sábado, 29 de setembro de 2012

Hebe

Hebe, estátua de Antonio Canova esculpida
entre 1800-1805. (Museu Hermitage, Rússia)
Filha de Zeus e Hera, Hebe ("puberdade") era a deusa da juventude e das jovens noivas antes do casamento. Era também a copeira dos deuses: cumpria no Olimpo diversas obrigações "domésticas", como preparar o banho de seu irmão Ares, ajudar Hera a atrelar seu carro e servir néctar e ambrosia aos deuses. Em festas dançava com as Musas e as Horas, ao som da lira de Apolo.

Uma lenda diz que Hebe era somente filha de Hera, que, ao comer alface selvagem em um banquete do deus Apolo, teria engravidado da deusa. A verdura é, inclusive, associada à jovem.

Um dia, quando servia aos deuses em um banquete, caiu numa posição inconveniente. Alguns olimpianos puseram-se a rir sem parar e a jovem, envergonhada, negou-se a continuar servindo-os. Foi substituída, então, pelo mortal Ganímedes, trazido por Zeus para a função.

Por ser aquela que alimentava os deuses, Hebe era vista como a deusa da imortalidade, assim como a deusa escandinava Idun. Ela seria responsável por conceder a força para os deuses não envelhecerem e permanecerem com a aparência jovial. Uma lenda conta que Hebe deu sua juventude por um dia ao herói Iolaus para ele derrotar seu inimigo, Euristeu.

Muitos também a adoravam como uma deusa da beleza por conta de sua juventude. Por essa razão, era frequentemente associada a Afrodite, fosse como sua companheira ou sua mensageira (espalhando juventude e suas paixões). Costumava ser retratada como uma bela jovem de vestido sem mangas ou de peito nu.

Pintura do casamento de Hebe e Hércules em vaso.
Foi a terceira esposa de Hércules (a primeira divina), depois que ele foi imortalizado, para reconciliar o herói com Hera, a responsável pelos famosos doze trabalhos. Com ele, teve dois filhos, Alexiares e Aniceto. Uma outra tradição cultural, diz que Hebe foi mãe de Kentauros com Apolo e foi dada à Hércules em casamento numa tentativa de selar a paz entre o algoz da espécie.

Recebia o epíteto de Basileia ("princesa") e Dia ("brilhante"), e os romanos a chamaram de Juventas. Em Flios, sul da Grécia, existiu um templo dedicado a ela, com galos e galinhas (animais sagrados a ela e a Hércules). O símbolo do signo de Aquário é uma representação da deusa despejando o néctar dos deuses.

Hebe, deusa da mocidade, estátua em mármore de Giulio Starace (1887-1952), 1934

3 comentários:

  1. Postagem interessante dado o falecimento ontem da artista do mesmo nome. Se a mãe dela conhecia a história mitológica de Hebe não é possível saber mas a escolha foi apropriada pois a filha, até o fim, buscou a imagem da juventude.

    ResponderExcluir
  2. Krl doido ela perdeu o cargo pra herculos dps caso com ele. Muie na mitologia grega era boa pra se foder desde que hera deu seu ascento no olimpo viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mitologia grega é extremamente machista e, infelizmente, a civilização ocidental até hoje segue os preceitos da Antiguidade Greco-Romana.

      Excluir