domingo, 9 de maio de 2010

Taranis

Taranis (ou Júpiter) com roda e relâmpago
Taranis (ou Tarann ou Taranuo) era o deus do trovão e mestre do céu da antiga Gália. Cruzava os céus em sua carruagem de prata e o trovão era o ruído que faziam as rodas. Os raios eram produzidos pelas fagulhas que saíam dos cascos dos cavalos. A roda, portanto, foi atribuída a ele.

Os romanos acreditavam que ele recebia sacrifícios humanos de seus adoradores. Deriva o seu nome das palavras taran ou toranos, que significam "relâmpago" ou "trovão", e chegou a ser considerado como o deus do fogo. Por isso, também aparecia, às vezes, como uma deidade relacionada com outros elementos essenciais, sobre os quais incidiria como uma espécie de princípio ativo.

Era adorado em quase todo o mundo celta e, pode ter sido associado ao deus romano Júpiter, ao grego Zeus, ao celta Donar e ao nórdico Thor. Mas também foi associado ao ciclope Brontes que criava relâmpagos para Zeus, na mitologia grega.


Rodinhas de metal utilizadas pelos adoradores de Taranis, chamadas de rouelles.
Milhares dessas foram encontradas na Bélgica galesa.

Um comentário:

  1. Recentemente o History Channel passou um documentário basicamente sobre Thor mas fazendo diversas associações com outras divindades, de outras civilizações.
    Também não se pode esquecer a ligação dessas divindades com o raio. Alguns pesquisadores afirmam que o fogo foi conhecido pelos primeiros homo sapiens sapiens através de galhos que incendiaram após serem atingidos por um raio. Inicialmente esses grupamentos humanos aprenderam a preservar esse fogo e, com o tempo, aprenderam como produzí-lo.

    ResponderExcluir