quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ipilya


Ipilya na marca Australian Indigenous Health Info Net,
criada pela artista aborígene Donna Lei Rioli
Em um gigantesco pântano, vive Ipilya, uma gigantesca lagartixa responsável pelas tempestades e trovoadas do período das monções. Diz-se que ela engole água e lama para em seguida esguichá-las nos céus, criando as nuvens de chuva. Feliz com o resultado, Ipilya se move entre as nuvens como os raios e seu rugido dá som aos trovões.

Passada as chuvas, Ipilya descansa. É uma entidade pacífica, porém, ataca os desavisados que invadem seu pântano. As tribos do norte da Austrália temiam os répteis que viviam em poços e costumam realizar inúmeras cerimônias para agradá-los.

O interessante é que as lagartixas são um dos dos poucos lagartos que realmente produzem som vocal, mas obviamente não chega a um rugido.

2 comentários:

  1. Bastante instigante. Jamais ouvira falar numa lagartixa como divindade (você conhece outras?). Mas tinha que ser na Austrália, país que desperta bastante interesse por sua surpreendente fauna e por características geográficas díspares.

    ResponderExcluir
  2. a tradução para "gecko" é lagartixa, mas acredito que essa divindade seja um lagarto maior ou até mesmo alguma serpente. alguns sites acreditam que esse mito seja uma versão tribal para as serpentes do arco-íris tão comuns nas mitologias aborígenes e africanas.

    ResponderExcluir