quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ganga

Ganga é a deusa protetora do sagrado Rio Ganges e, em épocas diferentes, esposa de três dos maiores deuses da mitologia hindu: Vishnu, Agni e Shiva. Esta deusa do rio nasceu do dedão do pé de Vishnu e correu pelos céus. Entretanto, houve uma terrível seca. Homens e mulheres buscavam desesperados algum tipo de umidade, e obviamente a única maneira de trazer de volta às águas à terra seca era trazer a deusa – personificação do Ganges – para a terra. Mas o rio sagrado era tão grande que sua descida provocaria enchentes e devastação. Para evitar esse desastre, Shiva permitiu que suas águas fluíssem através de seis afluentes a partir de seus cabelos presos, até que a força líquida fosse domada e então liberada para a deusa continuar sua descida.

Ganga pode ter dois ou quatro braços, é branca e em geral é representada montando um peixe. Carrega um pote de água e uma flor de lótus.

Um comentário:

  1. Para os hindus banhar-se no Ganges ocasiona a remissão dos pecados e a imersão das cinzas de familiares nas suas águas traz os espíritos desses para o estado de nirvana.
    Atribuir a alta poluição atual do rio Ganges basicamente à essa prática religiosa milenar, não é correto, pois a ela é preciso associar as intensas descargas industriais de esgoto, pesticidas e cadáveres.



    ResponderExcluir