segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Haumea

Tela à óleo de Isa Maria
Deusa havaiana dos nascimentos e da fertilidade e poderosa feiticeira, Haumea se renovava nascendo e renascendo constantemente. Era tão habilidosa com partos, que seus filhos nasciam de várias partes de seu corpo. Foi mãe de Pele, Kapo e Namaka, entre outras divindades. Acredita-se que Haumea ensinou à humanidade o parto natural, pois antes eram realizadas formas primitivas de cesárea que matavam a maioria das mulheres.

Dizia-se que tinha um pomar com várias árvores que davam diferentes criaturas, como porcos e peixes, além de frutas. Sempre gentil e calma, costumava utilizar sua varinha mágica para povoar as águas com cardumes de peixes.

Representada pelo elemento "pedra", é relacionada com Papa, antiga deusa Mãe-Terra, podendo ser uma versão dela. É também o nome de um planeta-anão de nosso sistema solar.

3 comentários:

  1. O Mito+Graphos está cada vez mais instigante e fugindo do lugar comum em Mitologia.
    Dessa vez estou verdadeiramente surpreendida. Essa surpresa não se deve ao fato da existência de uma deusa da fertilidade e dos nascimentos na mitologia havaiana e sim da crença de que ela ensinou à humanidade o parto natural para diminuir a mortandade de mulheres nas cesáreas primitivas.
    Ora, os havaianos são descendentes de nativos da Polinésia que ali chegaram há milhares de anos e não me recordo de nenhum registro antropológico da prática comum de cesárea por esses povos, o que não significa, é claro, que eles não possam existir.
    Além disso o parto cesárea seria o oposto do "parto natural", geralmente simples e praticado muitas vezes de cócoras e dentro d'água (coisa que seria fácil no Havaí).
    Fica um pedido: onde posso buscar fontes para esclarecer minha dúvida? Agradeço qualquer indicação.

    ResponderExcluir
  2. a palavra "cesárea" nos remete a processos cirúrgicos atuais. talvez seu emprego neste post traga essa ambiguidade, mas o que ocorria era exatamente isso: tirava-se a criança a partir de um corte na barriga da mãe, que estaria anestesiada por vapores e ervas. é possível que alguma mãe não tenha tido tempo de passar por esse processo e tenha tido seu filho de forma natural e daí surgiu a lenda.

    mas é importante lembrar que estamos falando de fontes folclóricas e mitológicas, ou seja, não existe fidelidade absoluta nas fontes, muito menos precisão cronológica.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente quando você fala em fontes folcóricas e mitológicas e, por isso, há que se questionar a fidelidade.
    Entretanto, a curiosidade continuou e encontrei o seguinte no site http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/cesarea:
    "É comum a divulgação da etimologia popular (pseudoetimologia) segundo a qual a palavra cesariana derivaria da forma como nasceu o imperador Júlio César. Na verdade, a palavra tem origem no verbo caedo-is, cecidi, caesum, caedere, que significa cortar e está presente nas palavras ciseaux, do francês, e scissors, do inglês, que significam ambas "tesoura". Outra evidência da impropriedade da associação com o imperador romano são os registros do uso desse procedimento de parto antes mesmo da época de Júlio César: assim teria vindo à luz Cipião, o Africano".
    Bem, agora já sei que o parto cesareo é muito mais antigo do que podia imaginar.
    Nunca soube que os romanos andaram pelas bandas do Havaí, mas quem sabe outros povos que tiveram contato com os romanos lá estiveram e deixaram sua influência?

    ResponderExcluir