sábado, 22 de janeiro de 2011

Desvendando PJ: Livro 1 - Capítulos 18, 19 e 20

Estamos nos encaminhando para o fim do livro e vamos encontrar as maiores diferenças de enredo... o vilão é outro! Nem sei como fazer para escrever em tópicos. Então... preparem-se porque está CHEIO DE SPOILERS!

NO LIVRO:
  • Depois de fugir de Crosta, Percy, Annabeth e Grover chegam aos Estúdios de Gravação MAC (Morto ao Chegar) que é a entrada para o Mundo Inferior: um saguão cinza cheio de gente translúcida.
  • Caronte é o recepcionista do estúdio, um negro de cabelos loiros vestido com terno italiano, que também é o ascensorista do elevador que desce para o Mundo Inferior e, em seguida, vira uma barca. O trio precisa suborná-lo para poder entrar. Várias almas os acompanham. No Mundo Inferior, a pele escura de Caronte fica translúcida e é possível ver seu crânio.
  • A barca navega sobre o Estige, um rio escuro, oleoso e poluído pelos sonhos e esperanças dos humanos.
  • Ao aportar em um praia de areia negra, o trio se depara com Cérbero, um rottweiler de três cabeças e translúcido, que é simplesmente adestrado por Annabeth! (Hã?)
  • O trio atravessa os Campos de Asfódelos até o palácio de Hades, descrito como uma versão negra do Olimpo. Mas, antes de entrar, o tênis voador que estava com Grover começa a arrastá-lo para o Tártaro. Percy e Annabeth o salvam.
  • No palácio, o trio passa pelo Jardim de Romãs de Perséfone - que não está porque é verão, ou seja, a deusa está com a mãe Deméter no Olimpo! - e pelo Jardim de Jóias.
  • Agora se dá a primeira aparição de Hades no livro. O trio encontra em seu trono um deus de pele albina e cabelos negros compridos, usando uma coroa de ouro e vestes de seda negra. Ele diz que não quer guerra porque seu reino já está lotado, que não mandou inimigos atrás de Percy e que seu Elmo das Trevas também foi roubado... ou seja... ele não é o vilão! Ele não quer o raio e sim seu elmo de volta!
  • Percy exige sua mãe e Hades manda esqueletos para pegar o raio que, sem saber, está dentro da mochila que ARES deu a ele!!!
  • Percy DEIXA SUA MÃE COM HADES após dizer ao deus que iria consertar tudo e sua mãe seria devolvida! O trio quebra as pérolas da nereida, que os envolvem como uma bolha, e o emerge em Santa Monica! Hades manda um terremoto para Los Angeles.
  • Na praia, o trio enfrenta Ares, o responsável por toda a confusão! O deus da guerra queria... GUERRA! Mas Percy desconfia que outra pessoa roubou o raio e o elmo, já que um deus não pode fazê-lo, e também duvida da capacidade estratégica dele, achando que outra pessoa ordenou tudo. Segue um combate entre Percy e o deus a vista de inúmeros humanos que, por causa da Névoa, enxergam um policial contra Percy.
  • Percy consegue acertá-lo com sua espada e uma "escuridão" surpreendente termina a luta. Ares vai embora ferido e jurando vingança. As Fúrias recolhem o Elmo das Trevas para devolvê-lo a Hades. Agora, Percy precisa devolver o raio.

NO FILME:
  • Depois da fuga mirabolante do Cassino Lótus, o trio vai com um carrão até o letreiro de Hollywood. Embaixo do H, está a entrada do Mundo Inferior (chamado de Mundo dos Mortos): com a leitura de uma frase em grego, um buraco na terra se abre e os leva para um corredor cheio de velas e caveiras.
  • Caronte é um magricela de capuz. Com algumas dracmas, o trio entra sozinho na barca.
  • A barca flui por 1 segundo em um rio escuro - sem qualquer menção de seu nome - até que começa a flutuar no ar acima do terreno flamejante. As esperanças e sonhos dos humanos ficam flutuando também.
  • Nada de Cérbero (ainda bem.. porque vê-lo sendo adestrado seria um mico)! Nada de Campos de Asfódelos! Nada de Tártaro! A barca os leva direto para o castelo de Hades. Lá, são recebidos por Cães do Inferno e.. Perséfone??? Vocês leram acima, né?
  • Até aqui a gente já conheceu a versão "demônio flamejante" de Hades na fogueira do acampamento. Agora ficamos conhecendo o Hades roqueiro (me parece que a descrição feita para Ares no livro, ficou para Hades no filme) que se diz banido para o Mundo Inferior por seus irmãos e quer o raio para poder dominar tudo.
  • Percy exige sua mãe e Hades manda os cães do inferno para matá-lo, sem saber, que o raio está com Percy dentro da escudo que LUKE deu a ele!!!
  • Perséfone impede que Hades fique com o raio. Com apenas três pérolas da deusa, GROVER FICA, e Percy, Annabeth e Sally se transformam em poeira e vão direto para o Empire States, entrada do Olimpo.
  • Já sabemos até aqui que Luke é o ladrão de raios e que o vilão é Hades. Também já sabemos que Ares não existe no filme... então... nada de combate divino!

SOBRE MITOLOGIA...
  • Desconheço a consistência do Rio Estige... pra mim, ele é um rio como outro qualquer que nasce de um leito sob a terra. Pesquisarei sobre isso, assim como sua localização. Aliás... a localização da mitológica entrada do Mundo Inferior também me é desconhecida.
  • Não existe uma descrição física de Caronte, mas com certeza ele não seria negro. Na Divina Comédia de Dante, Gustave Doré fez uma ilustração dele como um homem idoso. É possível que ele escondesse seu rosto por ter uma aparência horrenda e muitas de suas representações são como um esqueleto ambulante.
  • No livro, é feita uma descrição de algumas divisões do Mundo Inferior, como o Érebo, os Campos Elíseos, a Ilha dos Abençoados (?) e o Campos de Asfódelos. Fala-se também de três juízes e julgam as almas e as enviam para o local correto. Pretendo descrever o local posteriormente, mas é fácil perceber que Dante parece ter feito uma mistura do Submundo grego com o Inferno cristão. Aliás, no filme, é dito que TODAS as vidas terminam em sofrimento! ui...
  • Cérbero era o ÚNICO guardião do Mundo Inferior. Só permitia a entrada de almas, nada de mortais ou almas fujonas. Suas três cabeças são um clássico na mitologia, mas sua representação varia. A idéia de ser rottweiller não é estranha, porém, é mais comum vê-lo como um mastim. Botei a palavra único em letras maiúsculas porque os Cães do Inferno não existem na mitologia grega! Se eu estiver errado, escrevam!
  • A ideia do palácio de Hades ser o inverso do Olimpo é bem interessante. No entanto, confesso que não tenho referências disso.
  • Um dia descreverei o mito de Perséfone neste blog. A saber: o livro está correto. Perséfone passa metade do ano com a mãe Deméter no Olimpo (primavera e verão) e a outra metade com Hades (outono e inverno). A romã é o fruto que a prende no Mundo Inferior com Hades. Aliás, pouco sei sobre o real relacionamento de Hades e Perséfone. Apesar do sequestro, achava que eles tinha um relacionamento OK. Com certeza, Perséfone não é a safada do filme, mas o ressentimento é bem possível.
  • O jardim de jóias é referente a Hades ser o mestre do subterrâneo e, portanto, de todas as jóias e metais preciosos. Confesso que desconheço a existência de jardins no Mundo Inferior, seja de jóias ou um pomar de romãs.
  • Já falei demais sobre essas pérolas...
  • No livro, fala-se que do ferimento de Ares, sai icor, o sangue dourado dos deuses. Não conhecia isso e é verdade.

Viram? Eu avisei desde o início: tornaram-se duas obras quase distintas! O filme já está meio que definido a partir daqui. O livro ainda tem um mistério a ser resolvido, mas que já dá pra saber: o que é a escuridão? Você sabe? No próximo post, a resposta e o fim.

2 comentários:

  1. Bem essa é uma postagem grande que deixa clara a dicotomia entre livro e filme. Também quanto aos aspectos mitológicos cabem várias observações que não sei se caberão num comentário só. Vamos ver.
    a) Rio Estige ou Styge = rio do Peloponeso (larga península no sul da Grécia, separada do continente pelo Istmo de Corinto), que os antigos colocavam no Inferno junto com mais 3: Aqueronte, Cocito e Flegeton. É hoje o MAVRO-NERO, na Grécia (é possível localizá=lo nos mapas do Google). Mitologicamente, Estige era uma ninfa, filha do Oceano e de Tétis. Presidia uma fonte da Arcádia (localizada na península do Peloponeso) cujas águas silenciosas formavam um regato que desaparecia sob a terra e ia desaguar nas regiões infernais, onde se transformava num rio lodoso, com charcos infectos cobertos por uma noite sombria.

    b) Quanto a localização mitológica do mundo inferior encontrei em duas referências que os gregos acreditavam que a sua entrada estava situada nos antros vizinhos do cabo Averno (sul do Peloponeso). Já os Romanos supunham que havia outras entradas mais perto deles, como por exemplo as grutas vizinhas de Cumas (foi a primeira colónia grega fundada na Península Itálica, segundo relato de Estrabão).
    Mas em síntese, para gregos e romanos todas as cavernas e fendas do solo cuja profundidade não se podia medir, podiam ter comunicação com os Infernos.

    c) Caronte, filho de Érebo e da Noite era um deus velho e imortal (desconhecia que ele era deus no Mundo Infernal). Segundo várias fontes pesquisadas era representado como um velho magro, grande e vigoroso; os olhos vivos e o rosto majestoso e severo lhe davam um cunho divino (logo, será que ele tinha uma aparência horrenda? Há espaço para novas buscas). Teria barba branca e espessa. As roupas eram de cor sombria e manchadas do limo negro dos rios infernais. Era comum representá-lo de pé sobre sua barca e segurando o remo com as duas mãos.
    Não encontrei nenhuma referência registrando que Caronte seria negro (há que se pesquisar).

    c) No comentário sobre o Livro 1 capítulos 13, 14 e 15 apresentei as 4 regiões do inferno. Tudo leva a crer que há uma pequena confusão. A Ilha dos Abençoados, que aparece no livro, e o mesmo que os Campos Elíseos (Tassilo Orpheu Spalding - Dicionário de Mitologia Greco-Latina).

    A complementação desse comentário virá em breve...

    ResponderExcluir
  2. Continuando...
    Bem, as coisas de fato estão se complicando e estou recorrendo a outros livros dos meus longínquos tempos de Universidade.
    Vamos la´:
    a) Campos de Asfódelos = local do reino de Hades onde a sombra dos heróis (ué, e o resto dos mortos?) vagueiam desanimadas entre espíritos menores que guincham como morcegos. Segundo Homero (Odisséia - Canto XI - vale a pena ler) apenas as libações de sangue que lhes eram oferecidas no mundo dos vivos podiam despertá-los temporariamente para as sensações da vida humana. Ali Odisseu encontrou as sombras de parentes e amigos, inclusive Aquiles. Nas pesquisas fiquei na dúvida se esse campo se confunde com o Érebo (alguém ajude).
    Homero, quase no final do Canto XI fala em PRADO DO ASFÓDELO e foi aí que descobri que Asfódelo é uma planta liliácea, hermafrodita, oriunda do sul e centro da Europa. Na Grécia, os asfódelos eram colocados nas tumbas dos mortos e empregados nas cerimônias fúnebres, acreditando-se que facilitavam a passagem dos defuntos aos Campos Elísios, que se supunha atapetados dessa planta (olha os jardins aí!!!)
    Flores das pradarias do Hades, são consagradas a esse deus e a Perséfone.

    b) Quanto a Dante Alighieri, é preciso lembrar que viveu a transição do teocentrismo medieval, dominado pela Igreja Católica, e o advento do ideal Humanista (influenciando pela cultura clássica greco-romana e defensor da valorização do homem), entre os século XIII e XIV. Sendo assim, é natural que em sua obra "A Divina Comédia" houvesse uma mescla de submundo grego e inferno cristão.
    Apenas como complemento = Dante descreve sua viagem através do Inferno, Purgatório e Paraíso, primeiramente guiado pelo poeta romano Virgílio (autor da ENEIDA, poema épico).

    c) A questão dos Juízes do Inferno = eram 3: Radamanto, Eaco e Minos e o Tribunal estava situado em um lugar chamado CAMPO DA VERDADE (?).
    Os dois primeiros juízes instruíam a causa e pronunciavam geralmente a sentença. Em caso de indecisão Minos, presidente da corte infernal , era o árbitro final e seu veredicto irrevogável.
    Na Mitologia grega acreditava-se que os 3 tinham tão importantes funções porque na Terra foram modelos de equidade.

    d) Definitivamente só encontrei referência à Cérbero como Cão Infernal (será que o autor do livro achou pouco? Vai ver não leu direito a descrição desse cão).
    Observação: concordo com o autor do blog, isto é, as representações de Cérbero são como Mastim e não Rottweiller (desconheço se as duas raças tem parentesco).

    e) Opinião pessoal = não concordo que o palácio de Hades seja o inverso do Olimpo e sim um outro Reino mitológico, assim como o Reino de Poseidon é outro. Que venham as críticas.

    Ufa!!! Essa eu acabei até porque não encontrei mais nada.

    ResponderExcluir