segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tirawa

Deus supremo dos Pawnees, Tirawa (ou Atius Tirawa) está presente em todas as coisas, associado, principalmente, às estrelas, aos ventos, à chuva, aos raios e ao trovão. Seu ruído, segundo a lenda, é o som dos deuses voltando para a terra, depois de terminado o inverno.

No início, existia apenas um grande conselho divino presidido por Tirawa e sua esposa, Atira. Foi ele que definiu a posição de cada um e colocou as estrelas no céu (em forma de tijela) para sustentá-lo.

Ele também é responsável pela criação do primeiro homem e da primeira mulher. Ele pediu para Sakuru (sol) iluminar o leste com todo o seu calor e para Pah (lua) iluminar a escuridão assim que ela surgisse. Desse encontro de luzes, surgiu o homem. Em seguida, Tirawa pediu a Tcuperakata (estrela vespertina) para ser a grande mulher de todas as tribos e pediu para Operikata (estrela da manhã) ser o grande guerreiro condutor das tribos.. As duas estrelas deram forma a primeira mulher. Em seguida, Tirawa mostrou-lhes como viver e como fazer o primeiro altar de um crânio de búfalo. Também ensinou sobre linguagem, tatuagem, criação do fogo, caça, agricultura, vestuário e rituais sagrados.

Seu poder chega ao auge no verão. É representado como um homem alto de pele bronzeada, olhos castanhos-dourados e um cabelo ondulado como uma juba de leão. Veste-se com um roupa justa de couro e está sempre descalço, em contato com a terra.

Um comentário:

  1. Chamou-me a atenção Tirawa ensinar como fazer o primeiro altar de um crânio de búfalo.
    Ora, isso faz todo o sentido porque os Pawnees são uma tribo nativa norte-americana que habitava a região das grandes planícies do país e que tinham na caça ao búfalo (tal qual os Sioux) sua mais importante fonte de alimentação, vestimenta, etc.
    A partir do século XIX a Marcha para o Oeste levou o avanço do domínio dos brancos sobre essa região e à dizimação de dezenas de grupos tribais. A área de caça aos búfalos se transformou em área de plantio para atender à demanda alimentar da população dos EUA, que crescia avassaladoramente, sobretudo com a entrada de milhares de imigrantes em busca de terras.
    Os remanescentes dos Pawnees e alguns outros povos das planícies, vivem, atualmente, no estado de Nebraska e no norte do estado de Kansas (parte central do país)e representam apenas 0,9% da população desses estados.
    O desaparecimento acelerado das manadas de búfalos foi, de fato, uma verdadeira tragédia para essas comunidades tribais.
    Para os que desejarem conhecer um pouco mais sobre o processo de destruição dos índios da América do Norte recomendo vivamente a leitura do livro "Enterrem meu coração na curva do rio", de Dee Brown. Existe o DVD mas o livro é muito melhor.

    ResponderExcluir