Uma famosa lenda chinesa nos conta como Chang-O se tornou a Dama da Lua, mas são inúmeras as versões ou pequenas variações. Vou colocar algumas delas em outra cor.
Chango-O e seu marido, o herói arqueiro Hou-Yi, foram banidos dos céus pela Grande Rainha, depois que ele matou alguns de seus filhos. Arrasado, Yi enfrentou inúmeros perigos para recuperar sua imortalidade. Acabou sendo presenteado por Xi Wangmu com a Pílula da Imortalidade (ou um Elixir da Vida que teria sido roubado da Rainha dos Céus). Assim que chegou em casa e contou para Chang-O, foi novamente chamado para uma missão divina. Hou-Yi pediu que sua esposa guardasse em segredo a pílula para que eles tomassem juntos assim que ele voltasse da missão, avisando que só metade dela daria a imortalidade (Alguns dizem que ela não sabia o que era, mas foi tentada pela maravilhosa fragância).
Mas a curiosa esposa não aguentou e resolveu comer sua metade logo que seu marido saiu. Porém, Hou-Yi precisou voltar e, temendo ser punida, Chang-O engoliu a pílula inteira. A overdose mágica fez com que a mulher começasse a flutuar sem parar e seu marido não conseguiu alcançá-la.
Temendo uma punição divina (ou as flechas certeiras do marido), Chang-O se escondeu na Lua, onde encontrou a Lebre de Jade. Pediu que ela a ajudasse a criar uma nova pílula que a fizesse voltar à Terra, mas até agora nada conseguiu. Algumas histórias dizem que ela teria sido transformada em um sapo de três pernas (as fases lunares) no caminho até a Lua.
Ocasionalmente, é chamada ao convívio dos deuses, mas fica relutante em ir por
ter se envolvido com um espírito. É simpática aos
amantes e possui um festival em sua homenagem no décimo quinto dia do oitavo
mês lunar (quando Hou-Yi poderia visitá-la). É também chamada de Zhang-O ou Chang'E.
Muitos a colocam como o princípio feminino da Lua (Yin) e seu marido como o princípio masculino do Sol (Yang), porque, na versão em que o elixir teria sido roubado, a Rainha dos Céus puniu o casal transformando-os nos astros que não se encontram nunca.
terça-feira, 21 de maio de 2013
quarta-feira, 15 de maio de 2013
A mitologia inuíte
Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia. Os povos do Ártico canadense são conhecidos pelo nome Inuit, que significa "povo".
O Ártico é um mundo inóspito de ventos muito frios, coberto de gelo e neve, onde a agricultura é impossível e a caça e a pesca constituem as fontes tradicionais de alimento. Por milhares de anos, os Inuítes observaram atentamente o clima, as paisagens terrestres e marítimas, e os sistemas ecológicos de um dos ambientes mais inóspitos e exigentes do planeta para desenvolver habilidades e tecnologias peculiares e adaptadas.
A mitologia inuíte também sofre grandes influências desse meio ambiente árido, onde as pessoas dependem dos animais para vestuário, ferramentas, abrigo e alimentação. Por isso, os animais desempenham um papel-chave nos mitos, seja como ajudantes da humanidade ou presas pelas quais o caçador deve mostrar o maior respeito. O mundo marinho também é importantíssimo. Mas o cosmos inuíte não é governado por ninguém. Não há uma figura divina, seja maternal ou paternal. Não há deuses criadores do vento ou do Sol. Não há punição eterna na vida futura, assim como não há punição para crianças ou adultos na vida presente.
Eles acreditam que quase tudo tem uma alma (inua). Animais, rochas, árvores e rios tem inua, assim como acidentes geográficos perigosos, como as geleiras. A inua é em geral retratada com uma face humana num olho, dorso ou peito de animal. Os viajantes cuidadosos faziam oferendas de carne a elas. Acreditando que todos as coisas tem uma alma, matar um animal não é muito diferente de matar uma pessoa. Uma vez que a alma do animal ou humano é liberada, ela está livre para se vingar. Os espíritos dos mortos só podem ser aplacados pela obediência aos costumes, evitando os tabus e executando os rituais apropriados.
Embora a alma de cada indivíduo fosse única e apropriada para a vida e corpo que ela habitava era, ao mesmo tempo, parte do todo. Isto permitia aos inuítes emprestar os poderes ou características de uma alma pelo uso de seu nome. Além disso, os espíritos de uma classe de coisas (os mamíferos marítimos, ou ursos polares, ou plantas) eram, de alguma maneira, considerados como o mesmo, e podiam ser invocados através de um guardador ou mestre que estava em contato com aquela classe de coisas. E, assim como os sacerdotes das outras religiões norte-americanas, os xamãs inuítes (angakuq) eram as únicas pessoas com algum contato com o mundo espiritual. Em suas cerimônias, tentavam influenciar os espíritos para que ajudassem a curar os doentes e propiciassem boas caçadas e pescarias. É dito que os primeiros xamãs foram Ivivarshuk e Nisguvaushaq.
Muitas comunidades inuítes continuam a praticar as danças e canções tradicionais, que incluem dança de tambores e canto gutural feminino. A tradição oral e a narração de histórias ainda permanecem bem vivas na cultura inuíte, com lendas passadas entre as gerações ao longo dos séculos, que freqüentemente falam de espíritos poderosos que habitam a terra e o mar.
O Ártico é um mundo inóspito de ventos muito frios, coberto de gelo e neve, onde a agricultura é impossível e a caça e a pesca constituem as fontes tradicionais de alimento. Por milhares de anos, os Inuítes observaram atentamente o clima, as paisagens terrestres e marítimas, e os sistemas ecológicos de um dos ambientes mais inóspitos e exigentes do planeta para desenvolver habilidades e tecnologias peculiares e adaptadas.
A mitologia inuíte também sofre grandes influências desse meio ambiente árido, onde as pessoas dependem dos animais para vestuário, ferramentas, abrigo e alimentação. Por isso, os animais desempenham um papel-chave nos mitos, seja como ajudantes da humanidade ou presas pelas quais o caçador deve mostrar o maior respeito. O mundo marinho também é importantíssimo. Mas o cosmos inuíte não é governado por ninguém. Não há uma figura divina, seja maternal ou paternal. Não há deuses criadores do vento ou do Sol. Não há punição eterna na vida futura, assim como não há punição para crianças ou adultos na vida presente.
Eles acreditam que quase tudo tem uma alma (inua). Animais, rochas, árvores e rios tem inua, assim como acidentes geográficos perigosos, como as geleiras. A inua é em geral retratada com uma face humana num olho, dorso ou peito de animal. Os viajantes cuidadosos faziam oferendas de carne a elas. Acreditando que todos as coisas tem uma alma, matar um animal não é muito diferente de matar uma pessoa. Uma vez que a alma do animal ou humano é liberada, ela está livre para se vingar. Os espíritos dos mortos só podem ser aplacados pela obediência aos costumes, evitando os tabus e executando os rituais apropriados.
Embora a alma de cada indivíduo fosse única e apropriada para a vida e corpo que ela habitava era, ao mesmo tempo, parte do todo. Isto permitia aos inuítes emprestar os poderes ou características de uma alma pelo uso de seu nome. Além disso, os espíritos de uma classe de coisas (os mamíferos marítimos, ou ursos polares, ou plantas) eram, de alguma maneira, considerados como o mesmo, e podiam ser invocados através de um guardador ou mestre que estava em contato com aquela classe de coisas. E, assim como os sacerdotes das outras religiões norte-americanas, os xamãs inuítes (angakuq) eram as únicas pessoas com algum contato com o mundo espiritual. Em suas cerimônias, tentavam influenciar os espíritos para que ajudassem a curar os doentes e propiciassem boas caçadas e pescarias. É dito que os primeiros xamãs foram Ivivarshuk e Nisguvaushaq.
Muitas comunidades inuítes continuam a praticar as danças e canções tradicionais, que incluem dança de tambores e canto gutural feminino. A tradição oral e a narração de histórias ainda permanecem bem vivas na cultura inuíte, com lendas passadas entre as gerações ao longo dos séculos, que freqüentemente falam de espíritos poderosos que habitam a terra e o mar.
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segunda-feira, 13 de maio de 2013
ENQUETE RESULTADO: Inuítes
Por alguma razão que ainda não consegui descobrir, a enquete aqui do blog só computou 3 votantes, quando foram 12 na verdade. Assim, não terei como dar o resultado completo. Porém, somando os votos daqui e os do Facebook, o ranking de postagens ficou da seguinte forma:
- INUÍTE
- Chinesa
- Polinésia
- Hindu
- Grega
- Egípcia
- Celta
- Brasileira
- Asteca
- Romana
- Norte-Americana
- Japonesa
- Inca
- Finlandesa
- Eslava
- Africana
- Australiana
- Escandinava
- Maia
- Mesopotâmica
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segunda-feira, 6 de maio de 2013
ENQUETE: Próximo post
Até a próxima segunda-feira, estarei fazendo uma enquete (aqui do lado e no Facebook) para saber sobre qual mitologia será a próxima postagem. O resultado criará um ranking que determinará a procedência das próximas 20 divindades.
Participem!
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sexta-feira, 26 de abril de 2013
Anjo caído
Em tempo de inúmeros questionamentos religiosos com direito a discussões, brigas e manifestações, gostaria de botar um pouco mais de pimenta indicando uma história em quadrinhos que coloca em cheque algumas coisas. Escrito pelo multipremiado Peter David, a sinopse de Anjo Caído diz o seguinte:
Vagando pelas ruas sinistras da cidade sobrenatural chamada Bete Noire, a criatura que outrora foi um anjo da guarda atua como uma devastadora força tanto do bem quanto do mal. Um ser divino banido do Paraíso, cujo passado permanecia há muito tempo envolto em mistério... Até agora. O Anjo Caído se vê diante de uma sedutora proposta capaz de reverter os rumos de sua existência. Porém, tudo tem seu preço. Se quiser aproveitar essa chance de redenção, ela terá de abandonar para sempre todos os vínculos com o plano terreno, inclusive o maior deles: seu filho!Diferente! Herege!
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segunda-feira, 22 de abril de 2013
A origem do encanto
Finalmente consegui assistir A origem dos guardiões (Rise of the guardians, 2012), baseado na série de livros The Guardians of Childhood, de William Joyce, que reúne ícones das fábulas e dos contos de fada. A sinopse diz o seguinte:
É um filme bem legal com várias referências divertidas, mas não é um filme para crianças muito pequenas porque pode causar alguma confusão com as representações de um Papai Noel russo tatuado que utiliza facões ou um Coelhinho da Páscoa australiano que usa bumerangues. Além disso, o filme dá maior destaque aos dois personagens que não são muito conhecidos pelo público brasileiro (Jack Frost e Sandman). Mesmo assim, é uma animação bem interessante para aquelas crianças que já estão na fase entre o acreditar e o crescer, entre a curta infância e a acelerada pré-adolescência.
As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e o encanto das lendas infantis. Mas um espírito malígno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelos, despertando o medo em todas as crianças e destruindo os guardiões. Para combater este adversário poderoso, o Homem na Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um travesso garoto invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.
Sandy, o Sandman, que não tem ator para dublá-lo porque ele é mudo, mas dá um show no visual com sua areia mística que traz bons sonhos a todos. É responsável pela imaginação. |
Tooth, a Fada dos Dentes de Isla Fischer, com jeitão de beija-flor, tem suas fadinhas hiperativas trabalhando sem parar. É responsável pelas boas lembranças da infância. |
Pitch, o Breu - também chamado de Bicho-Papão - de Jude Law, é a representação do medo que acaba com o encanto, com a esperança, com os bons sonhos e as boas lembranças. |
É um filme bem legal com várias referências divertidas, mas não é um filme para crianças muito pequenas porque pode causar alguma confusão com as representações de um Papai Noel russo tatuado que utiliza facões ou um Coelhinho da Páscoa australiano que usa bumerangues. Além disso, o filme dá maior destaque aos dois personagens que não são muito conhecidos pelo público brasileiro (Jack Frost e Sandman). Mesmo assim, é uma animação bem interessante para aquelas crianças que já estão na fase entre o acreditar e o crescer, entre a curta infância e a acelerada pré-adolescência.
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sexta-feira, 19 de abril de 2013
Infográfico viking
O History Channel lançou uma série chamada Vikings que nos transporta para o mundo brutal e misterioso de um guerreiro viking e agricultor que anseia explorar (e atacar) as praias distantes através do oceano. Sua ambição o coloca em desacordo com o chefe local. Além de muita guerra e derramamento de sangue, a série é uma história de família, fraternidade e embates entre a moral cristã e a sociedade pagã viking.
Não sei se a série é boa ou não, mas eles lançaram um infográfico bem simples para entender como funciona a base do panteão escandinavo, com os já conhecidos Odin, Thor e Loki, além de Freyr, Frigg e das Valquírias.
A série estreiou no dia 3 de março nos EUA e termina sua primeira temporada no dia 28 de abril. Já foi renovada! Será que vale a pena?
Não sei se a série é boa ou não, mas eles lançaram um infográfico bem simples para entender como funciona a base do panteão escandinavo, com os já conhecidos Odin, Thor e Loki, além de Freyr, Frigg e das Valquírias.
A série estreiou no dia 3 de março nos EUA e termina sua primeira temporada no dia 28 de abril. Já foi renovada! Será que vale a pena?
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domingo, 14 de abril de 2013
Kanamara Matsuri, o festival do falo de ferro
Kanamara Matsuri é um festival dedicado a uma divindade japonesa conhecida como "O Falo de Ferro", senhor da fertilidade, da sexualidade e da reprodução humana, trazendo fartura e a cura para a impotência e a esterilidade.
Uma lenda conta que uma menina era possuída por um demônio de dentes afiados que se escondia em sua vagina, castrando seus pretendentes. Então, um ferreiro resolveu forjar um falo de ferro para expulsar o demônio. Possivelmente o demônio era alguma doença venérea e Kanamara, o nome do ferreiro. Prostitutas, então, passaram a rezar para um pênis de metal, pedindo sucesso em seus negócios e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Na cidade japonesa de Kawasaki, há mais de 40 anos ocorre anualmente Festival Kanamara (matsuri é festival em japonês), que celebra a chegada da primavera, a estação da fertilidade, no primeiro domingo de abril. A atração principal é uma procissão com três pênis gigantes, que são carregados por mulheres e homens vestidos com roupas femininas. Todos se reúnem pedindo ajuda espiritual para ter filhos saudáveis e evitar problemas no casamento em torno de imagens enormes do órgão sexual masculino.
Hoje, além de todo o tipo de objeto com forma fálica, o governo japonês aproveita o evento para fazer campanhas contra o HIV.
Uma lenda conta que uma menina era possuída por um demônio de dentes afiados que se escondia em sua vagina, castrando seus pretendentes. Então, um ferreiro resolveu forjar um falo de ferro para expulsar o demônio. Possivelmente o demônio era alguma doença venérea e Kanamara, o nome do ferreiro. Prostitutas, então, passaram a rezar para um pênis de metal, pedindo sucesso em seus negócios e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Na cidade japonesa de Kawasaki, há mais de 40 anos ocorre anualmente Festival Kanamara (matsuri é festival em japonês), que celebra a chegada da primavera, a estação da fertilidade, no primeiro domingo de abril. A atração principal é uma procissão com três pênis gigantes, que são carregados por mulheres e homens vestidos com roupas femininas. Todos se reúnem pedindo ajuda espiritual para ter filhos saudáveis e evitar problemas no casamento em torno de imagens enormes do órgão sexual masculino.
Hoje, além de todo o tipo de objeto com forma fálica, o governo japonês aproveita o evento para fazer campanhas contra o HIV.
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terça-feira, 9 de abril de 2013
Cemitério celta?
Investigadores britânicos da University College de Londres revelaram no mês passado uma nova teoria sobre Stonehenge. O antigo círculo de pedras, situado na planície de Salisbury, sudoeste da Inglaterra, teria sido originalmente um cemitério e um local de grandes celebrações, ao invés de um calendário ou observatório astronômico da Idade da Pedra.
Os arqueólogos promoveram durante dez anos diversas pesquisas que incluíram escavações, trabalho de laboratório e a análise de 63 antigos restos humanos. A equipe de investigadores - liderada pelo Prof. Mike Parker Pearson - acredita que o Stonehenge original foi utilizado como um túmulo para famílias distintas e construído cerca de 3000 a.C., ou seja, 500 anos mais cedo do que a data até agora atribuída para o monumento, hoje famoso em todo o mundo e patrimônio mundial da Unesco. Os restos de diversos corpos cremados "foram marcados com as pedras azuis de Stonehenge", precisou Parker.
Análises efetuadas aos restos de 80 mil ossos de animais detetados no local também sugerem que, por volta de 2.500 A.C., decorreram em Stonehenge grandes festas comunitárias. "Parece que os povos antigos viajavam para celebrar os solstícios do verão e do inverno mas também para construir o monumento", acrescentou o professor.
E o mistério continua...
© OUR PLACE The World Heritage Collection |
Os arqueólogos promoveram durante dez anos diversas pesquisas que incluíram escavações, trabalho de laboratório e a análise de 63 antigos restos humanos. A equipe de investigadores - liderada pelo Prof. Mike Parker Pearson - acredita que o Stonehenge original foi utilizado como um túmulo para famílias distintas e construído cerca de 3000 a.C., ou seja, 500 anos mais cedo do que a data até agora atribuída para o monumento, hoje famoso em todo o mundo e patrimônio mundial da Unesco. Os restos de diversos corpos cremados "foram marcados com as pedras azuis de Stonehenge", precisou Parker.
Análises efetuadas aos restos de 80 mil ossos de animais detetados no local também sugerem que, por volta de 2.500 A.C., decorreram em Stonehenge grandes festas comunitárias. "Parece que os povos antigos viajavam para celebrar os solstícios do verão e do inverno mas também para construir o monumento", acrescentou o professor.
E o mistério continua...
(via Jornal de Notícias)
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terça-feira, 2 de abril de 2013
Deuses e deusas gregos
É comum utilizar os termos deus grego/deusa grega para representar alguém de beleza física estonteante. O estilista Karl Lagerfeld utilizou dessa inspiração para Mythology, o calendário Pirelli de 2011, com modelos e atores.
Uau!
Daria Werbowy como Ártemis |
Julianne Moore como Hera |
Elisa Sednaoui como Flora |
Erin Wasson como Ajax |
Iris Strubegger como Atena |
Baptiste Giabiconi como Apolo |
Brad Kroenig como Zeus |
Daria Werbowy como Pentesiléia |
Heidi Mount como Aurora |
Magdalena Frackowiak também como Atena |
Isabeli Fontana, Garrett Neff e Bianca Balti como bacantes |
Elisa Sednaoui e Baptiste Giabiconi como Eco e Narciso |
Jake Davies como Aquiles |
Magdalena Frackowiak como Héstia |
Natasha Poly como Melpômene |
Jeneil Williams como Hades |
Lara Stone e Sébastien Jondeau como Afrodite e Ares |
Heidi Mount como Anfitrite |
Anja Rubik como Hermes |
Anja Rubik como Terpsícore |
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