terça-feira, 30 de agosto de 2011

Deus sustentável

Nada de ouro, marfim ou diamantes. No mundo moderno, os deuses vão ter que se contentar em ganhar esculturas de materiais ecológicos. Foi isso que fez artista indiano Surya Prakash: construiu uma estátua da divindade hindu Ganesha com copos de papel.

Foto: Noah Seelam – France Presse

A homenagem foi feita para o festival do deus, que acontecerá no dia 1º de setembro.

(Matéria da Folha de São Paulo)

3 comentários:

  1. É, os tempos são outros; tempos de sustentabilidade.
    Vi a imagem ampliada e realmente o efeito ficou muito bom, e não quero desmerecer o trabalho do artista, mas questiono ser uma obra de material ecologicamente correto.
    Embalagens de papel, nelas incluídas os copos, levam de 1 a 4 meses para se degradarem (claro que isso é um nada perto das garrafas pet que precisam de cerca de 500 anos para se degradarem). Além disso, se estamos falando de papel, estamos falando de celulose, de árvores cortadas, portanto...

    ResponderExcluir
  2. essa é uma questão de sustentabilidade por reutilização, ou seja, usar um material que seria descartado para um outro fim. e isso faz bem sim à natureza.

    e é preciso repensar essa história de árvores cortadas. o erro não é cortá-las e sim como isso é feito. existem florestas de replantio para fins comerciais. vale pensar que é melhor usar papel para descarte por ser biodegradável do que ficar utilizando material plástico que é tóxico desde o momento de sua criação.

    ResponderExcluir
  3. A sua colocação faz todo sentido (sobretudo no que se refere ao material plástico), mas reconheçamos que o assunto é polêmico talvez até porque a consciência ecológica ainda seja um processo em construção. Infelizmente, por exemplo, o número de florestas de replantio para fins comerciais permanece muito pequeno diante da quantidade de papel consumido diariamente no mundo.
    De qualquer forma, estarmos ponderando sobre o assunto é muito positivo.

    ResponderExcluir