terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Parabéns... Sol!

Dia 25 de dezembro é o dia de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Mas a data real da natividade é incerto (e, certamente, um equívoco) por conta de questões históricas e geográficas. Mas acredita-se que este dia sempre constituiu uma data destinada à celebração do sol em vários cultos pagãos, porque do dia 24 para o 25 acontece a passagem do Solstício de Inverno para o Equinócio de Primavera nos países do Hemisfério Norte.

O grande e popular Horus da mitologia egípica teria nascido nessa data, assim como Krishna entre os hindus. Entre os druidas celtas comemorava-se a festa do fogo. Na Grécia, celebrava-se Dioniso (que era chamado "salvador", soter) e Adônis. E, em Roma, organizava-se a festa Natalis Solis Invicti (nascimento do sol invencível), em homenagem ao aniversário de Mitra, o deus solar persa cujo culto e influência estenderam-se por todo o império romano.

As primeiras celebrações históricas do natal cristão ocorreram ao findar o século II, partindo do oriente, no dia 6 de janeiro. Esse dia, porém, nunca foi reconhecido pela Igreja do Ocidente que, a começar do século IV, adotou o 25 de dezembro como o único verídico, logo aceito por toda a cristandade (oriental e ocidental).

Feliz aniversário para todos os mitos nascidos no dia de hoje! Parabéns... Sol!
(via Renato Kress, do Instituto Atena, a partir do Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos, de Antonio Carlos Amaral Azevedo)

Um comentário:

  1. Esclarecidas minhas dúvidas sobre o nascimento de vários deuses no dia 25, gostaria de acrescentar que na Itália o dia 6 de janeiro é feriado e reservado à troca de presentes natalinos. Provavelmente essa é uma tradição ligada à visita dos 3 Reis Magos ao Menino Jesus.

    ResponderExcluir