quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Camisinha

A mitologia grega apresentou a ideia da camisinha ao mundo. O rei Minos, filho de Zeus e Europa, era conhecido por suas inúmeras amantes. Por obra de sua esposa Pasífae, Minos passou a ejacular serpentes, escorpiões e lacraias, que matavam todas aquelas que se deitassem com o soberano. Somente ela era imune ao feitiço, mas este tornou o rei incapaz de ter filhos. Minos, no entanto, se apaixonou por Procris. Para evitar que a relação com Minos lhe trouxesse a morte, Procris introduziu em sua vagina uma bexiga de cabra, onde os seres venenosos ficaram aprisionados.

4 comentários:

  1. Olá, boa noite. Teria uma fonte sobre essa versão do mito? Eu não encontro nada na internet relacionada à versão que apresentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure por Procris na internet e talvez vc encontre mais dados.

      Excluir
    2. Segundo o Pseudo-Apollodorus, Prócris usou uma poção feita com uma erva dada a ela por Circe, dando ela a Minos para beber. Isso o curou do seu problema, causado pela maldição de Pasífae.

      Mas de acordo com Antonino Liberal (Antoninus Liberalis em latim) em sua obra Metamorfoses, Minos sofria desse problema devido a uma doença, e o impedia de ter filhos até mesmo com sua esposa Pasífae. Prócris então prometeu ajudá-lo. Ela inseriu a bexiga de uma cabra em um mulher e Minos se deitou com esta mulher, ejaculando os animais venenosos dentro da bexiga de cabra. Em seguida Minos deitou-se com Pasífae, e meses depois ela veio a dar a luz a um filho de Minos.

      Essa segunda versão me pareceu mais confusa kkk mas é a fonte na qual o texto do estimado colega se baseia.

      https://www.theoi.com/Titan/Pasiphae.html

      Excluir
    3. maravilha! depois vou até ajeitar o verbete!

      Excluir