segunda-feira, 31 de agosto de 2015

HÉRCULES: Em nome da glória

Hércules de Farnese, estátua em mármore de Glykon. 216 a.C.
Hércules é o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, o mais célebre de todos os heróis. Pode ser uma modificação do nome do herói etrusco Hercle. Um juramento invocando Hércules (Hercle! ou Mehercle!) era uma interjeição comum no latim clássico. Héracles - que significa “em glória à deusa Hera” ou "aquele que serve gloriosamente" - foi o nome que ele usou para apaziguar a fúria da deusa, mas só foi efetivamente considerado após o término dos famosos trabalhos.

No entanto, o nome real do famoso herói é Alcides, em homenagem a Alceu, pai de Anfitrião e filho de Perseu. Em grego, alké significa vigor, e alkéides, força em ação.

Era um símbolo do homem em luta contra as forças da Natureza, exemplo de masculinidade e ancestral de diversos clãs reais (os Heráclidas). Tornou-se renomado por deixar o mundo mais seguro, um paladino da ordem olímpica contra os perigosos monstros ctônicos.

Em obras de arte greco-arcaicas, romanas, renascentistas e pós-renascentistas, Hércules pode ser identificado por seus atributos, como a barba, a pele de leão e a clava. Em alguns mosaicos, era mostrado com a pele bronzeada, quase negra, um aspecto considerado viril. Foram encontradas representações imberbes do herói feitas no século IV, quando sua popularidade foi reduzida e seu lado humano mais explorado.


PARTE: I - II - III - IV - V
TRABALHO: I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII - IX - X - XI - XII
PARTE: VI - VII - VIII - IX - X - XI - XII - XIII - Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário