quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Desvendando Percy Jackson e o Ladrão de Raios...

Divulguei a estréia do filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Percy Jackson & The Olympians: The Lightining Thief, 2010) por aqui. Também comentei por aqui o que achei do filme e suas referências mitológicas. Por conta das diferenças, acabei descrevendo o mito de Perseu.

Agora que estou de férias, resolvi pegar o livro para comparar com o filme e ver como foram escritas as lendas gregas. Tem tanta coisa diferente... que resolvi contar aqui. Vai ser impossível não revelar alguns spoilers. Tentarei diariamente postar sobre um ou mais capítulos do livro, explicando e comparando, até seu fim.

Pra começar seria interessante dizer que não encontrei referências de uso mitológico para o termo meio-sangue (half-blood) utilizado no livro e no filme para chamar os semideuses. É possível que essa idéia de "mestiço" tenha vindo da série Harry Potter, já que a série do Percy Jackson veio com a proposta de substituir (sem sucesso) o bruxo.

Com relação ao filme, a idade do protagonista é uma questão. No livro, Percy tem 12 anos. O ator Logan Lerman tinha 18 anos quando filmou. Percebe-se que o objetivo não era sequenciar o filme como foi pensado com Harry Potter, que teve um ator que cresceu na telona.

Que comece a saga!

Capítulos: 1/2/3 - 4/5/6 - 7/8/9 - 10/11/12 - 13/14/15 - 16/17 - 18/19/20 - 21/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário