terça-feira, 18 de outubro de 2011

Apsu

Apsu era o deus primevo das águas doces e da Água Celestial da Sabedoria. Suas águas circundavam a terra, enchendo-a com bondade e otimismo. No entanto, a Terra – uma ilha comprida flutuante – era também circundada pelo oceano salgado e amargo da deusa-dragão Tiamat. Apsu fundiu-se, então, a deusa e se tornou seu consorte.

Da mistura fermentada dessas águas, diversos deuses e deusas nasceram, entre eles Anu e Ea, que rapidamente assumiram o controle das ações divinas. Não muito satisfeito com isso, Apsu declarou guerra a esses deuses, mas foi morto por Ea e sepultado no subterrâneo.

Como um ser divindo primordial, Apsu continuou brotando do subterrâneo em forma de fontes de água doce que borbulhavam na superfície da Terra. Diz-se que, da lama gerada por suas águas, o homem foi moldado.

7 comentários:

  1. A história de Apsu me remete à formação dos rios Tigre e Eufrates, daí a região ser conhecida como Mesopotâmia ("entre rios"). A importância desses rios era de tal ordem para o desenvolvimento das civilizações locais que me parece muito lógico que a origem do homem esteja ligada à lama gerada pelas águas das fontes que Apsu brotava.
    Não conhecia. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. considerando o formato da Mesopotâmia cercada pelos Rios Tigre e Eufrates, é possível entender também porque a terra era "uma ilha comprida flutuante", assim como o encontro das águas doce de Apsu e das águas salgadas de Tiamat (no Golfo Pérsico).

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Observação perspicaz e precisa.

    ResponderExcluir
  4. que eu saiba a verdadeira historia de apsu era q ele e conhecido tambem como erebus o deus da escuridao filho de caos o deu da destrução ele foi tambem tinha uma irma que transformou cronos de imortal para mortal;ele foi tambem o maior inimigo de zeus que só o derrotou com a ajuda da irma dele que juntos jogaram ele num rio do inferno no qual nao lembro o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço essa versão, anônimo.
      no entanto, isso é bem possível, se considerarmos as mesclas de culturas quando Alexandre, o Grande saiu conquistando o mundo. se encontrar algo, mande para mitographos@gmail.com e eu verificarei a procedência para colocar aqui.

      Excluir
    2. Na verdade, este deus é Erebo ! O Deus primordial da escuridão e das trevas, marido e irmão de Nix (deusa primordial da noite), pai de Éter (o Deus primordial da Luz celestial) e Hemera (deusa primordial da Luz) ! Este é Erebo ! Você está confundindo Apsu com Érebo ! A única semelhança entre ambos, é que, ambos são seres anteriores a criação do mundo !

      Excluir
    3. José Roberto, leia minha resposta acima. Érebo, Nix, Hemera etc... são deuses da mitologia grega. Eu não estou confundindo, mas sim mostrando as semelhanças entre as mitologias das várias civilizações antigas. A mescla (ou sincretismo) é algo que sempre fizemos.

      Excluir