terça-feira, 8 de março de 2011

Sapucaí mitológica

Como falei no post anterior, a própria idéia do Carnaval pode ter vindo de rituais pagãos de homenagem aos deuses. Então, veremos que os deuses gregos e egípcios aparecem em praticamente todos os enredos, junto com o nosso sincretismo afro-brasileiro.

Um tridente de Poseidon em um carro do Salgueiro que simulava a Atlântida perdida mesclada com a Atlântida cinematográfica.

O boi Ápis da Mocidade. Um figura quase certa nos desfiles.

Um carro inteiro da Mocidade para a deusa Ísis. Como disse o humorista Helio de la Peña, parece até que o Egito é o berço do samba quando se vê os desfiles.

Baco esteve presente na festa que - possivelmente - era pra ele desde o início. Sátiros, faunos e bacantes rodeavam seu tripé da Mocidade. Interessante citar que essa estética rechonchuda do deus parece ter nascido após o desenho Fantasia da Disney.

Iemanjá (da Beija-Flor). Sempre!

E isso foi só no segundo dia de desfile... ainda tivemos um bateria de sátiros, um grande barco de Caronte, Poseidon inteiro (e não só no tridente), centauros, deuses hindus, lobisomens, Medusa ganhando vida em uma comissão de frente e por aí vai! Sem dúvida, o folclore e a mitologia são inspiração fundamental para todo e qualquer carnavalesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário