terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desvendando PJ: Livro 1 - Capítulos 10, 11 e 12

A partir daqui, as diferenças são tantas que acho que será até difícil seguir a linha que eu estava fazendo. Vou tentar, mas começa realmente a parecer duas obras distintas.

LIVRO vs. FILME
  • Após a negociação com Hades para reaver sua mãe em troca do raio roubado, Percy resolve fugir do Acampamento com Annabeth e Grover, tendo uma "ajudinha" de Luke (que dá um escudo, um tênis voador e um mapa das pérolas de Perséfone). Isso acontece no filme. No livro, não. Quíron prepara o trio para a missão de recuperar o raio, ou seja, nada de rebeldia adolescente. Luke só dá o tênis, pois os outros elementos não existem. Sobre essas pérolas (que já falei aqui), falarei mais a frente.
  • Annabeth possui um boné da invisibilidade que não existe no filme.
  • Grover já possui pequenos chifres no livro e seu objetivo é virar um buscador para encontrar o sumido deus , enquanto no filme ele só ganhará chifres se conseguir proteger Percy.
  • Argos leva o trio à rodoviária, onde eles pegam um ônibus para Los Angeles. No caminho, Percy fica sabendo um monte de coisa, inclusive o porquê do cheiro horroroso de seu padastro. No ônibus, eles são novamente abordados pelas Fúrias, mas dessa vez pelas três! Elas são novamente derrotadas e o ônibus explode, deixando o trio como fugitivos da polícia. No filme, essa cena dura uns 2 segundos... eles saem do ônibus e só.
  • Pelo menos eles realmente chegam ao Empório de Anões de Jardim da Tia Eme, ou... a Medusa. No filme, a criatura é interpretada magistralmente pela Uma Thurman, mas no livro, a criatura teria uma aparência árabe, inclusive utilizando uma veste semelhante a uma burca: ao invés do óculos escuros, um véu. Talvez problemas religiosos tenham impedido de manter essa descrição... Importante dizer que eles chegaram no Empório por acaso, não por causa das pérolas.
  • O combate entre o trio e Medusa é bem diferente. Annabeth novamente fica invisível (que covarde, não?) e Grover é responsável por distraí-la. Percy usa uma esfera espelhada (e não o celular) para decapitá-la. Outra grande diferença é que o trio carrega a cabeça com eles no filme, enquanto, no livro, Percy manda a cabeça pelo correio para o Olimpo!
  • Ainda bem que no filme cortaram a poodle rosa Gladiola... nem vale o sacrifício de explicar...

SOBRE MITOLOGIA...
  • A caneta-espada tem o nome de Anaklusmos, ou Contracorrente. Foi forjada em bronze celestial pelos ciclopes do Monte Etna e resfriada no rio Lete. É mortífera para monstros e qualquer criatura do Mundo Inferior, mas atravessa mortais como uma ilusão. Não tenho referências de uma arma assim.
  • Não conheço a tal da Névoa, magia que impede que os mortais vejam os monstros e os deuses. No livro, diz-se que há referências na Ilíada, de Homero. Investigarei.
  • Sobre as Eras, no livro diz-se que a Era de Ouro é a seria aquela comandada pelos titãs, a Quarta Era. E a atual seria a Quinta Era, a era da civilização ocidental comandada por Zeus. Bom... que eu saiba, a Era de Ouro é a Primeira Era, aquela realmente governada pelos titãs e a humanidade vivia em paz e harmonia, livre de quaisquer sofrimentos. Até que Prometeu roubou o fogo divino para a humanidade e surgiu a Era de Prata, onde os homens tiveram que aprender a sobreviver. Em seguida, a curta Era de Bronze veio com a violência e brutalidade para abrir espaço a Era de Heróis. A Quinta Era - que é mesmo a atual - é a Era de Ferro que veio com o fim dos heróis e perda da fé. Tentarei escrever um post sobre isso.
  • SURPRESA: Pra mim, a história entre a rivalidade de Poseidon e Atenas vinha da disputa pela cidade de Atenas, quando um criou o cavalo e o outro a oliveira, respectivamente. Atenas venceu. Fiquei encasquetado que no livro é falado que Poseidon teria criado uma fonte de água salgada e não o cavalo... e É ISSO MESMO! Agora entendo melhor porque Atena foi escolhida, afinal os frutos da oliveira são bem mais úteis do que uma fonte de água salgada!
  • Não sei se sátiros são empatas como no livro.
  • No livro, diz que somente Medusa está viva das três górgonas, quando - eu acho - que o contrário é o verdadeiro: somente ela foi morta (por Perseu). Mas a história de sua transformação é bem semelhante.

Viram? Cada vez mais diferente. E já vou avisando: os próximos capítulos FORAM CORTADOS DO FILME MAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A TRAMA... tipo, é grande divisor de águas entre as duas obras! Stay tuned!

Um comentário:

  1. Fontes: Os 3 livros citados nos comentários anteriores.
    a) Não há nenhuma discordância entre os autores:
    - Poseidon fez nascer do rochedo, com uma batida de seu tridente, um corcel.
    - Atena bateu no chão com sua lança dourada e fez crescer uma oliveira de folhagem de prata.
    - Os Deuses julgaram que a árvore, cujos ramos deviam ser símbolo de paz, mais util que o corcel, destinado a conduzir os carros de assalto da guerra.

    b) O mesmo se dá com a questão das Górgonas.
    Eram 3 irmãs nascidas de Forcis e de Ceto: MEDUSA, EURÍALE e STENO. A 1a era mortal (Medusa) e as outras duas imortais e não envelheciam. Sendo assim, a unica que morreu foi a Medusa, pelas mãos de Perseu.

    c) Numa rápida e, por isso, pouco profunda, folheada na "Ilíada" a "Névoa" a que Homero faz referência foi aquela fruto da intervenção de Afrodite durante o duelo entre Menelau e Páris. Quando a Deusa percebe que Menelau leva vantagem e está para derrotar Páris, intervém e o retira da batalha envolto em NÉVOA, levando-o ao encontro de Helena. Agamémnom declara então que Menelau venceu a disputa e exige a entrega de Helena e pagamento do resgate.

    Solicito, quando possível, maiores informações sobre as Eras. Não encontre nenhuma referência nos meus livros de mitologia grega

    ResponderExcluir