segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Abracadabra pra vocês!

A palavra Abracadabra é hoje usada como encantamento de mágicos de palco e ilusionistas. Entretanto, há muitos séculos, o povo acreditava no poder de cura desta palavra. Curandeiros sírios teriam utilizado o termo como uma benção aos doentes, servindo para que eles estivessem dispostos a receber o milagre da cura. Como alguns realmente ficavam curados, acreditou-se que a palavra tivesse poderes sobrenaturais.

A etimologia da palavra ainda é desconhecida e não há um consenso entre os estudiosos. Uns dizem que a palavra tem origem em Abrah, um deus de origem celta, e cadhë, que no idioma céltico significa "aquele que é santo". Outros acham que o termo é uma palavra de origem egípcia que significaria "não me firas". Outra possível fonte é o aramaico antigo avrah kahdravan, que significa "eu crio enquanto falo". Gnósticos helênicos usavam a palavra para denominar um talismã que representava o curso do sol durante 365 dias. Mas a versão mais aceita é a palavra mágica usada nos contos árabes para abrir portas difíceis que guardam tesouros.

Abracadabra ganhou seu sentido genérico atual, a partir do início do século 19 com os primeiros shows de ilusionismo que se tornaram bastante populares na França e na Inglaterra.

Porém, é fato que a primeira menção conhecida à mesma foi feita por volta de 200 d.C., em um tratado médico escrito em versos que prescrevia ao imperador romano um amuleto com a palavra escrita num formato triangular para curar sua doença. Esta seria a versão mais poderosa da palavra, pois o triângulo era considerado a forma geométrica perfeita e potencializava sua força curativa.
Os anos que iniciam são sempre mágicos, misteriosos, cheios de portas, segredos e surpresas. Cabe a cada um de nós decidir o uso que faremos da nossa abracadabra… Desejo tudo de melhor para o que cada um escolher!


2 comentários:

  1. Li um livro que falava sobre isso muito interessante! Gostei do texto, alias gostei do Blog inteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q bom, sol! ando com pouco tempo para mantê-lo atualizado, mas o blog e meu xodó e não irá esmorecer! continue por aqui e nos acompanhe tb pelo facebook!

      Excluir