sexta-feira, 17 de junho de 2011

Irmão Urso

Hoje trago a vocês o desenho animado Irmão Urso (Brother Bear, 2003), a 45ª animação dos Estúdios Disney. Em busca de vingança por um de seus irmãos ter sido morto por um urso, o jovem Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta. Obrigado a viver transfornado em um urso, Kenai começa a ver a realidade sob o ponto de vista dos animais e percebe que as coisas são bem mais complicadas do que imaginava. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

Essa é a sinopse básica dessa animação original que fala sobre companheirismo, fraternidade e amizade através de lendas dos povos inuítes. É passada há 10.000 anos, numa região fictícia na costa do Pacífico a noroeste do continente norte-americano ao final da Era Glacial. As paisagens são belíssimas com destaque para a Aurora Boreal, que seria a representação dos espíritos inuítes.


Ainda vemos os totens que mostram a enorme importância dos animais nas mitologias dos povos com ligação estreita com a natureza, como os inuítes, os indígenas brasileiros e norte-americanos, os aborígenes autralianos e as tribos africanas, entre outros. Nos extras do DVD, tem a apresentação de três lendas inuítes referentes a ursos. São elas:

DE ONDE VEM OS URSOS
Há muito tempo, vivia um garoto que passava seus dias andando na floresta. Um belo dia, ele chegou a frente do seu povo e disse que, se eles jejuassem por 7 dias, eles poderiam viver na floresta sem ter que trabalhar e com comida abundante. Eles aceitaram e logo depois seguiram o jovem. Com o tempo, eles se tornaram os ursos.

A CAÇADA AO GRANDE URSO
Um grande e poderoso urso aterrorizava os vilarejos. Quatro guerreiros levaram um cão para caçá-lo. A perseguição chegou a uma montanha que os levou aos céus, formando a constelação de Ursa Maior.

O MENINO QUE VIVIA COM URSOS
Um menino iroquois foi aprisionado por um tio malvado em uma caverna. Acabou sendo adotado por uma família de ursos. Muito tempo depois, o tio reviu seu sobrinho entre os ursos e pediu perdão por seu ato. O menino aceitou voltar para sua tribo se seu tio admitisse a importância dos ursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário