segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desvendando PJ: Livro 1 - Capítulos 7, 8 e 9

E vai ficando cada vez mais distinto...

LIVRO vs. FILME
  • Existe um Oráculo (o espírito de Delfos que possui uma múmia) no livro que não é sequer citado no filme, apesar de ter grande importância.
  • As náiades também não aparecem no filme.
  • Os colares de argila que representam o tempo de cada meio-sangue no acampamento também foram desconsiderados.
  • A primeira noite na fogueira é bem tranquila, só aprendizados. No filme, a primeira noite no acampamento é com Hades aparecendo e criando um bela quizumba que vou descrever mais abaixo. É aqui que ficamos cada vez mais ciente da diferença no ritmo das histórias contados no livro e na telona.
  • A relação de Percy e Annabeth no livro começa como uma simples amizade cheia de dúvidas por causa das relações entre seus pais divinos. E parece que Annabeth tem uma queda por Luke. No filme, Percy e Annabeth se aproximam de uma relação mais amorosa.
  • Luke é o responsável por ensinar esgrima a Percy. Isso não acontece no filme, mas parece que foi mesclado à cena de combate entre Percy e Annabeth durante a Batalha das Bandeiras... falando nisso...
  • No filme, Percy fica no time azul de Luke contra Annabeth do time vermelho. Aliás, essa é a entrada de Luke no filme. Percy sem querer encontra a bandeira que estava protegida pela filha de Atena e os dois se enfrentam. Com seus poderes sobre à água, Percy acaba derrotando-a. No livro é BEM diferente: Annabeth faz questão da presença de Percy no seu time azul, ao lado de Luke que já havia sido apresentado. O time vermelho está com os filhos de Ares, comandados por Clarisse - aquela que já enfrentou os poderes de Percy. Percy fica somente de vigia, mas Clarisse quer devolver a surra que levou, utilizando uma lança elétrica. Percy quebra a lança e a vence, enquanto, Luke pega a bandeira dando à vitória ao time azul. Annabeth fica invisível só olhando!
  • Logo depois dessa vitória, surge um Cão do Inferno que é derrotado por Quíron. Em seguida, um holograma de tridente surge na cabeça de Percy: é Poseidon reclamando-o como filho. Nada disso acontece no filme, ainda mais pelo fato de que todos sabem que Percy é filho de Poseidon desde o início. E, depois da vitória, acontece o jantar de confraternização em volta da fogueira onde Hades aparece e resolve negociar com Percy. Cães do Inferno só aparecem mais pra frente no filme.
  • Só depois de ser reclamado é que Percy conhece o chalé de número 3, a casa dos filhos de Poseidon que está vazia. No filme, ele já chega ao acampamento para morar num chalé só pra ele construído por seu pai.
  • Ficamos sabendo nestes capítulos porque os deuses pararam de ter filhos com mortais (semelhante ao filme), mas somos apresentados a um pinheiro que marca a entrada do Acampamento Meio-Sangue que é, na verdade, Thalia uma filha de Zeus com uma estrela dos anos 80. Essa história não é contada no filme.

SOBRE MITOLOGIA...
  • Que eu saiba, o Oráculo de Delfos era um Templo para Apolo conduzido por sacerdotes. A pitonisa era a única sacerdotisa e capaz de falar com os deuses em forma de profecias. Alguns dizem que, na verdade, os efeitos de transe eram por conta de gases alucinógenos utilizados nos rituais. Nada de possessão em múmias... Mas o Oráculo do livro cita o nome Febo Apolo, assassino de Píton, e isso está correto, pois Febo seria o nome romano do deus Apolo e Píton uma serpente derrotada por ele.
  • As náiades (ninfas aquáticas) aparecem por nesses capítulos somente como meras sereias, mas elas são mais do que simples sedutoras.
  • No livro é dito que os filhos de Deméter e Afrodite não são poderosos. Bom... Perséfone, filha de Deméter, tornou-se a Rainha do Mundo Inferior (contra sua vontade... é verdade), e Cupido, filho de Afrodite, arrumou um monte de confusão com deuses e mortais. Não sei se chamar os filhos dessas duas deusas de "não-poderosos" é algo muito certo, mas investigarei se existem outros.
  • Tenho que procurar sobre essa filha de Zeus, chamada Thalia. Nunca ouvi falar e não dá pra saber se foi inventado pelo autor.
  • É dito que o vulcão Etna seria o lar do titã Cronos e que a forja dos ciclopes seria no fundo do oceano. Preciso verificar essas informações com maior precisão, tinha ideia do Monte Etna ser a forja.
  • Fala-se sobre uma lenda na qual Hera e Poseidon pede para Hefestos construir uma rede de ouro indestrutível que iria prender Zeus até que ele jurasse se tornar um governante melhor. Nunca ouvi falar nisso. Mas a tal rede é utilizada para outra coisa... que, aliás, acontece mais pra frente no livro.
  • Cães do Inferno na mitologia grega? Pra mim só existe um: Cérbero. Mas como essa criatura aparece no livro e no filme terei que investigar melhor. Aliás... é importante dizer que o inferno flamejante cristão não era exatamente a ideia de Mundo Inferior dos gregos.

E então? Já descobriram alguma coisa sobre essas referências mitológicas? Continuem pesquisando e acompanhando!

Um comentário:

  1. Fontes: as mesmas dos comentários sobre o Livro 1 capítulos 1,2,3 e 4,5 e 6. Acrescente-se "A Legenda Dourada - Nova Mitologia Clássica". Mario Meunier; Ed.Ibrasa; páginas diversas.

    a) Talia ou Thalia = filha de Zeus e Mnemósine. Musa da comédia e do idílio, amada de Apolo e mãe dos coribantes (sacerdotes de Réia, peritos na arte de trabalhar em metais e que receberam honras divinas, por haverem contribuído para a salvação de Zeus, quando ameaçado pela voracidade paterna, e para educá-lo). Em suas representações carrega na mão esquerda uma máscara cômica.

    Cíclopes = as referências bibliográficas apontam para o seu trabalho na ilha de Lemos (não consegui a localização. Será mitológica?) e no Monte Etna (Sicília). Logo a posição do autor do blog parece confirmar-se.

    Cérbero = não encontrei referência a nenhum outro cão infernal. Cérbero era o cão de 3 cabeças, filho de Tifon e Equídna, que guardava o palácio de Hades. Entretanto, estou verificando que os grandes escritores e poetas da Grécia Clássica faziam diferentes interpretações dos deuses e seres mitológicos. Acho que cabem novas pesquisas.

    ResponderExcluir