sábado, 20 de junho de 2015

Nzambi

Nzambi é o deus-sol do povo bacongo, no Zaire. Em Angola, Nzambi era reverenciado como deus criador.

Fonte de bondade, governa e sustenta o universo, “a maravilha das maravilhas”. Protege e dirige os homens, vinga injustiças e mostra-se gentil com todos, até mesmo com os mais destituídos de boas maneiras. É também o supremo juiz após a morte. O deus-sol, por ser inacessível, não tem culto.

Segundo uma lenda, Nzambi criou o primeiro casal mortal e deu-lhe a inteligência. No início, esse casal era um ser andrógino com forma de uma palmeira e depois se separou em dois. Por essa razão, frequentemente o casal é esculpido em madeira, com rosto feminino e seios de um lado do corpo, e barba do outro.

Outra lenda diz que uma vez Nzambi caiu do céu e morou na terra, mas depois ficou com medo dos homens e voltou ao céu, subindo por uma teia de aranha.

Um comentário:

  1. São muitas as lendas sobre Nzambi mas o que me chamou atenção foi o fato dele criar o primeiro casal mortal e, um dia vir morar na terra e temer a própria criação.
    Acho que na atual conjuntura os deuses de todas as mitologias e de todas as crenças, devem estar muito assustados com a barbárie daqueles que eles criaram.

    ResponderExcluir