quarta-feira, 29 de junho de 2011

Chaska


Criada a partir do sol, Chaska era considerada uma das donzelas de Inti (o supremo deus-sol). Protegia as jovens virgens e as princesas, sendo homenageada no amanhecer e no entardecer dos dias. A bela jovem de cabelos ondulados também era protetora dos flores e da primavera.

Chaska foi o nome dado para o planeta Vênus pelos incas, que observavam os movimentos do astro para diversas ações cotidianas. Existe uma grande confusão relacionada a Chaska e Chaska-Qoylor. É possível que sejam a mesma divindade. Alguns dizem que eles são casados, mas, na verdade, não se sabe a real razão da similaridade dos nomes, nem mesmo seus gêneros.

Um comentário:

  1. Desde da descoberta de Machu Picchu, em 1911, pelo explorador americano Hiram Bingham, sabe-se que os Incas realizavam observações astronômicas sistemáticas.
    Esse povo, que viveu no altiplano peruano, necessitava observar os astros para sua própria sobrevivência. No que se refere à alimentação precisavam conhecer a melhor época para o plantio e colheita. Por outro lado, para edificarem suas extraordinárias construções era fundamental o conhecimento dos pontos cardeais. Noções importantes de Geometria e Trigonometria foram adquiridas pelos Incas através de seus estudos do céu, especialmente do Sol (Inti = deus supremo).
    Como todas as culturas antigas conheciam os cinco planetas visíveis: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
    No caso de Chaska, a beleza de Vênus, certamente deve ter atraído a atenção dos Incas. Homenagear Chaska ao amanhecer e entardecer só comprova o quanto eram grandes observadores do céu.

    ResponderExcluir