Camazotz ("morcego mortal") era o Deus dos morcegos, um vampiro com dentes afiados, asas, garras e nariz de folha. Monstros-morcego (vampiros) eram chamados pelo mesmo nome e enfrentaram os irmãos gêmeos no Xibalba. O deus em si arrancou a cabeça de Hunahpu e a fez de bola para o jogo de pelota.
Também chamado de Cama-Zots e Zotz, pensa-se que seu mito foi inspirado num morcego hematófago (Desmodus rotundus) que vivia no México e na Guatemala, hoje extinto. Era associado à noite e à sacrifícios e vivia na sua caverna no Xibalba, chamada Zotzilaha.
cara.. bacana teu blog, bem diversificado e amplo!
ResponderExcluirvou "estuda-lo" por completo! abços
fique por aqui que sempre tem coisa nova e diferente! abs
ResponderExcluirAmigo, o texto é de alguns anos, mas uma correção, espero que ainda válido, a espécie de morcego vampiro extinta é o "Desmodus draculae". O "D. rotundus, junto ao "Diaemus youngi" e o "Diphylla ecaudata", são as únicas espécies de morcegos hematófagas a ainda sobrevivem nos tempos modernos.
ResponderExcluirUlysses.
você tem razão, ulysses! única coisa que me deixa na dúvida é que o D. rotundus é uma espécie mexicana, enquanto o extinto D. draculae é venezuelano. vamos procurar mais informações? abraços e obrigado!
Excluir