terça-feira, 15 de junho de 2010

K'uei Hsing

Deus dos exames e da burocracia, K'uei Hsing (Kui Xing) foi muito popular nos tempos imperiais, quando os exames eram um requisito importante para um bom emprego no poderoso funcionalismo público chinês. Era auxiliar do deus da literatura, Wen Chang, junto com Chu Yi.

As lendas dizem que o professor Chung K'uei passou com excelência em seus exames de qualificação, mas teve suas honras (uma rosa dourada) e direitos negados pelo imperador quando este viu sua feiúra. Deprimido, tentou se suicidar, atirando-se ao mar, mas acabou sendo salvo por um animal marinho (tartaruga ou peixe).

Um outra lenda, diz que seu talento era equivalente a sua feiúra. Pensando em seus estudos constantemente, distraiu-se e caiu de um penhasco, mas foi salvo por um dragão e recebeu o título de Ministro da Negociação Literária.

Em geral, aparece como um homem baixo e feio (muitas vezes, um anão corcunda), equilibrando-se em um pé sobre a cabeça de uma criatura marinha. Segura uma caneta tinteiro (para sublinhar os nomes dos bem sucedidos) e um alqueire (para medir o talento dos competidores). Dizem que também carrega o selo oficial do Imperador de Jade, Yu Ti.

É referenciado como uma estrela da constelação de Ursa Maior e, por isso, seu nome significaria "chefe estelar". Hoje, dizem que seria a divindade responsável pelas máquinas de fax e pelos e-mails.

Imagens de K'uei Hsing

Um comentário:

  1. Há que se pensar. Por que em tantas culturas o saber intelectual está tantas vezes associado a "feiúra" fisica,embora a idéia de beleza seja muito particular?
    Esse mito chinês é extremamente apropriado aos conceitos atuais de nosso mundo ocidental onde cada vez mais se exacerba o hedonismo.
    No caso de K'uei hsing ele foi até privado de um prêmio merecido em razão de sua feiúra. Tentou suicidar-se: não conseguiu. Por que será que ele não conseguiu? Caiu de um penhasco e não morreu. Por que?
    Quero crer que a sabedoria é mais valiosa que a efêmera beleza física, daí ser necessário um esforço enorme de todas as entidades, de todos os deuses, de todos os seres mitológicos para preservá-la.

    ResponderExcluir