quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Desvendando PJ: Livro 1 - Capítulos 13, 14 e 15

Como disse ontem... tudo muda a partir daqui. Alguns pontos ainda se assemelham, mas, pra mim, são duas obras distintas.

NO LIVRO:
  • Após o combate com a Medusa e o encontro com a poodle Gladiola (repito: não vale a pena explicar), Percy, Annabeth e Grover pegam um trem para Los Angeles. Nessa viagem, Percy começa a enxergar através da Névoa e vê centauros e um Leão (Neméia?).
  • Conhecemos a relação complicada entre Annabeth e a família de seu pai.
  • A paixão da menina por arquitetura os faz conhecer o Portal em Arco em Denver. Lá, Percy é atacado pela Equidna (uma senhora serpentílica) e pela Quimera (disfarçada de chihuahua)! Annabeth e Grover não estavam junto.
  • Percy perde a luta e é obrigado a se jogar no Rio Mississipi, onde conhece um pouco mais da extensão de seus poderes aquáticos e conversa com uma nereida, que dá um recado de Poseidon sobre um desvio de caminho.
  • Depois dessa confusão toda, Percy manda uma "mensagem de Íris" para Luke, ou seja, fazem um arco-íris com uma mangueira e se comunicam com o Acampamento. Nessa conversa, Luke acusa Hades, mas lembra que, se um deus não pode tocar nas armas dos outros deuses, Annabeth, filha da estrategista Atena, poderia ser a ladra. Também pergunta sobre o tênis alado.
  • Numa parada para comer cheeseburger, o trio é abordado por... Ares, o deus da guerra / motoqueiro em pessoa! O deus negocia uma carona e informações em troca de seu escudo que ficou largado em um parque aquático.
  • O trio vai para a Aqualândia para cair numa armadilha de Hefesto (que ele não avisou, é claro), já que Ares deixou seu escudo num momento em que estava com sua amante Afrodite, esposa do deus do fogo. Nesse momento, ficamos conhecendo a aracnofobia de Annabeth.

NO FILME:
  • Nada de viagem de trem, portanto, nada de passado de Annabeth, de Equidna, de Quimera ou de nereida! Após o combate com a Medusa, o trio pega um carro e se dirige ao Parthenon em Nashville. Lá eles enfrentam a Hidra por uma pérola no topo de uma gigantesca estátua de Atena. Como vocês viram acima, isso não existe no livro! Até gostaria de ter visto a mãe dos monstros com seu caõzinho detonando tudo, mas a cena da Hidra é muito boa no filme.
  • Nada de Ares! Como assim??? Ele é peça FUNDAMENTAL! Além disso, a descrição que é feita no livro sobre o figurino e jeito de Ares é praticamente a mesma que colocaram para Hades no filme! E se não tem Ares... nada de armadilha de Hefesto!

SOBRE MITOLOGIA...
  • É dito que Hades só pode entrar no Olimpo no solstício de inverno, a maior noite do ano. Sempre me perguntei sobre essa ausência de Hades entre os Olimpianos, mas não sei a resposta. Pesquisarei.
  • Achava que o Elmo das Trevas de Hades - que o funde com as sombras e irradia medo - era somente um capacete da invisibilidade. Inclusive, esse capacete aparece no mito de Perseu. Aliás... eu nunca ouvi essa história dos deuses não poderem tocar nas armas dos outros deuses.
  • Zéfiro, o Vento Ocidental, é corretamente citado, mas desconheço essa história dele funcionar como "cegonha". Deve ser coisa do autor.
  • A quimera é descrita de muitas formas. A usada no livro parece ser a que a coloca como filha do Leão da Neméia com a Hidra de Lerna, dois monstros abatidos por Hércules. Sendo assim, ela não seria filha de Equidna - que é realmente considerada "a mãe de todos os monstros" e possui um corpo serpentílico.
  • As nereidas são as 50 filhas do titã Oceano. Virou sinônimo de ninfa do mar e, consequentemente, de sereia, apesar de algumas pequeninas diferenças.
  • Já falei sobre a deusa Íris aqui. Faz sentido a criação da mensagem.
  • Tudo que foi descrito sobre Ares está OK, inclusive seu romance com Afrodite e a armadilha de Hefesto (claro que na mitologia, é apenas uma rede de ouro intransponível e não uma elaboradíssima versão com cupidos-webcam e aranhas robóticas!).
  • A aracnofobia de Annabeth tem relação com o mito de Aracne, uma tecelã que se achou melhor do que Atena.
Viram? Mudanças drásticas! Daqui pra frente esse ritmo continua, até que, mais para o fim, as coisas tentam convergir (com alguma dificuldade). Let's move on!

Um comentário:

  1. Fonte: P. Commelin (Nova Mitologia Grega e Romana), professor do Liceu Carnot, onde estudou o grande filósofo Gilles Deleuze.

    a) Segundo o autor, Hades é um dos deuses olimpianos. A questão é que, após os 3 irmãos Zeus, Poseidon e Hades, terem derrotado Saturno e precipitado os Titãs nas profundezas do Tártaro, viram-se senhores do mundo e o partilharam entre si: para Zeus, o céu; para Poseidon, o mar; para Hades, "os infernos".

    b) Falando no chamado "Mundo Infernal" gostaria de retomar ao primeiro comentário pois só agora encontrei referência mais completa sobre o Tártaro.
    A Antiguidade greco-romana distinguia 4 regiões principais dos Infernos:
    - Érebo = mais vizinho da terra, local dos palácios da Noite, do Sono e dos Sonhos;
    - o Inferno dos Maus = lugar mais temível de todas as expiações pois era lá que o crime recebia o justo castigo, que o remorso atormentava, e onde se ouviam as lamentações e os gritos de dor.
    - TÁRTARO = era a prisão dos deuses, cercado de um tríplice muro de bronze. Lá estavam encerrados os Titãs, os Gigantes e os deuses antigos expulsos do Olimpo pelos deuses vitoriosos. Era lá também o palácio de Hades.
    - Campos Eliseos = morada feliz das almas virtuosas onde reinava uma eterna primavera.

    c)Sobre Zefiro acho que, de fato, usou-se a "cegonha" simbolicamente pois esse vento, segundo a Mitologia, era o mensageiro da primavera (correlação com nascimento) e dava vida à natureza.

    d) O autor do blog está correto sobre a Quimera. Confrontei os livros que possuo e todos afirmam que era um monstro horrendo, filha de Equídna e Tifon e irmã de Cérbero. Se existem outras formas de descrevê-la eu não consegui encontrar. Vamos continuar a pesquisa.

    ResponderExcluir