quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Yurugu

Yurugu é o selvagem deus do caos e pai de inúmeros espíritos malígnos das matas do povo Dogon (Sudão e Mali). Ele é fruto do estupro da Mãe-Terra por Amma, deus do céu e das chuvas.

Amma demorou muito para criar um par feminino para Yurugu, que ficou impaciente e estuprou sua Mãe-Terra. Deste ato impuro, a terra tornou-se infértil (simbolismo para a menstruação feminina) e causou caos no universo. Amma castigou Yurugu, transformando-o em um chacal.

Acreditando que sua irmã Yasigi estava escondida dentro do ovo cósmico de Amma, Yurugu roubou sua gema. No entanto, Amma havia deixado-a com os gêmeos Nommo para impedir as tentativas incestuosas do deus. Frustrado, Yurugu jogou fora a gema cósmica e ela se transformou numa Terra poeirenta e amarelada. Para salvar o planeta, Amma matou um dos gêmeos Nommo e espalhou seus pedaços para criar vida. Após isso, Yurugu foi banido por Amma para o deserto seco que criou. É agora trabalho da humanidade devolver a ordem ao mundo para honrar os deuses.

Costumava aparecer para o povo dogon (Sudão e Mali) como um chacal ou uma pálida raposa (também chamado de Ogo), levando discórdia e desordem. Pode ter ligações com o Anúbis egípcio.

4 comentários:

  1. Olá! Estou comentando neste post porque você provavelmente não fosse ler um comentário num post antigo.

    Só queria dizer que adorei seu blog!
    Sou uma fascinada por mitologia grega, principalmente, e achei nesse blog a fonte perfeita para fazer certas ligações que não encontrei em outros lugares.

    Vi lá seu post sobre Percy Jackson!
    Eu super recomendo que você leia os livros.
    O filme destruiu tanto a série estupenda de Rick Riordan quanto a mitologia grega, a qual o autor utiliza magnificamente.
    O filme é todo errado, quando for ler, esqueça de tudo o que viu, pois nada fará sentido. xD

    Ahh, e sobre Fúria de Titãs!
    Eu tava quase arrancando os cabelos e cortando os pulsos por TANTA PORCARIA que fizeram!

    Quando se é totalmente ignorante sobre mitologia, você acha o filme maravilhoso, e tal.
    Mas quando você conhece ao menos um pouquinho sobre, você fica extremamente indignado.
    E eu simplesmente não me conformo.

    O válido é trazer o assunto para os holofotes de novo, para que não sejam perdidos e caiam no esquecimento e que sua existência seja ignorada.
    No entanto, acho que, no mínimo, deveria-se fazer alguma coisa coerente com o que realmente é (ou o que se diz que é, desde tempos remotos), e não usar os personagens e tais mitos como bem entendem, misturando-os e tirando tudo do lugar.

    Ufa! Acho que já chega. =]
    Seria legal ter um retorno, gostaria de saber que a pessoa leu o que escrevi. x]

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi mariana! vc podia ter comentado lá mesmo pq eu recebo um e-mail avisando dos comentários!

    fico feliz de saber que esse blog te agrada, pq ele é o meu xodó! eu adoro todas as mitologias e as histórias loucas que os homens criaram para explicar o mundo. a mitologia grega tem ligação direta com a civilização ocidental e tem referências por todos os lados, então acaba sendo a mais querida (e mais lida por aqui). e como mitologia é história criada pelo homem, o próprio homem adora mudá-la! é o famoso "quem conta um conto, aumenta um ponto"! por isso, tantas divergências e mudanças entre as lendas.

    transição do livro para o cinema é muito complicada. todos os roteiros sofrem adaptações que distorcem o resultado final. mas pode deixar que pretendo ler os livros do percy jackson, sim! inclusive já soube que o último da série está pra ser lançado!

    continue por aqui! um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Há simbolismos nesse mito que são de uma atualidade espantosa e que nos permite diversas analogias.
    Nele se lê que "Yurugu é o selvagem deus do caos, fruto do estupro da Mãe-Terra por Amma, deus do céu e das chuvas. Yurugu também estuprou sua mãe e, deste ato impuro, a terra tornou-se infértil".
    O que ocorre hoje? O estupro contínuo e insensato da Mãe Terra, mas não por um deus e sim pelos homens (por analogia, até que ponto Yurugu não é a própria humanidade?), gerando infertilidade do solo, miséria e fome, em especial no continente africano. Parece premonição, mas não é. É simplesmente a sabedoria de uma cultura milenar que conheceu a espoliação predatória desde tempos muito longínquos.
    Mais uma vez recomendo a leitura do livro "Amkoullel, o menino fula", de Amadou Hampâté Bâ, um dos maiores intelectuais africanos do século XX.
    Só para terminar: também me chamou a atenção a referência ao ovo cósmico. Definitivamente essa imagem é recorrente em quase todas as mitologias.

    ResponderExcluir