segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O estudo da própria consciência humana

Geralmente, o estudo da mitologia é considerado como inexpressivo devido à crença de que mitos são formas rudimentares de produzir conhecimento e que não são necessários em nossa vida moderna. O que é um erro, pois o estudo dos atributos das divindades fornece as bases para o estudo da própria consciência humana.

Os mitos se expressam através de símbolos e metáforas representando temas abstratos, que muitas vezes não conseguimos traduzir perfeitamente em palavras. Antigamente transmitidos por poetas e sacerdotes, hoje o papel da produção dos mitos pertence aos escritores que recriam o sentido da vida em contos modernos.

Este é o início da postagem "Invocando os deuses", do dia 25 de agosto, de Marcelo Del Debbio em seu blog Teoria da Conspiração. A importância dos mitos é bem maior do que se imagina hoje em dia. Talvez apenas profissionais das áreas de história, arqueologia, psicologia e afins que tenham essa noção: conhecer mitologia é conhecer a humanidade.

Del Debbio é também o autor da Enciclopédia de Mitologia de 640 páginas, com mais de 7 mil verbetes e 900 ilustrações! Ela traz elementos das mitologias grega, romana, egípcia, indiana, árabe, chinesa, japonesa, celta, nórdica, européia, polinésia, sulamericana, norte-americana, asteca, maia, inca, goécia e bíblica!

3 comentários:

  1. Gostaria de acrescentar que os profissionais da área de filosofia e antropologia não podem ser esquecidos.
    Outra vez lanço mão do já citado Joseph Campbell:
    "Aquilo que os seres humanos têm em comum revela-se no mito. Eles são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade, da busca do sentido de estarmos vivos. Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito é o relato da experiência da vida. Eles ensinam que nós podemos voltar-nos para dentro".
    Para os que se interessarem sugiro que leiam a entrevista de Campbell dada a Bill Moyer. Basta acessar www.culturalbrasil.org/campbell
    Boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. veja esses links:

    http://www.lojaderpg.com.br/product_info.php?products_id=39&osCsid=uvkv0i4pbr322f7nt1tdm5v873

    http://compare.buscape.com.br/enciclopedia-de-mitologia-debbio-marcelo-del-9788587013668.html

    ResponderExcluir