O supremo criador do povo ibo foi o deus chamado
Chuku (Grande Espírito). Ele teria enviado um cão à terra com a tarefa de dizer às pessoas que, quando alguém morresse, deveriam pôr o corpo do morto no chão e salpicá-lo com cinzas. Assim, a pessoa ressuscitaria. Porém, o cão foi muito lento, de modo que Chuku mandou uma ovelha. Mas a ovelha não entendeu direito o recado e disse às pessoas que enterrassem seus mortos. E foi assim que a morte chegou ao mundo.
Muito bom trazer ao conhecimento dos amantes da mitologia a cultura de povos africanos praticamente desconhecidos no Brasil.
ResponderExcluirMais uma vez estamos diante da questão imortalidade X mortalidade, uma constante nas diferentes mitologias do mundo.
Só para completar gostaria de dizer que o povo ibo (igbo) é um dos maiores grupos étnicos africanos, presentes, entre outros, na Nigéria e foi muito atingido pelo tráfico de escravos para a América. Sua descendência, em número bastante considerável, pode ser registrada nos Estados Unidos, Jamaica, República Dominicana, Trinidad e Tobago.