
Yarilo (Erilo ou Jarilo) seria o filho perdido de Perun, seu décimo filho que teria nascido na noite da mudança de ano e roubado por Veles, arquiinimigo do deus. Veles teria criado Yarilo no Mundo Inferior, que teria ficado coberto de vegetação enquanto o deus esteve por lá (isso poderia ser uma referência à diferença de estações entre os hemisférios norte e sul). Yarilo tornou-se um belo jovem deus associado à agricultura e à primavera. Não se sabe dizer se ele tinha traços humanos ou se era um centauro.

Outra leitura diz que, um dia, ele voltou cavalgando do além-mar, trazendo a primavera consigo. Sua irmã gêmea Morana (Marzanna), também uma deusa da natureza, notou sua chegada e se apaixonou. Ambos começaram um cortejo divino que terminou em um celebrado casamento que selou momentos de paz entre Perun e Veles e trouxe um período harmônico à Terra. No entanto, Yarilo era um deus lascivo e infiel, sendo considerado deus não só da fertilidade da terra, mas também da paixão e do sexo. Ele traiu sua esposa-irmã e acabou morto, mas não se sabe se foi Perun ou um de seus irmãos que o esquartejou. Morana tornou-se um deusa fria e mortal (referência ao inverno), até morer de desgosto no fim do ano. Sendo deuses da natureza, tanto Yarilo e Morana são cíclicos e renascem na virada do ano, iniciando o processo novamente.
Normalmente, no início da primavera, as aldeias coroavam uma virgem como rainha de Yarilo, na esperança de que as sementes recém-plantadas dessem frutos abundantes. As músicas desses rituais contavam que o deus estava retornando de uma terra distante através do oceano para trazer a primavera e abençoar as plantações (referenciando a primeira leitura de seu mito).
Yarilo foi associado ao São Jorge cristão, sendo ele o cavaleiro montado no cavalo branco que mata o dragão (Veles). Alguns estudiosos acham que várias de suas características se aproximam a Dionísio da mitologia grega.
Os eslavos são uma ramificação étnica e linguística dos povos indo-europeus, vivendo principalmente na Europa central, oriental e nos Balcãs, sobretudo a partir do século VI d.C.
ResponderExcluirSe observarmos qualquer mapa do Mundo Grego antigo e do Império Romano verificaremos que, por questões geográficas, seria inevitável a influência dessas civilizações clássicas na cultura eslava, o que fica claro na leitura dessa postagem (correlações com Perséfone e Deméter).
No entanto, o que mais me chamou a atenção foi a chegada de Yarilo montado num cavalo branco. Parece que, quer na mitologia, quer nos contos de fada (que têm muito de mitológicos) e quer no próprio cristianismo (São Jorge, o matador do dragão)a imagem do cavaleiro montado num cavalo branco está sempre associada a salvação (Yarilo chegou trazendo a primavera = renascer, florescer). Mas por que um cavalo branco? Será uma questão do simbolismo da cor?
Alguém sabe a resposta?
não
ExcluirPoderia me indicar livros sobre a mitologia eslava? gostaria de entender melhor .
ResponderExcluirbem difícil de ter livros específicos aqui no Brasil porque não é um assunto "comercial". melhor procurar fora e talvez alguns sites confiáveis. tem uma aba aqui em cima chamada LINKS+ com alguns sites interessantes.
Excluir