sociais como às crenças, costumes, etc. mediante a exposição narrativa da origem do mundo e do homem."

    Fábula = Seria muito mais uma forma de transmitir alguma norma ou ensinamento moral/ prático (daí se ver Esopo como um Educador)e não tanto uma busca por justificações através dos relatos das origens.

    Não sei se ajudei mas tentei. Mas deixo a pergunta: Qual a diferença entre mito e lenda?

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião , o mito é muito mais complexo, abrangente e profundo do que a fábula ou a lenda.È bom lembrarmos que as mitologias de hoje eram religiões no passado, os gregos por exemplo nunca se referiam ás suas crenças como mito ou mitologia era de fato uma religião politeísta .Isso significa que o mito tem a ver com as questões fundamentais da existência , tais como quem somos? de onde viemos ? para onde vamos? a partir dessas indagaçõs que surgem os mitos sobre a origem da vida e do universo e o destino ultimo de todas as coisas.

    ResponderExcluir