quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deuses numa praça próxima a você!

Recebi esta semana uma matéria que teria saído no jornal O Globo de sábado sobre a arquiteta Vera Dias, referência no patrimônio público quando se fala nos 710 monumentos e chafarizes da cidade do Rio de Janeiro – que ela sabe de cor onde estão todos! Na foto de Marco Ramos (ao lado), vemos a arquiteta com as estátuas de Mercúrio (Hermes), Minerva (Atena) e Marte (Ares), na Praça Noronha Santos, na Cidade Nova.

Imaginem quantos outros não devem estar por aí numa praça próxima a você!

5 comentários:

  1. admiro muito o patrimonio arquitetonico que o Brasil tem, muito belo mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Eis a minha contribuição:
    No lago Frei Leandro, no Jardim Botânico existe uma escultura da deusa Tétis de autoria, se não me engano, de Louis Savageau, cercada de vitórias-régias (daí o local ser conhecido como Lago das Vitórias Régias). Parece que existe uma copia desta escultura em cima de um chafariz na Praça San Salvador no Flamengo. Quem morar por perto pode conferir.

    ResponderExcluir
  3. Tive que parar para observar atentamente as estátuas de Mercúrio, Minerva e Marte que aparecem na foto com a arquiteta Vera Dias.
    Segundo a notícia do jornal elas se encontram hoje na Cidade Nova. Entretanto, tenho a impressão que são as mesmas estátuas que via, ainda muito criança, quando ia com meus pais para os lados da Rua Camerino. Ali ficava o antigo Jardim do Valongo, projetado no início do século do século XX.
    Lá pelo anos 50 eu me encantava com 4 estátuas de mármore que depois vim a saber serem os deuses da mitologia grega: Minerva, Mercúrio, Ceres e Marte.
    Serão as mesmas da reportagem? Se são, o que aconteceu com Ceres?
    Informações são bem vinda.

    ResponderExcluir
  4. existe uma ceres no Jardim Botânico do RJ.

    ResponderExcluir
  5. Se a informação abaixo for verdadeira acho que o mistério está solucionado: as estátuas que me encantavam em criança são mesmo as do Jardim do Valongo só que Ceres não aparece na foto da reportagem

    Ref:www.portaldoscondominios.com.br/turismoRioValongo.asp

    "Segundo Vera Dias, arquiteta da Fundação Parques e Jardins, as quatro estátuas originais do Jardim do Valongo foram transferidas para o Palácio da Cidade, para a sua preservação. Vera revelou que foram realizadas réplicas das originais, que se encontram no Parque Noronha Santos, na Av. Presidente Vargas, ao lado da Sede da Divisão de Monumentos e Chafarizes da Fundação Parques e Jardins. Estas réplicas poderão retornar ao seu local original após a conclusão de todos os trabalhos."

    Obs: Os trabalhos a que o texto se refere são os de restauração da zona portuária, inclusive o Jardim do Valongo.

    ResponderExcluir