domingo, 14 de abril de 2013

Kanamara Matsuri, o festival do falo de ferro

Kanamara Matsuri é um festival dedicado a uma divindade japonesa conhecida como "O Falo de Ferro", senhor da fertilidade, da sexualidade e da reprodução humana, trazendo fartura e a cura para a impotência e a esterilidade.

Uma lenda conta que uma menina era possuída por um demônio de dentes afiados que se escondia em sua vagina, castrando seus pretendentes. Então, um ferreiro resolveu forjar um falo de ferro para expulsar o demônio. Possivelmente o demônio era alguma doença venérea e Kanamara, o nome do ferreiro. Prostitutas, então, passaram a rezar para um pênis de metal, pedindo sucesso em seus negócios e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Na cidade japonesa de Kawasaki, há mais de 40 anos ocorre anualmente Festival Kanamara (matsuri é festival em japonês), que celebra a chegada da primavera, a estação da fertilidade, no primeiro domingo de abril. A atração principal é uma procissão com três pênis gigantes, que são carregados por mulheres e homens vestidos com roupas femininas. Todos se reúnem pedindo ajuda espiritual para ter filhos saudáveis e evitar problemas no casamento em torno de imagens enormes do órgão sexual masculino.


Hoje, além de todo o tipo de objeto com forma fálica, o governo japonês aproveita o evento para fazer campanhas contra o HIV.

2 comentários:

  1. Pelo visto tal qual no ocidente, também no oriente as mulheres foram culpadas de transmitir doenças sexuais. Só não sei se lá elas eram levadas à fogueira como bruxas.
    Ainda bem que a festa japonesa, hoje em dia, é usada para uma causa nobre, que é o alerta à necessidade de prevenção contra a AIDS.
    ... e haja luta das mulheres para conquistar seu espaço na sociedade!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa festa religiosa de exaltação a vida através da figura de um pênis. Acho inclusive inusitado já que os orientais sempre dão a impressão de serem cheios de pudores quando o assunto é sexo, erotismo e sexualidade. Mas creio que essa leitura seja desprovida de aprofundamento cultural. Ao contrário do aparente liberalismo, o sexo no ocidente se banalizou atrelado a vários tabus mal resolvidos.

    ResponderExcluir