quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ilyap'a

O nome de Ilyap'a (ou Illapa) significa "raio e trovão", portanto, ele era o popular e temido deus inca do clima, a Trindade do Raio.

Sua irmã, a Via Láctea, vivia em uma grande tina de água (que seria a nossa galáxia). Numa tentativa de quebrar a tina, Ilyap'a usava uma clava para atirar pedras: as pedras viajando pelo céu eram os raios; o impacto era o trovão; e a água que transbordava da tina era a chuva. Por essa habilidade de mira, também era muitas vezes adorado em períodos de combate.

É representado como um homem altivo usando roupas brilhantes (relâmpagos). Às vezes, sua clava muda para uma atiradeira.

Muitas vezes, sacrificava-se crianças em seu nome, principalmente, no seu dia, 25 de julho. Em grande secas, sacerdotes incas amarravam cães negros e os deixavam morrer de fome e sede. O objetivo era que o deus ficassem com pena deles e mandasse chuvas.

Um comentário:

  1. Relendo suas 3 postagens sobre a mitologia inca pude confirmar o quanto os Incas precisavam de deuses que pudessem ajudá-los a fazer frente ao clima variado mas, em geral, muito seco.
    Faz todo sentido Ilyap'a ser um deus popular porém temido; afinal ele era o deus do clima.
    Pobre dos cães negros: conhecendo-se o índice pluviométrico de vastas regiões peruanas seu sacrifício deveria ocorrer com uma frequência razoável.

    ResponderExcluir