sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ano chinês do Cavalo de Madeira


De acordo com o calendário chinês, hoje, 31 de janeiro de 2014, tem início o Ano do Cavalo de Madeira, cheio de descobertas e invenções, cooperações e amizades. Bem diferente do mais famoso cavalo de madeira da história, né?

Será um tempo de colher o que plantamos, de renovação e de mudanças, oportuno para quem quer alcançar o sucesso e transformar a própria realidade superando questões de trabalho com determinação e coragem. Bom para quem quer abrir um negócio, sem medo de se arriscar e de lutar pelo que se deseja, pois a tendência é conseguir solucionar problemas com rapidez e eficiência. Será um ano decisivo para quem estiver disposto a tirar projetos da gaveta e para aqueles que procuram um bem maior: grandes causas são favorecidas com a força do incansável cavalo. As comunicações serão favorecidas e profissões que lidam com o público estarão em alta: comércio, atividades artísticas e intelectuais ficarão em evidência. No campo pessoal, as pessoas estarão mais românticas e carinhosas, porém novos relacionamentos e trocas de parceiros acontecerão em grande número.

Tudo lindo, mas será um ano movimentado e extenuante. A Primeira Guerra Mundial (1918), a Grande Depressão (1930), a Segunda Guerra Mundial (1942) e a Revolução Cultural Chinesa (1966) aconteceram em anos regidos pelo Cavalo. Pelo jeito, terei menos tempo ainda para dar a devida atenção a este blog...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cavalo de Troia

O Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira usado pelos gregos como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia.

Detalhe do vaso de Mykonos com uma das mais antigas
representações do Cavalo de Troia (séc. VIII a.C.).

Os gregos se uniram para assaltarem Troia e recuperar Helena, esposa raptada de Menelau, rei de Esparta. Depois de um penoso e frustrante cerco de nove anos, a cidade permanecia inexpugnada, protegida por altas muralhas. Ambos os lados contavam com o auxílio de deuses: Atena, deusa da sabedoria, favorecia os gregos, especialmente Ulisses, que teria tido a ideia de criar o cavalo de madeira com um interior oco, onde um grupo de guerreiros deveria se esconder. Simulando uma retirada, os gregos deixaram o cavalo às portas da cidade e se ocultaram em uma ilha próxima. Um grego, Sinon, deixou-se capturar e induziu os troianos a levarem o cavalo para dentro da cidade como um presente de vitória sobre o inimigo. À noite, quando a cidade dormia, os gregos saíram do cavalo e facilitaram a entrada de seu exército, que finalmente deixou a cidade em ruínas (localizadas em terras turcas).

Iluminura de Virgílio mostra Sinon e
o cavalo diante dos troianos (séc. V).
A história dessa guerra foi contada primeiro na Ilíada de Homero, mas ali o cavalo não é mencionado, só aparecendo brevemente na sua Odisseia, que narra a acidentada viagem de Ulisses de volta para casa. Outros escritores depois dele ampliaram e detalharam o episódio.

O cavalo é considerado em geral uma criação lendária, mas não é impossível que tenha realmente existido. É mais provável que tenha sido uma máquina de guerra verdadeira (um aríete) transfigurada pela fantasia dos cronistas. Seja como for, revelou-se um fértil motivo literário e artístico, e desde a Antiguidade foi citado ou reproduzido vezes incontáveis em poemas, romances, pinturas, esculturas, monumentos, filmes e de outras maneiras, incluindo caricaturas e brinquedos.

Cavalo de Troia criado para o filme Troia (Troy, 2004), hoje exposto na Turquia.

Tornou-se também origem de duas conhecidas expressões idiomáticas, significando um engodo destrutivo, e neste sentido denomina atualmente uma espécie de vírus de computador ou algo recebido aparentemente agradável, mas que acarreta consequências funestas, um "presente de grego".

sábado, 11 de janeiro de 2014

De quatro!

Não esqueci do aniversário no dia 4 de janeiro (nem do Dia de Reis), não... mas também tenho direito de tirar férias depois de um ano intenso que deixou esse blog às moscas, certo?

Como todos os sinais indicam um ano ainda mais intenso, não sei o que vai acontecer por aqui, só sei que não arredo pé!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Abracadabra pra vocês!

A palavra Abracadabra é hoje usada como encantamento de mágicos de palco e ilusionistas. Entretanto, há muitos séculos, o povo acreditava no poder de cura desta palavra. Curandeiros sírios teriam utilizado o termo como uma benção aos doentes, servindo para que eles estivessem dispostos a receber o milagre da cura. Como alguns realmente ficavam curados, acreditou-se que a palavra tivesse poderes sobrenaturais.

A etimologia da palavra ainda é desconhecida e não há um consenso entre os estudiosos. Uns dizem que a palavra tem origem em Abrah, um deus de origem celta, e cadhë, que no idioma céltico significa "aquele que é santo". Outros acham que o termo é uma palavra de origem egípcia que significaria "não me firas". Outra possível fonte é o aramaico antigo avrah kahdravan, que significa "eu crio enquanto falo". Gnósticos helênicos usavam a palavra para denominar um talismã que representava o curso do sol durante 365 dias. Mas a versão mais aceita é a palavra mágica usada nos contos árabes para abrir portas difíceis que guardam tesouros.

Abracadabra ganhou seu sentido genérico atual, a partir do início do século 19 com os primeiros shows de ilusionismo que se tornaram bastante populares na França e na Inglaterra.

Porém, é fato que a primeira menção conhecida à mesma foi feita por volta de 200 d.C., em um tratado médico escrito em versos que prescrevia ao imperador romano um amuleto com a palavra escrita num formato triangular para curar sua doença. Esta seria a versão mais poderosa da palavra, pois o triângulo era considerado a forma geométrica perfeita e potencializava sua força curativa.
Os anos que iniciam são sempre mágicos, misteriosos, cheios de portas, segredos e surpresas. Cabe a cada um de nós decidir o uso que faremos da nossa abracadabra… Desejo tudo de melhor para o que cada um escolher!


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Krampus (Perchta)

O Krampus ("garras") é um ser mítico maligno muito conhecido das populações das aldeias e cidadezinhas dos Alpes, que também habita a imaginação germânica. Apesar de muito antigo e limitado geograficamente aos Alpes, sua influência afeta alguns costumes natalinos: ele seria o contraponto do Papai Noel. Portanto, ao invés de dar presentes, Krampus invade as casas e leva as crianças que foram más, mentiram e fizeram pirraça! Dependendo da tradição local, ele enfia as crianças em um saco e as afogoa em um rio, ou as devora ou as leva direto para o inferno.

Ele também aparece lado a lado com São Nicolau: enquanto um distribui presentes às crianças, o outro às pune. Dependendo do lugar, limita-se a deixar pedaços de carvão em vez dos presentes, ou uma vara como aviso de que, se não melhorarem de comportamento, o ajudante diabólico de São Nicolau virá castigá-los. Isso servia como um freio social, como um lembrete de que as crianças precisam ser boazinhas e comportadas para ganharem presentes de Natal. Também ajuda a manter o maniqueísmo que equilibrava as forças do bem e do mal.


Sua aparência é bem diabólica, uma figura antropomórfica híbrida de demônio com bode, ficando com chifres e cascos no lugar dos pés, além da longa língua vermelha. Carregava correntes e galhos para assustar as crianças e se vestia com trapos. Por volta de 1890, sua imagem começou a aparecer nos cartões de Natal acompanhando São Nicolau, normalmente com os dizeres Gruss vom Krampus (saudações de Krampus) ou Brav Sein! (Comporte-se!).

Na verdade, Krampus é a inserção nas festividades natalinas cristãs de uma divindade pagã conhecida na região alpina: Perchta, que aparecia na forma de uma sedutora belíssima, branca como a neve, ou como um demônio em trapos. A ela cabia a vigilância dos animais no início do inverno e a visita às casas para se certificar de que a fiação da lã estava sendo feita corretamente. Já no século IV da nossa era, o Papa Gregório permitiu que esse personagem pagão fosse incorporado às festividades desde que fosse rebatizado. Bartl, Schmutzli (Sujo, na Suíça) Ruprecht e Knecht Ruprecht (Ruperto ou Servo Ruperto, na Alemanha) são alguns dos muitos outros nomes de Krampus. O demônio também está relacionado ao grego e ao celta Cernunnos.

Durante as primeiras duas semanas de dezembro (começando na noite do dia 5 de dezembro, um dia antes do Dia de São Nicolau), jovens rapazes das regiões da Baviera (sul da Alemanha) – e também da Áustria, República Tcheca, Hungria, Croácia e algumas cidades do norte da Itália – se vestem como o horrendo Krampus, enchem a cara e saem às ruas para assustar as crianças, às vezes batendo nelas com ramos de bétula. Para acalmar o Krampus, ele ganha uma dose de schnapps, a aguardente típica da região.


sábado, 7 de dezembro de 2013

Que deusa grega é você?

Vênus de Milo
Muitos foram os pedidos femininos para uma enquete das deusas. Resolvi criar então um novo questionário para os poderosos arquétipos femininos da mitologia grega em parceria com Renato Kress, do Instituto Atena. Descubra, então, qual deles reflete melhor sua personalidade.

1. Entre essas aves, qual você prefere?
A. Pavão.
B. Garça.
C. Cisne.
D. Falcão.
E. Coruja.
F. Pomba.
G. Andorinha.

2. Qual são as cores que mais te agradam?
A. Tons mais sóbrios.
B. Amarelos, laranjas e marrons vibrantes.
C. Tons escuros, puxado para o preto.
D. Tons de terra e nuances de verde.
E. Tons neutros e acinzentados.
F. Rosas e vermelhos.
G. Tons pastéis e brancos.

3. Você ama o cheiro de...?
A. Aromas secos, como patchuli.
B. Flores.
C. Baunilha, âmbar e sândalo.
D. Amadeirados.
E. Cítricos e suaves.
F. Frutas.
G. Limpeza.

4. Qual dessas imagens acha mais impressionante?
A. A vista de um arranha-céu.
B. Campos floridos na primavera.
C. Uma caverna incrustada de pedras preciosas.
D. Uma selva inexplorada.
E. Uma grande universidade internacional bem antiga.
F. O mar batendo com força nas pedras.
G. Sua casa dos sonhos.

5. Para você, a casa dos seus sonhos deve ter:
A. Controle remoto pra tudo.
B. Um jardim com pomar.
C. Um closet recheado de joias e roupas de grife.
D. Minha casa dos sonhos é minha mala de viagem!
E. Um home office organizado maior que a sala.
F. Uma cama bem grande e confortável cheia de travesseiros.
G. Uma lareira.

6. Se tivesse de escolher uma dessas profissões, qual seria?
A. CEO de uma multinacional ou Política.
B. Botânica ou Geóloga.
C. Psicóloga.
D. Veterinária de animais de grande porte ou Agente de turismo
E. Advogada, Juíza, Delegada ou Professora.
F. Dermatologista, Designer ou Produtora de eventos
G. Dona-de-casa ou Chef.

7. Um dia alegre e divertido para você inclui:
A. Combinar tardes de bate-papo com as amigas, acompanhado de quitutes variados.
B. Fazer compras no supermercado ou em feiras livres e encontrar os amigos em restaurantes familiares.
C. Sair para refletir ou fazer passeios por praias desertas.
D. Ida a parques, praças, feiras livres, zoológico e eventos esportivos.
E. Passar a tarde numa livraria.
F. Saída para ver vitrines ou exposições, passar a tarde num spa de relaxamento, ir a concertos, restaurantes, bares da moda ou sair para dançar.
G. Estar com a família em qualquer lugar ou ver uma maratona de filmes e seriados no conforto do seu sofá.

8. Para qual desses lugares você viajaria agora:
A. Londres.
B. Florença.
C. Grand Canyon.
D. Amazônia (ou qualquer lugar no meio do mato).
E. Grécia.
F. Paris, claro!
G. Agora?

9. Como é seu estilo de se vestir?
A. Sóbrio, mais para o clássico elegante com peças de excelente qualidade.
B. Tecidos orgânicos e naturais, com cabelos soltos.
C. Roupas escuras de grife e acessórios de luxo que realçam seu visual.
D. Esportivo, roupas que privilegiam o conforto e a liberdade de movimentos.
E. Terninho, talleur, tecidos que não amassam, cabelo preso, pouca maquiagem e acessórios discretos.
F. Roupas sensuais, com decotes e fendas.
G. Roupas confortáveis, despreocupadas da moda em tecidos leves ou um bom pijama de moleton.

10. Nas refeições, o que você prefere comer?
A. Alimentos de nutrientes balanceados e servidos em porções pequenas.
B. Alimentos nutritivos e substanciais, em porções enormes.
C. Comidinhas bem temperadas com diferentes ervas.
D. Alimentos naturais e saudáveis.
E. Pratos congelados e prontos.
F. Pratos bem decorados e feitos com ingredientes exóticos.
G. Comidinha caseira, uma receita de família.

11. Você foi uma garotinha:
A. Mandona e líder voluntariosa.
B. Que gostava de brincar na terra, com plantas e flores.
C. Tímida, reclusa, de poucos amigos e ligada à sua mãe.
D. Aventureira, bem moleca.
E. Estudiosa e observadora.
F. Avançadinha para a idade.
G. Caseira, gostava de brincar de boneca.

12. Você se irrita mais com pessoas:
A. Infiéis.
B. Mentirosas e negligentes.
C. Depressivas.
D. Porcas.
E. Burras.
F. Insossas e desleixadas.
G. Desagregadoras.

13. Na vida a dois, você é:
A. Ciumenta, mas não larga o osso.
B. Gosta da família, gosta de construir em comunhão.
C. O segredo é a alma do negócio, afinal, entre quatro paredes vale tudo.
D. Companheira de aventuras, caçadora de experiências de vida.
E. Não faz o gênero romântico nem é de demonstrar afeto, mas pode contar contigo.
F. Gosta de preservar sua independência sexual e em um relacionamento sério busca sempre apimentar.
G. Se apega à relação e até esquece dos amigos, só quer saber de ficar em casa curtindo o amorzinho.

14. Você acabou de conhecer alguém perfeito. O que faz?
A. Joga charme abertamente para mostrar suas intenções, mas faz jogo duro.
B. Flerta naturalmente e deixa a natureza seguir seu curso.
C. Faz um ar de mistério, cheio de sinais corporais, esperando ser arrebatada.
D. Sai à caça! Faz de tudo pra conseguir o que deseja.
E. Não tira o olho e altera sua estratégia de acordo com as reações.
F. Parte pra cima! É direta e não gosta de perder tempo com joguinhos.
G. Primeiro conhece os amigos, depois vira amiga. Se for pra acontecer, acontecerá.

RESULTADOS
Veja qual o número de suas respostas. A maioria delas irá determinar sua divindade correspondente. Empate no número de respostas indica que você tem uma personalidade complexa e que seu desafio é vivenciar de forma harmoniosa e equilibrada as características que talvez sejam destoantes.

HERA (maioria de respostas A): Ela é a rainha do Olimpo, guardiã das tradições e centro do poder. Detesta ser contrariada. Sua energia é usada para organizar tudo ao seu redor. Mulheres sintonizadas com essa deusa cuidam da família, se preocupam com o bem-estar e com a educação de todos. Gosta de se expor e de parecer poderosa. Pode demonstrar dificuldade para aceitar sugestões que a contrariem.

DEMÉTER (maioria de respostas B): No Olimpo, a deusa Deméter recebeu de seu irmão, Zeus, a tarefa de proteger os campos cultivados para que fossem sempre férteis. Por isso ela é a regente da nutrição e do crescimento dos filhos. Quem é regido por essa deusa está sempre cuidando de alguém, como um amigo ou parente. É maternal, acolhedora e adora cuidar de plantas, animais e pessoas necessitadas. No entanto, é muito controladora e apegada às pessoas. Isso, às vezes, é capaz de sufocar o companheiro, que pode achar que você pega demais no pé dele.

PERSÉFONE (maioria de respostas C): Na mitologia, a jovem é raptada por Hades, deus dos infernos, que a leva para viver no mundo subterrâneo. Sua mãe negocia sua libertação e consegue que ela viva seis meses na superfície e seis meses nas profundezas. Perséfone rege a mulher que segue a intuição, que não se deixa enganar pelas aparências. Ela torna as pessoas mais equilibradas e preocupadas com questões ambientais. Pode tornar sua protegida assustada demais, com medo de tudo e de todos.

ÁRTEMIS (maioria de respostas D): A deusa da liberdade e da natureza é a mais batalhadora das filhas de Zeus. Hábil arqueira, era parceira do irmão Apolo nas caçadas. A mulher regida pela deusa é livre e aventureira. Também adora trabalhar e não tem medo de desafios. Procura manter o corpo saudável por meio de uma alimentação natural. Com o tempo, pode se tornar mais descuidada no visual e, por isso, afastar os homens.

ATENA (maioria de respostas E): Na mitologia, Atena nasce da cabeça de Zeus, já adulta, e não conhece sua mãe. Fica sozinha à frente do mundo dos homens e, por isso, se tornou uma guerreira. Atena também é a deusa da astúcia, da sabedoria e uma exímia tecelã. A mulher regida por essa deusa tem boas chances de assumir cargos de chefia e comandar equipes. Devido a tanto poder, pode ser racional demais e se tornar antipática. Portanto, precisa manter-se humilde.

AFRODITE (maioria de respostas F): Urano, senhor do céu, é castrado por Cronos, senhor do tempo. O sêmen dele, então, cai no mar, dando origem à Afrodite, deusa da beleza e do amor. A mulher sintonizada com essa deusa atrai os olhares e se entrega às relações sem dar garantia de fidelidade. É fiel, antes de tudo, a seus desejos. Também sabe dosar a sensualidade e usar sua energia sedutora para conseguir vitórias em diversas esferas da vida. Algumas vezes, pode ser vista pelos homens apenas como uma mulher de relação passageira. Eles a adoram, mas não se casam com ela.

HÉSTIA (maioria de respostas G): Deusa do lar e do calor humano, Héstia era a queridinha do Olimpo. Estava presente em todas as casas e templos, trazendo estabilidade e união. Uma mulher de Héstia dá valor à família e aos amigos. Está sempre no centro das atenções, mas nunca para si e sim para os outros. Zelosa e excelente dona-de-casa, pode ser muito tímida e até retraída nos relacionamento pessoais, mas é a que todos chamam de “mulher pra casar”.

Revelem seus resultados nos comentários!

Uma observação importante: enquanto fazíamos esta nova enquete, detectamos diversos pequenos deslizes mitológicos na enquete anterior dos arquétipos masculinos, que serão devidamente corrigidos.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tô voltando!

O fim do ano me pegou. Não consegui resenhar o último filme do Percy Jackson... desde outubro não coloco um novo personagem... complicou mesmo!

Mas estou voltando! Ainda estou organizando as postagens anteriores e preparando novidades. Aguardem e corram para o Facebook, porque lá tem notícias mitológicas que correm pelo mundo do entretenimento.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nem tão sombrio assim

Neste fim de semana, estreou Thor: O mundo sombrio (Thor: The dark world, 2013), sequência do filme de 2011 que faz parte da segunda fase de filmes da Marvel e se ligarão novamente no próximo filme dos Vingadores. E é pra isso que esse filme veio. Muita gente espera que o segundo filme seja melhor por não precisar apresentar tantos personagens, mas – como o primeiro filme foi considerado por muitos o elo fraco da primeira fase da Marvel – a ideia era inserir o universo do Thor na linha dos Vingadores, com magia e ciência se cruzando a todo momento.

Mitologicamente esse filme não acrescenta muito. A inserção dos elfos negros (e de Kurse, ou Kursed) logo no início é mais interessante que sua participação ao longo do filme. Aliás, a aparição de Bor – que praticamente não foi falada – deu um toque especial. Mas acho que paparam uma enorme mosca em não inserirem as Valquírias no enterro dos guerreiros. Outra coisa esquisita são aqueles monstros em Vanaheim, terra de deuses.

O filme tenta se manter no universo dos quadrinhos, mas a Marvel já está criando um novo universo cinematográfico que somente se inspira nas HQs (por exemplo, toda a saga desse filme se baseia no tal do Éter, quando, nos quadrinhos, a saga de Malekith acontece com a Caixa dos Invernos Eternos que dá pinta no primeiro filme). E isso vai até repercutir na série de TV da SHIELD com a destruição de parte de Londres, mini buracos de minhoca e alguém que foi esquecido na Terra (ver a segunda cena pós-créditos).

A sinopse diz que um mal antigo, que remonta a história até tempos da história antiga dos tempos do avô de Thor, foi libertado e os nove reinos estão mais uma vez ameaçados. E, dessa vez, o príncipe de Asgard vai precisar de ajuda de quem se menos espera para vencer essa ameaça.

A crítica anda colocando esse filme nas alturas, mas também não é pra tanto. Quer dizer... o Loki de Tom Hiddleston vale o ingresso! Perceba que todas as cenas dele são boas em texto e representação (e ainda tem a brincadeirinha perfeita com os Vingadores). Comenta-se fortemente que a Marvel está pensando em um filme só dele, mas nem precisa. É só ele voltar arrasando no fim da trilogia (que seria excelente se fosse a Saga de Surtur ou o Ragnarok!) porque já deixaram uma pontinha com o SPOILER desaparecimento de Odin!


Vi sérios problemas de continuidade e de enredo que até não comprometem o geral, mas mereciam cuidados. Por exemplo:

  • Bifrost funcionando? Explicaram e eu perdi?
  • Frigg virou ninja e mágica? No primeiro filme, foi enxotada em meia cena por um gigante de gelo e agora faz miséria? Pelo menos Rene Russo ganhou um tempo maior de cena (enquanto Sif e os Três Guerreiros estão quase a passeio).
  • Aliás, já que estavam pagando horrores pela oscarizada Natalie Portman, tinham que dar mais tempo pra ela, só não precisa ser de qualquer jeito: "oops... achei o que nunca ninguém podia achar, mesmo depois de crianças brincarem o tempo todo por aqui".
  • Ah... e qual é a companhia telefônica dela que tem sinal em Svartalfheim???
  • Heimdall destrói uma nave com uma faquinha... o mesmo tipo de nave que esbarra em prédios e não sofre arranhões? Por que não chamaram o Wolverine, então?
  • E por que as espadas brilham? Não brilhavam antes...
  • Precisavam fazer o Stellan Skargard ficar nu e de cueca na maior parte de suas cenas?
  • Kat Dennings continua sendo o bom alívio cômico do filme, mas transformou sua Darcy em uma cópia de sua personagem Max Black, da série 2 broke girls.

Mas não são só críticas. Ainda temos a belíssima Asgard, o interessante design de tudo relacionado aos elfos negros (de suas naves até suas frias máscaras), Chris Hemsworth cada vez mais a vontade em seu Thor (alguém já conseguiu um Mjolnir pra me dar?) e Anthony Hopkins exagerando em seu Odin. No geral, é um bom filme que parece uma ponte para outros, até para a TV.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Que deus grego é você?

Embora tenha surgido há mais de 3 mil anos, os deuses da mitologia tem histórias e comportamentos que se tornaram símbolos do universo masculino e permanecem vivos na alma do homem contemporâneo. Descubra qual deles reflete melhor sua personalidade.

A. Entre esses animais, qual você prefere?
  1. Lobo.
  2. Raposa.
  3. Javali.
  4. Águia.
  5. Tartaruga.
  6. Golfinho.
  7. Cachorro.
B. Qual dessas imagens acha mais impressionante?
  1. Um deserto escaldante.
  2. Uma ventania estonteante.
  3. A lava de um vulcão entrando em contato com as ondas do mar.
  4. Raios no céu antes da tempestade.
  5. O topo de uma montanha no Himalaia.
  6. Qualquer visão do fundo do mar.
  7. O interior de uma caverna.
C. Para você, o apartamento ideal deve ter:
  1. Um terraço para tomar sol.
  2. Uma biblioteca, um home theater e wi-fi.
  3. Aparelhos de ginástica e espelhos.
  4. Um quarto só seu para você fazer o que quiser.
  5. Uma sacada ou um janelão para ver o céus estrelado e o tempo passar.
  6. Uma banheira enorme, ou uma jacuzzi ou uma piscina.
  7. Um closet.
D. Se tivesse de escolher uma dessas profissões, qual seria?
  1. Inventor ou Músico.
  2. Jornalista ou Repórter.
  3. Policial ou Soldado.
  4. Diretor executivo da sua área.
  5. Relojoeiro ou Motorista.
  6. Marinheiro ou Bombeiro.
  7. Detetive ou Psicólogo.
E. Como é seu estilo de se vestir?
  1. Casual, mas sempre com um detalhe inovador, algo que você seja o primeiro a usar e só depois vira modinha.
  2. Desencanado com peças coloridas que dão um ar de garoto, hipster.
  3. Esportivo com roupas que privilegiam o conforto e a liberdade de movimentos – e os músculos aparentes.
  4. Sofisticado e com uma peça ou acessório de grife para não passar despercebido.
  5. Básico mais para o clássico, com peças atemporais.
  6. Variável, com uma moda própria: em um dia, jeans e camiseta; no outro, elegância da cabeça aos pés.
  7. Roupas sóbrias e acessórios luxuosos, nem sempre visíveis porém caríssimos.
F. Você foi um garotinho:
  1. Arteiro, muito criativo e engenhoso.
  2. Curioso e hiperativo, vivia fazendo perguntas embaraçosas como "Por que a vovó diz que o titio é um banana?".
  3. Encrenqueiro e impaciente, cuja frase predileta nas brincadeiras era "Primeiro eu!", detestava perder.
  4. Afetuoso que adorava ser o líder na classe e nas brincadeiras.
  5. Organizado e esperto, escondia certa insegurança.
  6. Mimado, tinha que ser do seu jeito ou começava a pirraça.
  7. Tímido, com poucos amigos e uma paixão secreta.
G. Na vida a dois:
  1. Corre atrás do impossível para fazer o melhor, tudo para mostrar o quanto é apaixonado pelo seu par, mas quer reconhecimento.
  2. Companheiro, gosta de conversar sobre assuntos diversos (e se irrita quando o par não segue o assunto).
  3. É mandão, briguento, mas apaixonado, daqueles que faz barraco e sexo de reconciliação.
  4. É um amante incrível, mas tem dificuldade em manter compromissos.
  5. Não faz o gênero romântico nem é de demonstrar afeto, mas lealdade e fidelidade são seus sobrenomes.
  6. Quando ama, ama mesmo: é romântico e compreensivo, mas guarda mágoas.
  7. É ciumento, possessivo e desconfiado, mas faz tudo para quem ama.
H. Você se irrita mais com pessoas:
  1. Negativas
  2. Ignorantes.
  3. Medrosas.
  4. Desobedientes.
  5. Irresponsáveis.
  6. Insensíveis.
  7. Superficiais.
I. O que te deixa mal?
  1. Ser humilhado em público.
  2. Descobrir que foi enganado.
  3. Ter de aceitar a autoridade de quem você não respeita.
  4. Descobrir que alguém te desobedeceu e te prejudicou.
  5. Ter de voltar atrás em uma decisão errada.
  6. Ter de dizer "não" quando lhe pedem um favor.
  7. Saber que alguém descobriu um segredo seu.
J. Você acabou de conhecer alguém perfeito. O que faz?
  1. Joga charme abertamente, mas espera que a pessoa chegue em você.
  2. Tenta envolver com um papo interessante.
  3. Diz logo que está a fim, sem rodeios e com pegada!
  4. Age de acordo com as reações, sempre mudando de tática.
  5. Fica aguardando um sinal de interesse para se aproximar.
  6. Lança olhares de maior abandonado.
  7. Faz ar de mistério para gerar curiosidade.

RESULTADOS
Veja qual o número de suas respostas. A maioria delas irá determinar sua divindade correspondente. Empate no número de respostas indica que você tem uma personalidade complexa e que seu desafio é vivenciar de forma harmoniosa e equilibrada as características que talvez sejam destoantes.

APOLO (maioria de respostas 1): Associado ao Sol, Apolo era o deus da beleza, da música e da criatividade. Como ele, você é um homem que brilha, graças à autoconfiança, ao charme e ao alto-astral. Provavelmente, tem talento artístico. No amor, preza a sinceridade e expressa seus sentimentos com gestos grandiosos. Seus pontos fracos: dificuldade de lidar com derrotas, orgulho e tendência a se achar sempre o maioral.

HERMES (maioria de respostas 2): Mensageiro dos deuses e patrono dos comerciantes, dos viajantes e dos ladrões, Hermes tinha um dom especial para usar as palavras. Resolvia vários assuntos do Olimpo, apelando às vezes, para "jeitinhos". Como ele, você é comunicativo, inteligente, versátil e perspicaz. No amor, valoriza o diálogo e a afinidade mental com o parceiro. Seus pontos fracos: volubilidade, relutância em amadurecer e tendência a ser indiscreto.

ARES (maioria de respostas 3): Deus da guerra, Ares destacava-se pela coragem impetuosa e não trocava uma boa briga por nada. Representado como um jovem forte, era másculo e sensual. Como ele, você é competitivo, tem espírito de iniciativa e adora inovações. Tem uma sexualidade forte e, na vida a dois, gosta de pilotar a relação. Seus pontos fracos: agressividade, tendência a agir sem pensar e dificuldades de acatar ordens.

ZEUS (maioria de respostas 4): Deus mais poderoso do Olimpo, Zeus prezava o conhecimento e concedia muitas dádivas aos homens. Sedutor, divertia-se colecionando aventuras amorosas. Como ele, você é generoso, gosta de compartilhar o que sabe e tem espírito brincalhão. Quando está a fim de alguém, não mede esforços para conquistá-lo. Seus pontos fracos: atração pelos riscos desnecessários, mania de grandeza e tendência a esbanjar.

CRONOS (maioria de respostas 5): Titã do tempo, Cronos ensinou os homens a plantar e esperar a hora certa da colheita. Ao saber que seria destronado por um dos filhos, passou a devorá-los, mas perdeu o poder para Zeus. A influência dele lhe dá paciência e disciplina. Ambicioso, você joga muita energia na busca do sucesso profissional. No amor, só se solta quando tem certeza de ser correspondido. Seus pontos fracos: rigor excessivo consigo mesmo e pavor de perder o que conquistou.

POSEIDON (maioria de respostas 6): Deus dos mares, Poseidon fazia brotar fontes de água da terra com seu tridente, mas quando ficava furioso provocava terremotos e tsunamis. Ele simboliza o reino das emoções e os estados alterados de consciência. Sua influência faz de você um homem sensível, imaginativo, amante da sutileza e macho o suficiente para demonstrar o que sente. No amor, é romântico e sonhador. Seus pontos fracos: sugestionabilidade e tendência a fugir da realidade.

HADES (maioria de respostas 7): Hades governa o mundo dos mortos. Ele simboliza as profundezas do inconsciente, os desejos mais secretos, os mistérios da vida e da morte. Sua influência faz de você um homem que se atrai por tudo que é oculto ou enigmático, analisa as coisas a fundo e prefere agir nos bastidores a brilhar no palco. Para você, amor e sexo tem de ser vividos com muita intensidade. Seus pontos fracos: tendência a guardar rancor, espírito vingativo e ciúme exagerado.

(Teste feito para uma revista com consultoria de Márcia Maranhão Limongi, alterado por mim.)

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween, o Dia das Bruxas

O Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, com especial relevância nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos celtas, que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.

Entre os meses de outubro e novembro, marcava-se o fim do verão e início do inverno, a estação da escuridão que trazia a metade mais sombria do ano. Fazia-se, então, um dos mais importantes festivais do calendário celta, o Samhain*, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. Era um momento de inventariação e preparação para o frio: o rebanho era trazido de volta e alguns gados eram abatidos. Fogueiras eram acesas para a realização de rituais (alguns destes sugerem o envolvimento de sacrifício animal e – talvez – humano) e jogos de adivinhação que decretavam o fim da época da colheita.

No dia 31 de outubro também era celebrada a "Noite dos Mortos". Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade, sem fome ou dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas que atuavam como intermediários entre as pessoas e seus antepassados. Os espíritos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.


A invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos (46 a.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, até que esta última desapareceu com a evangelização. Acredita-se que a Igreja Católica tenha tentado eliminar os rituais pagãos do Samhain, mudando a data do Dia de Todos os Santos (All Hallow's Day, de maio para 1º de novembro) para a véspera do Dia dos Finados (2 de novembro). Por ser uma festa importante, instituiu-se restrições de vigília no dia anterior. Inclusive, o primeiro registro do termo "Halloween" é do século XVIII, como uma contração de All Hallow's Evening, véspera de Todos os Santos.

A Igreja Católica ainda associou a data às feiticeiras e bruxas queimadas na Inquisição para aumentar os perigos de se celebrar uma data pagã. Por essa razão, os povos de língua oficial portuguesa designam este dia como "Dia das Bruxas".

HOJE
A celebração do Halloween hoje é bem distinta de suas origens celtas. É possível que a ideia de se fantasiar tenha vindo do costume celta de se mascarar no Samhain para evitar serem possuídos na Noite dos Mortos e perderem um ano inteiro de suas vidas, pois só poderiam tentar sair no próximo festival. Durante o período da Peste Negra – que dizimou perto da metade da população européia e criou entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte –, multiplicaram-se as missas pelos mortos, médicos utilizavam máscaras e roupas protetoras e muitas representações artísticas recordavam às pessoas de sua própria mortalidade. Isso intensificou o uso de fantasias na data.

Já a tradição de pedir um doce sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), tem duas possíveis origens. Uma delas vem da Idade Média, quando, durante as festas de Todos os Santos, os pobres passavam na casa de pessoas ricas pedindo o "bolo das almas" (uma massa bem fina com recheio de frutas vermelhas ou pão molhado em suco de groselha), mas só recebiam se prometessem rezar pelos mortos daquelas famílias. A outra vem do período de perseguição protestante contra os católicos na Inglaterra, que acabou gerando a Conspiração da Pólvora e, posteriormente, a máscara de Guy Fawkes (leia mais sobre isso na Wikipedia), celebradas em novembro.

PELO MUNDO
No México, dia 1° de novembro é o "Dia dos Inocentes", no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. À noite, as famílias se unem para comer e beber à lembrança dos mortos, esperando-os na madrugada. No dia seguinte, El Dia de los Muertos, com muita festa, desfiles e música, as pessoas levam aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava. Nesse período é comum a distribuição de caveiras doces.

Na Espanha, o 31 de outubro coincide com a colheita de castanhas e abóboras, na comemoração chamada de “Castanhada”. Na Tailândia é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, com música e desfiles de Buda.

No Brasil, decretou-se o dia 31 de outubro como o Dia do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. Apesar desse esforço, a data anglo-saxã ainda é celebrada.

* Samhain pode significar "fim do verão" ou "fim da luz" e o nome do mês de novembro. Alguns colocavam esse período como o Ano Novo celta, mas é mais provável que esteja ligado à passagem das estações.