terça-feira, 13 de abril de 2010

Mitologia grega no jornal!



Na edição de hoje do jornal O Globo, o caderno Megazine veio com a capa "A Grécia é pop - Filmes livros, games e quadrinhos se inspiram na mitologia e fazem sucesso", com o Perseu de Sam Worthington do vindouro Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010).



A matéria de William Helal Filho conta que a mitologia grega está espalhada pelo mundo pop adolescente, lembrando que a saga Guerra nas Estrelas foi inspirada em diversas dessas histórias, assim como diversos super-heróis. No cinema, as sensações do momento são Percy Jackson (Percy Jackson, 2009) e Fúria de Titãs, mas não podemos nos esquecer dos recentes Tróia (Troy, 2004) e 300 (2007). E ano que vem teremos Immortals, uma guerra entre os deuses gregos.



Percy Jackson também encabeça os livros sobre o assunto (Harry Potter tinha várias referências mitológicas), e ano que vem Star Crossed (revitalização adolescente de Helena de Tróia) deverá ser a bola da vez. Nas HQs, Hércules e Ares são personagens principais da Marvel, enquanto a Mulher-Maravilha, da DC Comics, está sempre rodeada por lendas das amazonas e do panteão grego.

No mundo dos games, God of War lidera. O jogo é uma trilogia que conta a busca por vingança do guerreiro espartano Kratos. Traído pelos deuses, ele invade o Olimpo decidido a matar todos os seus habitantes. Sucesso comercial e de crítica, o jogo é ultraviolento e de visual impactante.



Importante ressaltar que essas novas mídias são ótimas para divulgação dessas culturas, porém não são 100% fiéis às histórias. Um dos objetivos desse blog é mostrar exatamente isso.

Um comentário:

  1. Mais do que a questão da fidelidade me preocupa a ênfase dada a parte da violência numa sociedade onde já se acha que morte e destruição são coisas do cotidiano e que não há como mudar.
    Num momento em que estou engajada no estudo da questão do consumo me faço a pergunta: se vivemos a era do consumo em massa e violência gera consumo como criar questionamentos sem pieguices sobre esse tema? Como fazer com que os jovens reflitam de forma crítica sobre inúmeros filmes e games?
    Vejo a Escola e, com ela, pais e professores, completamente perdidos.

    ResponderExcluir