terça-feira, 18 de outubro de 2011

Apsu

Apsu era o deus primevo das águas doces e da Água Celestial da Sabedoria. Suas águas circundavam a terra, enchendo-a com bondade e otimismo. No entanto, a Terra – uma ilha comprida flutuante – era também circundada pelo oceano salgado e amargo da deusa-dragão Tiamat. Apsu fundiu-se, então, a deusa e se tornou seu consorte.

Da mistura fermentada dessas águas, diversos deuses e deusas nasceram, entre eles Anu e Ea, que rapidamente assumiram o controle das ações divinas. Não muito satisfeito com isso, Apsu declarou guerra a esses deuses, mas foi morto por Ea e sepultado no subterrâneo.

Como um ser divindo primordial, Apsu continuou brotando do subterrâneo em forma de fontes de água doce que borbulhavam na superfície da Terra. Diz-se que, da lama gerada por suas águas, o homem foi moldado.

5 comentários:

  1. A história de Apsu me remete à formação dos rios Tigre e Eufrates, daí a região ser conhecida como Mesopotâmia ("entre rios"). A importância desses rios era de tal ordem para o desenvolvimento das civilizações locais que me parece muito lógico que a origem do homem esteja ligada à lama gerada pelas águas das fontes que Apsu brotava.
    Não conhecia. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. considerando o formato da Mesopotâmia cercada pelos Rios Tigre e Eufrates, é possível entender também porque a terra era "uma ilha comprida flutuante", assim como o encontro das águas doce de Apsu e das águas salgadas de Tiamat (no Golfo Pérsico).

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Observação perspicaz e precisa.

    ResponderExcluir
  4. que eu saiba a verdadeira historia de apsu era q ele e conhecido tambem como erebus o deus da escuridao filho de caos o deu da destrução ele foi tambem tinha uma irma que transformou cronos de imortal para mortal;ele foi tambem o maior inimigo de zeus que só o derrotou com a ajuda da irma dele que juntos jogaram ele num rio do inferno no qual nao lembro o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço essa versão, anônimo.
      no entanto, isso é bem possível, se considerarmos as mesclas de culturas quando Alexandre, o Grande saiu conquistando o mundo. se encontrar algo, mande para mitographos@gmail.com e eu verificarei a procedência para colocar aqui.

      Excluir