quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Até

Até (Atea) é a deusa grega do erro, da fatalidade, personificação das ações irreflexivas e suas consequências. Tipicamente, faz referência aos erros cometidos tanto pelos mortais como pelos deuses, normalmente devido a sua companheira Húbris, o excesso de orgulho, que lhes levam a perdição ou a morte. No entanto, em muitas situações, alerta os homens de suas desatenções, sendo assim um divindade considerada sábia.

Até vivia no Olimpo, mas foi banida por Zeus após ajudar Hera a prejudicar o nascimento de Hércules e passou a viver entre os mortais. Divindade alada, leve e ágil, seus pés apenas roçam a cabeça dos  homens sem que eles percebam. Todas ações desleais dos mortais são atribuídas a sua insidiosa influência. Em grego antigo, até significa "ruína", "insensatez", "engano", e hoje, palavra fraude significa "aquilo que vem de Até".

Seu banimento do Olimpo é uma metáfora do erro humano: como se no momento que saiu do Olimpo as ações divinas passaram a ter sempre um significado correto e somente a humanidade pode errar. É o famoso "Deus escreve certo por linhas tortas" na versão grega.

Um comentário:

  1. Athea é expulsa do Olimpo e seu banimento é uma metáfora do erro humano. Adão e Eva são expulsos do Paraíso pois Eva induziu Adão a desobedecer as ordens divinas. Dá uma bela discussão sobre o "feminino".

    ResponderExcluir