sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O caos japonês

Por eras e eras a fio só havia o Caos, inimaginavelmente ilimitado e sem forma definida. Dessa massa sem fronteiras e amorfa emergiu algo leve e transparente e formou a Planície dos Céus Elevados, na qual se materializou Ame-no-Minaka-Nushi (Deidade-do-Augusto-Centro-do-Céu). Logo depois os Céus deram a luz a uma deidade chamada Takami-Musubi (Elevada-Augusta-Deidade-Produtora-de-Maravilhas), seguida de uma terceira chamada Kammi-Musubi (Divina-Deidade-Produtora-de-Tesouros). Estes três seres divinos foram chamados de As Três Deidades Criadoras.

Enquanto isto, o que era pesado e opaco neste vazio gradualmente se precipitou e se transformou na terra, mas levou um tempo imensamente longo para se condensar suficientemente e formar um solo sólido. Em seu estágio primordial, por milhões e milhões de anos, a terra se assemelhava a uma mancha de óleo flutuante, como uma água-marinha na superfície da água. De repente, como que jorrando por um tubo, dois seres imortais nasceram. Eles eram Umashi-Ashi-Kahibi-Hikoji (Príncipe-Primogênito-do-Agradável-Jorro-do-Tubo) e Ame-no-Tokotachi (Celestial-Eternamente-Pronta). Muitos deuses então nasceram em sucessão, e assim, eles cresceram em número.

De todas essas divindades primordiais, Takami-Musubi foi a que teve mais registros posteriores. Alguns mitos o colocam como mensageiro e principal assistente de Amaterasu, funcionando como porta-voz da deusa. Outros dizem que ele é marido da deusa e avô de Ninigi-no-mikoto, fundador da dinastia imperial japonesa. Também existem registros de Takami-Musubi ser mulher e deusa do Sol Admirável.

2 comentários:

  1. Há alguns dias venho lendo e relendo essa postagem e, entre outros, me encantando com a tradução dos nomes das divindades.Observe a beleza do nome de Kammi-Musubi!!!
    A imagem do caos original aproxima a mitologia japonesa não só de outras, de lugares muito diferentes e distantes, como nos remete às explicações astronômicas dos milhões de anos necessários para a formação da Terra.
    É uma pena que muitos cientistas menosprezem conceitos mitológicos milenares.
    Não acho que a mitologia seja o veículo para a explicação do Universo mas que ela nos dá lições constantes da capacidade humana de interpretar o mundo partindo de um olhar sensível e, muitas vezes, poético, lá isso ela nos dá.
    Fica o pedido de uma nova postagem dessa vez sobre Amaterasu.

    ResponderExcluir
  2. se vc perceber, este blog tem tentado primeiramente abordar uma mitologia mais desconhecida das civilizações. aos poucos as grandes personagens mitológicas vão aparecer. Amaterasu é - talvez - a mais importante divindade japonesa. ela com certeza será postada aqui. aguarde!

    ResponderExcluir