segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em versos

Sempre que falo de um filme sobre mitologia por aqui, acabo questionando a necessidade de adaptação das mitologia para o cinema. As histórias já são tão interessantes e a tecnologia poderia trazê-las para o século XXI de uma maneira esplendorosa. Mas não o faz... aí... li o livro que falei aqui há uma semana.

A caçada, 2012
A poesia infantil de Favish em A deusa, o herói, o centauro e a justa medida é sensacional. É a adaptação da mitologia ao vocabulário de hoje! O mito de Acteon ganha novas cores e dimensões com uma Ártemis fashion, um Quíron apaixonado e uma cervinha curiosa e teimosa! Li de uma tacada só, imaginando que seria uma bela forma de introdução à mitologia para as crianças...

Será? Apesar do vocabulário atual e brasileiro, no fim do livro pensei: como fazer a geração adolescente de hoje (viciada em videogames, internet e tudo que vai-e-vem-num-clique) "perder seu precioso tempo" com poesia? Com filmes que usam tecnologia de ponta para transformar a mitologia em algo "real", como fazer com que as crianças utilizem suas imaginações a partir de versos?

Não sei. Mas vale a tentativa. Cabe a pais e educadores a função de tentar também. Eu vou tentar. E ficarei aguardando ansiosamente os outros livres dessa bela série de Favish.

Nenhum comentário:

Postar um comentário