quinta-feira, 2 de junho de 2011

Wakahirume

Wakahirume era a grande tecelã responsável pelas roupas dos deuses. Diz-se também que tecia sonhos e visões e enviava aos homens em seu sono.

Seus mitos estão ligados aos de Amaterasu, a Grande Deusa do Sol. Quando o deus Susanoo atirou um cavalo morto na sala onde as duas teciam, Wakahirume acabou caindo do tear e morreu, levando Amaterasu a se esconder em uma caverna (e desencadear um dos maiores mitos japoneses).

Por vezes, Wakahirume é considerada a Deusa do Sol Nascente, irmã mais nova de Amaterasu, ou então uma versão jovem da deusa, imediatamente anterior ao mito da caverna.

2 comentários:

  1. Que linda a imagem de Wakahimure apresentada nessa postagem!
    Apesar de seu triste fim o artista representou a "tecelã de sonhos" como se estivesse espalhando flores e borboletas pelo mundo; quem sabe espalhando a felicidade?
    Não deixem de ampliar para ver os detalhes.
    Beleza e singeleza: características muito presentes no xintoísmo e na arte japonesa.
    Muito bom: o texto nos trás conhecimentos sobre a mitologia japonesa e a imagem nos remete a arte dessa civilização.

    ResponderExcluir
  2. reconheço a beleza da imagem, mas confesso que ela foi tirada do google após uma pesquisa de imagens da deusa. ela aparece entre os resultados mas não encontrei nenhuma referência direta ou legenda para garantior que seja realmente uma imagem da deusa.

    ResponderExcluir