sábado, 16 de janeiro de 2010

Fábula e mito, por Leonardo Boff

Para o teólogo e filósofo Leonardo Boff, FÁBULA é uma narrativa imaginária cujos personagens são, via de regra, animais, plantas ou a personificação de qualidades, virtudes e vícios, com o objetivo de transmitir lições morais ou tornar concreta uma verdade abstrata, como a raposa e as uvas de Jean de La Fontaine (1621-1695).

Já MITO é algo mais complexo por conta das ambiguidades que encerra. Assemelha-se à ideologia. Designa, portanto, clichés e crenças coletivos acerca de temas relevantes (pessoas, situações, acontecimentos) que circulam na cultura. Pode equivaler à mera fantasia ou a uma interpretação distorcida da realidade. A antropologia e a filosofia colocam que o mito constitui uma forma autônoma de pensamento, diferente da razão, próxima a uma inteligência emocional que utiliza de imagens, símbolos, parábolas ou contos para evocar sentimentos profundos e expressar o que dá valor ao ser humano. Então, o mito utiliza representações poderosas (como deuses e deusas, confrontos cósmicos etc) para expressar situações verdadeiras, carregadas de dramaticidade e significação, e configurar um consciência coletiva.

Entenderam a diferença? Tenho dificuldade... me parecem tão semelhantes. Parece que a presença de personagens humanos é que faz a diferença. Sei lá... alguém explica?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os deuses do Olimpo

Os deuses olimpianos, gravura de Monsiau.
(séc. XVIII)
Vários eram os deuses que viviam no Olimpo, um majestoso monte na Grécia onde ficava instalada em seu pico a esplendorosa corte da mitologia grega com palácios de ouro. O sol iluminava os palácios com a mais pura luz sem que nenhuma sombra, chuva ou vento os atingisse. O clima era sempre ameno: nem quente, nem frio.

Para receber os visitantes, logo à sua entrada, ficavam as três lindas Horas. Quando os deuses saíam, as Horas cobriam os palácios com nuvens. Durante as reuniões, os deuses comiam ambrosia e tomavam néctar, desfrutando sua eterna juventude e imortalidade. As Graças e as Musas dançavam e cantavam de forma harmoniosa e deixavam os deuses estáticos. Elas sempre terminavam de se apresentar com um cântico de louvor a Zeus, o rei dos deuses. Hera, sua esposa e rainha dos deuses, ocupava o trono de ouro à direita de Zeus. À sua esquerda, sentavam-se a pacífica Irene e a deusa alada da vitória, Niké. Têmis, deusa das leis, também estava sempre por perto do governante.

Existiam duas grandes ânforas de cerâmica na entrada do Olimpo: uma com sementes do bem e outra com sementes do mal. Delas Zeus semeava à humanidade, após ouvir as três Parcas, suas filhas. A deusa Fortuna também andava cega e errante pelo Olimpo despejando riqueza e felicidade ao acaso.

Mas dentre todos os que viviam no Olimpo, doze eram os mais importantes - tanto que, por essa adoração, a religião é grega é conhecida como Dodekatheon, ou doze deuses. São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Ares, Hermes, Hefestos, Afrodite, Atena, Apolo, Ártemis, Deméter e Dionísio. Sua importância vem da vitória dos deuses sobre os titãs. Também viviam no Olimpo outros deuses, semideuses e heróis, como Íris, Hebe, Helios, Héstia, Ganimedes e Hércules, entre outros. A deusa Pérsefone só podia viver metade do ano no Olimpo com sua mãe Deméter e a outra metade com seu marido Hades, deus do submundo.

Existe aqui uma história interessante: os registros de poeta Homero diziam que Héstia fazia parte do grande panteão olimpiano. Quando foi oferecida uma posição à Dionísio, Héstia preferiu sair para que não ficassem treze deuses principais, o que daria um enorme azar. Essa interferência, provavelmente foi feita pelos romanos que, ao tomarem a religião grega para si, deram maior importância a Baco (Dionísio) do que a Vesta (Héstia).

Aos poucos, vou falar sobre cada um deles e muito mais.

sábado, 9 de janeiro de 2010

O poder do mito

Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.

Não poderia deixar de citar aqui o grande Joseph Campbell, pesquisador de línguas, mitologias e religiões. Seus estudos são referência. Seu exaustivo trabalho de quatro volumes As Máscaras de Deus (Mitologia Primitiva, Mitologia Ocidental, Mitologia Oriental e Mitologia Criativa) cobre a mitologia através do mundo, da mitologia antiga à moderna, focando nas variações históricas e culturais do monomito*. Já O Herói de Mil Faces foca nas idéias elementares da mitologia. Em outras palavras, enquanto que O Herói de Mil Faces baseia-se principalmente na psicologia, As Máscaras de Deus baseia-se mais na antropologia e história.

As idéias de Campbell fizeram sucesso nos anos 70, quando se tornou um ícone para os hippies que pregavam o compromisso social com tolerância e respeito ao outro e paz como metáfora religiosa e elemento de ligação entre o ser e o mistério. Não por acaso, Campbell é o autor que inspirou George Lucas na saga Guerra nas Estrelas – e o ponto culminante do primeiro filme, quando Luke Skywalker vai destruir a Estrela da Morte e os equipamentos falham, é a “voz da consciência” do herói que pede que ele não acredite nos aparelhos (assim como não deveríamos acreditar nas histórias míticas ou no que diz qualquer pretenso salvador) e acredite em si mesmo. As histórias mitológicas deveriam servir como metáforas para nossas vidas. Mas o poder de alguns homens sobre as religiões subverte essa dinâmica.

Após sua morte, a Fundação Joseph Campbell mantém os estudos e a preserva seu trabalho.

* Monomito é o conceito da "jornada do herói" criado por Campbell. Para ele, todos os mitos seguem uma estrutura dividida em três grandes seções: Partida, Iniciação e Retorno. O termo foi cunhado por James Joyce, autor preferido de Campbell.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma introdução...

Contados, repetidos e em constante evolução através das gerações, os mitos que conhecemos hoje formam um elo vivo com o surgimento da Terra e as origens da humanidade. Por toda a parte, da Ásia a África, das Américas a Oceania, um sem-número de narradores transmitiu a seus descendentes lendas épicas sobre as grandes peripécias de seus hérois, deuses e seres sobrenaturais, numa tentativa de explicar os mistérios do mundo: a criação e a catástrofe, a vida e a morte.

A palavra "mito" vem de palavra grega mythos, que significa "história escrita ou falada". As pessoas costumam entender mito como uma simples história, mas não é a completa definição. Um mito é uma história com uma finalidade. Geralmente, tenta explicar como é o mundo ou as relações entre deuses e os seres humanos. Embora os eventos, na maioria das vezes, pareçam impossíveis, a mensagem por trás deles podem ter um significado religioso ou social, separando-os das histórias comuns.

Antes do advento da luz elétrica, do rádio e da televisão, contar histórias era quase o único divertimento possível. Às vezes, essas histórias formava também a base de uma religião e as regras de uma sociedade. Algumas lendas fazem parte até hoje da base de algumas religiões. Outras pertencem a culturas há muito desaparecidas, como o Antigo Egito ou o Império Romano.

Lupa

A imagem que está presente no título do blog é uma simulação de uma lupa medieval com duas hastes para melhor segurá-la na leitura. Criei este símbolo para a minha monografia de graduação e acredito que funcionará muito bem aqui, uma vez que o objetivo daquele trabalho e deste blog e aumentar nosso conhecimento sobre as mitologias de todo o mundo.