domingo, 27 de junho de 2010

Ilmatar

Ilmatar, pintura de Robert Wilhelm Ekman (1808-1873)

Ilmatar ("espírito feminino da natureza") era a jovem do ar, a deusa que criou o mundo ao longo de milhares de anos. Dia a lenda que um dia uma pata selvagem pousou em seu joelho, fez um ninho e colocou sete ovos. Quando estes começaram a se abrir, o calor foi insuportável para a jovem que se mexeu e derrubou os ovos no mar. Eles foram se transformando em ilhas, continentes, no sol, na lua e nas estrelas.

Arte de Lisa Hunt
Em uma outra lenda, a pata teria colocado apenas um ovo. A parte de cima da casca tornou-se a abóbada celeste. As estrelas teriam se formado de pequenos pedaços da casca. Da gema, fez-se o sol e, da clara, fez-se a lua.

Mesmo mantendo seu status virginal, ficou grávida dos céus e dos oceanos e teve Väinämöinen - personagem central da mitologia finlandesa -, Lemminkäinen e Ilmarinen.

É também chamada de Luonnotar, "espírito feminino do ar". Raramente é retratada como homem, como um grande herói.

3 comentários:

  1. A Finlândia, ou "Suomi", palavra que possivelmente significa Terra recebeu os primeiros Homo Sapiens Sapiens por volta de 8500 a.C. Era um povo de caçadores, pescadores e, depois, camponeses que, entre 5400 a.C e 3200 a.C desenvolveu a cerâmica e a agricultura.
    Todo esse preâmbulo porque o mito de Luonnotar me levou a refletir sobre datas: o registro mais antigo que se tem do patriarca Abraão é de 2000 a.C, logo, provavelmente uma data mais recente que o mito finlandês.
    Além disso percebi algumas correlações com o Antigo Testamento, como por exemplo o número 7: no Livro do Gênesis Deus criou o mundo em 7 dias; no mito finlandês os 7 ovos de uma pata selvagem deram origem ao mundo.
    Outra correlação, agora já com o Novo Testamento, está no fato de Luonnotar ter se mantido virgem mas engravidado e dado a luz a Väinämöinen, personagem central da mitologia finlandesa. Tudo a ver com a Virgem Maria, que deu a luz ao Filho de Deus e personagem central do Cristianismo.
    É realmente impressionante: o palco original da Bíblia é a Mesopotâmia, separada por milhares de quilômetros da Finlândia e, no entanto, mais uma vez me vejo diante de pontos de contato. Fascinante!

    ResponderExcluir
  2. WU QUERIA UMA FT DA DOS TRES OVOS DAS LENDAS INCAAS POR FAVOR

    ResponderExcluir
  3. as imagens deste blog são buscadas através do google. se vc não conseguir encontrar dessa forma, dificilmente terei a imagem que vc deseja. mas continue por aqui que posso encontrar futuramente e vc pode conseguir novas informações sobre as mitologias do mundo!

    ResponderExcluir