sábado, 23 de maio de 2015

Mama Quilla

A irmã e mulher de Inti era a deusa da lua, Mama Quilla. Ela era a deusa da fertilidade, testemunha dos votos de casamento e protetora das mulheres. Com suas diferentes fases, era também associada à passagem do tempo. Os incas eram muito supersticiosos a respeito dos eclipses da lua. Acreditavam que Mama Quilla estava sendo atacada por uma serpente gigantesca. Nessas ocasiões, faziam o máximo de barulho possível para espantar a serpente.

2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do blog! Você possui alguma representação inca da Mama Quilla? Existe algum livro no qual posso saber mais sobre essa associação a passagem do tempo?

    Att Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Carolina! no momento, os verbetes deste blog estão saindo de forma resumida e sem imagem. fique ligada porque sempre que houver acréscimo de informação, haverá a devida divulgação.

      sobre a passagem do tempo, o calendário lunar era tão ou mais importante para os incas do que o calendário solar. as fases da lua possuem ligação direta com a natureza e, portanto, eram importantes para o cotidiano inca.

      Excluir