sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fukurokuju

Fukurokuju veio do budismo chinês para ser um dos Sete Deuses da Sorte do xintoísmo japonês. É o deus da sabedoria, vida longa e virilidade. Seu nome é composto pelos ideogramas fuku (prosperidade), roku (felicidade) e ju (vida longa).

Baseia-se no sábio chinês Lao Tzu, que mantinha arquivos para a corte imperial da dinastia Sung, e encarna a Estrela Polar do Sul. Ele era famoso por fazer milagres, especialmente no campo da longevidade e prosperidade, sendo capaz até de ressuscitar mortos. Durante sua encarnação humana, era considerado um sennin, um filósofo capaz de viver sem comida, que adorava xadrez. Pode ser também a unificação das Três Estrelas Chinesas, Fu Lu Shou.

É representado como um velho calvo com uma alongada cabeça, corpo mirrado (cabeça e corpo teriam o mesmo tamanho) e uma longa barba branca, significando a grande sabedoria passada de gerações para gerações. Carrega um bastão com um hebi (pergaminho mágico com toda a sabedoria do mundo) amarrado em uma mão e um ogi (leque cerimonial). Se aparecer com um tokkuri (cabaça para saquê), significa que está sendo confundido com outro deus da sorte, Jurojin, uma vez que suas representações são extremamente semelhantes. Anda acompanhado de um grou, um cervo ou uma tartaruga, símbolos de longevidade.

Dizem que quem ganha uma estatueta ou pintura de Fukurokuju se torna popular e tem uma vida longa. Passar a mão na sua pontuda cabeça melhora a inteligência.


OBS.: Os outros deuses da sorte são: Benten, Bishamon, Daikoku, Ebisu, Hotei e Jurojin.

Um comentário:

  1. Muito interessante a influência do pensamento chinês sobre o Japão. Normalmente isso representa o respeito a uma outra cultura expressa na absorção de seus aspectos principais.
    Infelizmente, esse mesmo Japão que tanto se inspirou na cultura chinesa, praticou toda a sorte de atrocidades contra a população chinesa apoiado pelo silêncio criminoso das grandes potências ocidentais.

    Essa postagem nos remete também ao filósofo chinês Lao Tzu. Há quem diga que ele não existiu: é apenas uma lenda. De qualquer forma considero magistral uma das frases a ele atribuída: "Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado."

    ResponderExcluir