segunda-feira, 14 de março de 2011

Será?

Muito se especula sobre a Cidade Perdida de Atlântida e ainda vou fazer um post sobre isso aqui. Mas a teoria inicial começou com uma história do filósofo grego Platão, dizendo que Atlântida seria uma ilha que ficava no Oceano Atlântico, próxima ao Estreito de Gilbratar (a separação natural entre a Europa/Espanha e a África/Marrocos, que também é a entrada para o Mar Mediterrâneo). Atlântida teria afundado após algum desastre natural.

Google Maps

Pois agora pesquisadores norte-americanos garantem ter encontrado Atlântida no sul da Espanha! E que ela teria sido destruída por uma tsunami. A hipótese é de que os sobreviventes teriam fugido para o interior e construído novas cidades. No centro da Espanha, Richard Freund - da Universidade de Harvard - descobriu uma série de “cidades memoriais”, feitas pelos refugiados à imagem de Atlântida, o que deu mais evidências e confiança aos pesquisadores. Eles pretendem prosseguir as escavações e os estudos na região.

Será? Li AQUI.

Aproveito pra dizer que o Estreito de Gibraltar era chamado de Pilares (ou Colunas) de Hércules na Antiguidade. Conta a lenda que, para realizar um de seus doze trabalhos, Hércules precisou abrir o caminho com seus ombros ligando, assim, o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. Também falarei das aventuras hercúleas posteriormente.

2 comentários: