terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sem perdão

Meus comentários sobre as insanidades proferidas pelo pastor Silas Malafaia estão no meu blog Philos+Hippos. Mas venho aqui novamente deixar claro que repudio manifestações de ódio e sou a favor da liberdade de crença religiosa. Este blog tem um objetivo quase histórico de apresentar as questões de fé que permeiam a humanidade e sente pena de religiões que desrespeitam a própria cultura.

Por essa razão, trago as palavras do antropólogo e sociólogo Renato Kress, que concordo e assino embaixo:
Lamento (de verdade) informar a muitos religiosos, mas a Bíblia foi escrita pela junção de tradições orais (quem conta um conto...) de povos tribais, sobre a revisão de um imperador romano, Constantino, e de um bispo, Irineu, que mandou incendiar os evangelhos dos quais ele não concordava, junto com os representantes desses evangelhos, que eram muito mais do que 4. Isso aconteceu no Concílio de Nicéia (dúvidas, "Google"). Depois disso ela foi reescrita e reeditada várias vezes por monges na Idade Média.

Não me basearia na Bíblia para nada, porque sei que, naturalmente, suas incoerências internas são fruto da costura de várias "coerências" diversas que passaram por ali ao longo de séculos.

Pessoalmente creio em Deus, sim. Assim como creio na vinda de Jesus e na missão que ele teve na terra. Por sinal também creio em Sidarta Gautama (Buda), Zoroastro, Martin Luther King Jr., Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. Não vejo distinção entre eles porque me atenho ao que todos têm em comum: a difusão do amor incondicional ao próximo e do respeito pela vida.

Para mim, qualquer palavra - dentro ou fora da Bíblia ou de qualquer outro livro sagrado - que destoe de "Amai ao próximo como a ti mesmo" é balela e jogo de poder, dominação e controle de pessoas de caráter pequeno utilizando de má-fé a influência e a força de pessoas de caráter gigantesco.
Ratifico que não questiono a fé de ninguém. Mas é preciso que todos entendam que as religiões e os livros religiosos são criações do homem e não criações de Deus, qualquer que seja Ele. As interpretações humanas distorcem a partir de benefício próprio.

Para justificar isso, trago algumas questões de uma carta irônica recebida pela internet. Parece-me que foi de um "fã" de uma pastora americana chamada Laura:
Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema é os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Você pode esclarecer esse ponto?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)

j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

Seu discípulo e fã ardoroso.

Sinceramente... acho que não há mais nada a declarar.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho em me citar e parabéns pela boa junção dos três textos! Meu, seu e o da carta ao final. Abração e aparece quando puder nos novos cursos, treinamentos e oficinas do Instituto ATENA.

    ResponderExcluir
  2. a sabedoria deve ser creditada e compartilhada! estou sempre de olho nos seus projetos porque eles sempre me interessam! grande abraço!

    ResponderExcluir