Kitembo, criado por André Rodrigues para o desfile da União da Ilha (2017). |
Kitembo é irmão de Kafundegi (Obaluaiê), Katendê (Ossaim) e Hongolo (Oxumaré). Sua forte ligação com Kafundegi fez com que os filhos de ambos se parecessem. O quarteto de irmãos são chamados de inquices monstros de Nzumbarandá (Nana).
Conta uma lenda de Angola, que Kitembo era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, vivia reclamando e cobrando de Nzambi, o criador, que o dia era muito curto para fazer tudo. Um dia, Nzambi teria lhe dito: “Eu errei em sua criação, pois você é muito apressado”. E ele teria, então, respondido: “Não tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas para realizar tudo que planejo”. A partir desse momento, Nzambi determinou que ele passasse a controlar o tempo, tendo domínio sobre os elementares e movimentos da natureza.
Por ser o tempo, era o inquice das mudanças e transformações. Estava ligado ao ar que regula à direção dos ventos, as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas, à reprodução dos animais e à energia que move o Sol e a Lua, influenciando diretamente os dias na Terra. Sua ferramenta – uma escada (ou grelha) com uma lança voltada pra cima – representava o crescimento, em referência ao próprio tempo e à evolução material e espiritual. Suas cores eram o branco e o verde, e seu dia a terça-feira.
Homenagear a mitologia africana, especialmente Banto é reconhecer a influência dessa etnia no Brasil.
ResponderExcluirO Rio de Janeiro foi o maior porto de desembarque de escravos africanos do mundo, recebendo em torno de um milhão dos mais de 4 milhões que aportaram no Brasil colonial e imperial.Boa parte vinha do povo Banto que pertencia a nações como Angola, Congo, Benguela e Moçambique. No final do século XVIII, metade da economia da cidade vinha deste mercado.
No auge do escravismo a população cativa no Brasil, entre nativos e descendentes, chegou a 10 milhões segundo alguns historiadores.
Não é à toa que somos, hoje, a nação mais negra fora da África.
Pai amigo fiel vivi junto do coração sempre próximo não têm abandono não cobra nada de ninguém faz por amor jetembu 24 03 2021
ResponderExcluir