segunda-feira, 28 de setembro de 2015

HÉRCULES: Muito mais que doze

Cada trabalho do herói se tornou uma aventura singular, pois aconteceram outros episódios que são até chamados de trabalhos secundários. Ao todo um vastíssimo plano, cheio de labirintos, desvios, descidas, subidas, quedas, acessos, uma viagem em meio a muitas trevas para que, ao final, um novo ser pudesse surgir. Simbolicamente, os acontecimentos representam o trânsito do Sol pelas doze constelações zodiacais, uma proposta de autotransformação, o caminho da libertação. O interessante é que inicialmente eram dez tarefas, mas Euristeu passou para doze porque o herói contou com a ajuda do seu sobrinho Iolau para derrotar a Hidra e utilizou um rio para limpar os estábulos de Augias.

Relevo romano (séc. III a.C.) com nove dos Doze Trabalhos. (clique para aumentar)

A pedido de Zeus, alguns deuses olimpianos ofereceram presentes* e conselhos a Alcides: de Atena recebeu um peplo (túnica presa nos ombros); de Poseidon, cavalos velozes; de Hefesto, uma couraça de bronze para proteger seu coração; de Hermes, uma espada de bronze; de Helios, uma biga; de Apolo, um arco com flechas de bronze que, segundo as palavras do deus, o herói só dominaria o tiro a partir do nono trabalho; e do próprio Zeus, um escudo. De um bosque próximo a Argos, retirou um tronco de oliveira selvagem e fez uma clava como presente para si mesmo. Com certa impaciência ouviu conselhos, afastou os professores, e renunciou ao nome Alcides, passando a se chamar Héracles (Hércules), “em glória à deusa Hera.
* Alguns dizem que Alcides agradeceu os presentes, porém, só ficou com a espada e o arco, deixando os outros guardados no bosque. Outros dizem que esses presentes foram dados por ocasião de seu casamento com Megara.
Existem muitas variações na ordem dos trabalhos designados ao heroí. Umas versões utilizam a ordem dos metopes (relevos esculpidos na arquitrave do entablemento) do Templo de Zeus, em Olímpia, enquanto outros seguem os textos antigos. Mas, independente da ordem, o conteúdo é bem semelhante. A ordem mas tradicional é:
  1. Leão da Nemeia
  2. Hidra de Lerna
  3. Corça da Cerineia
  4. Javali do Erimanto
  5. Cavalariças de Augias
  6. Aves do Estínfale
  7. Touro de Creta
  8. Éguas de Diomedes
  9. Cinturão de Hipólita
  10. Bois de Gerião
  11. Pomos das Hespérides
  12. Cérbero

Os mitógrafos helenísticos dividiram os trabalhos em duas séries de seis: os seis primeiros foram realizados na própria Grécia, mas especificamente na região do Peloponeso, e os seis últimos levaram Hércules a diversas partes do mundo, inclusive a lugares míticos, de Creta ao Hades.


PARTE: I - II - III - IV - V
TRABALHO: I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII - IX - X - XI - XII
PARTE: VI - VII - VIII - IX - X - XI - XII - XIII - Livro

Um comentário:

  1. Alcides escolheu o nome Herácles para aplacar a fúria da deusa Hera, que tanto o perseguiu.
    Até pode ser, mas há momentos, lendo a saga do herói, que vejo um enorme sarcasmo na escolha desse nome.

    ResponderExcluir