Um Feliz Natal para todos aqueles que curtem as boas histórias que permeiam a história da humanidade desde o seu início.
Aproveitem para saber um pouco mais sobre esse bom velhinho que já faz parte das tradições natalinas em quase todo o mundo!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
O inferno de Perseu
Saiu o trailer do filme Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, 2012). Vejam:
Ao som de Sweet Dreams (música de Eurythmics, cantada por Marilyn Mason), vemos o cabeludo Perseu enfrentando criaturas que cresceram em tamanho e número de dentes! Como ele terá que ir ao Inferno enfrentar Hades e os Titãs, isso é compreensível. É possível ver um ciclope, o retorno de Pégaso, a nova Andrômeda loira, um bicho chifrudo com cara de demônio, um monstro gigante de lava, uma criatura alada com duas cabeças e um guerreiro infernal com dois corpos (hã?). No meio ainda vemos Zeus e Ares, mas e esse novo amor com a agora Rainha Andrômeda? Ele não a desprezou no fim do primeiro filme para ficar com Io?
Fiquei ansioso por março de 2012. Enquanto isso, vou me preparando para a estréia de Imortais (Immortals, 2011) no próximo final de semana em território tupiniquim!
Ao som de Sweet Dreams (música de Eurythmics, cantada por Marilyn Mason), vemos o cabeludo Perseu enfrentando criaturas que cresceram em tamanho e número de dentes! Como ele terá que ir ao Inferno enfrentar Hades e os Titãs, isso é compreensível. É possível ver um ciclope, o retorno de Pégaso, a nova Andrômeda loira, um bicho chifrudo com cara de demônio, um monstro gigante de lava, uma criatura alada com duas cabeças e um guerreiro infernal com dois corpos (hã?). No meio ainda vemos Zeus e Ares, mas e esse novo amor com a agora Rainha Andrômeda? Ele não a desprezou no fim do primeiro filme para ficar com Io?
Fiquei ansioso por março de 2012. Enquanto isso, vou me preparando para a estréia de Imortais (Immortals, 2011) no próximo final de semana em território tupiniquim!
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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
CORREÇÃO: A mitologia na Mesopotâmia
Em uma rápida pesquisa pela internet, vocês verão que a Babilônia era ou uma cidade, capital da Suméria, ao sul da Mesopotâmia, ou um zigurate (templo ao deus Marduk) com belíssimos jardins suspensos. Mas, na verdade, foi um império formado por vários povos que vivam na região. Sendo assim, estou corrigindo as lupas de Mitologia Babilônica e Mitologia Sumérica, por considerar que ambas são redundantes. A partir de agora, elas serão unidas na lupa de Mitologia Mesopotâmica.
Acredita-se que as primeiras civilizações surgiram na região entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental, por volta de 5000 a.C. A essa região deu-se o nome de Mesopotâmia (em grego, "entre rios"). A terra fértil deste planalto de origem vulcânica foi a responsável pelo estabelecimento de inúmeros povos nômades, como os sumérios, os acadianos, os amoritas, os assírios, os babilônicos, os hititas, os cananeus, os persas, entre outros. Lá construíram cidades, fundaram religiões e inventaram a escrita.
Os registros mitólogicos mais antigos da região (suméricos e acadianos) apresentam um mundo mais harmônico com deuses antropomorfizados que representavam as mais poderosas entidades da natureza. Os mais tardios (assírios e babilônicos) já levantam indagações sobre a vida, sobre a imortalidade, os desastres naturais e as guerras. O Império Persa incorporou a dualidade bem / mal aos mitos plurais da região.
Dessa forma, histórias diferentes sobre a criação e sobre as divindades chegaram até os dias de hoje. Muitas das placas de barro onde os mitos foram registrados se perderam ou foram danificadas, deixando alguns deles incompletos.
A torre de Babel, pintura de Pieter Bruegel que representaria a Babilônia. |
Acredita-se que as primeiras civilizações surgiram na região entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental, por volta de 5000 a.C. A essa região deu-se o nome de Mesopotâmia (em grego, "entre rios"). A terra fértil deste planalto de origem vulcânica foi a responsável pelo estabelecimento de inúmeros povos nômades, como os sumérios, os acadianos, os amoritas, os assírios, os babilônicos, os hititas, os cananeus, os persas, entre outros. Lá construíram cidades, fundaram religiões e inventaram a escrita.
Os registros mitólogicos mais antigos da região (suméricos e acadianos) apresentam um mundo mais harmônico com deuses antropomorfizados que representavam as mais poderosas entidades da natureza. Os mais tardios (assírios e babilônicos) já levantam indagações sobre a vida, sobre a imortalidade, os desastres naturais e as guerras. O Império Persa incorporou a dualidade bem / mal aos mitos plurais da região.
Dessa forma, histórias diferentes sobre a criação e sobre as divindades chegaram até os dias de hoje. Muitas das placas de barro onde os mitos foram registrados se perderam ou foram danificadas, deixando alguns deles incompletos.
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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Mudanças em filmes mitológicos
Dois filmes "mitológicos" tem mudanças à vista.
Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, 2012) tem uma mudança de visual: o Perseu de Sam Worthington não terá mais cabelos curtíssimos, com jeito de raspado. As madeixas cresceram. E a sinopse fala em Hades e Ares se unindo ao titã Cronos para sequestrar Zeus, fazendo o herói semideus descer ao Mundo Subterrâneo para salvá-lo e impedir a destruição da Terra pelos monstros do Tártaro. Acho interessante que o roteiro finalmente inclua os Titãs do título do filme (mesmo que se pareça com as histórias de Percy Jackson!).
E a sequência do filme do Thor anda com alguns problemas na direção. Kenneth Branagh, diretor do primeiro filme, alegou problemas de agenda para o segundo. Uma nova diretora foi escolhida (Patty Jenkins), mas já pediu pra sair por causa de "diferenças criativas". Mesmo que ambos tenham saído de forma amigável, essa situação mostra certa complicação da Marvel. Detalhe: o filme do deus do trovão tem ligação com os outros filmes da editora e ainda nem tem roteiro! A data prevista é novembro de 2013 e, até lá, muita especulação surgirá.
Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, 2012) tem uma mudança de visual: o Perseu de Sam Worthington não terá mais cabelos curtíssimos, com jeito de raspado. As madeixas cresceram. E a sinopse fala em Hades e Ares se unindo ao titã Cronos para sequestrar Zeus, fazendo o herói semideus descer ao Mundo Subterrâneo para salvá-lo e impedir a destruição da Terra pelos monstros do Tártaro. Acho interessante que o roteiro finalmente inclua os Titãs do título do filme (mesmo que se pareça com as histórias de Percy Jackson!).
E a sequência do filme do Thor anda com alguns problemas na direção. Kenneth Branagh, diretor do primeiro filme, alegou problemas de agenda para o segundo. Uma nova diretora foi escolhida (Patty Jenkins), mas já pediu pra sair por causa de "diferenças criativas". Mesmo que ambos tenham saído de forma amigável, essa situação mostra certa complicação da Marvel. Detalhe: o filme do deus do trovão tem ligação com os outros filmes da editora e ainda nem tem roteiro! A data prevista é novembro de 2013 e, até lá, muita especulação surgirá.
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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Canto de Oxum
Prestando homenagens a Oxum em seu dia (8 de dezembro), ouçam Canto de Oxum, de Toquinho e Vinícuis de Moraes:
Nhem-nhem-nhem / Nhem-nhem-nhem-xorodô / Nhem-nhem-nhem-xorodô / É o mar, é o mar / Fé-fé xorodô...
Xangô andava em guerra, / Vencia toda a terra, / Tinha ao seu lado Iansã / Pra lhe ajudar.
Oxum era rainha, / Na mão direita tinha / O seu espelho onde vivia / A se mirar.
Quando Xangô voltou, / O povo celebrou. / Teve uma festa que / Ninguém mais esqueceu.
Tão linda Oxum entrou, / Que veio o rei Xangô / E a colocou no trono / Esquerdo ao lado seu.
Iansã apaixonada / Cravou a sua espada / No lugar vago que era / O trono da traição.
Chamou um temporal / E no pavor geral / Correu dali gritando / A sua maldição (Epahei Iansã!)
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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Consequências da crise na Grécia...
- Lula recomenda demissão de Zeus e indica Zéus Dirceu para o cargo. Zeus, então, vende o seu trono para uma multinacional coreana.
- Depois de ser presa por transformar pessoas em pedras para vender na Cracolândia, Medusa faz trabalho comunitário na ala dos ofídios em um zoológico local.
- Narciso vende seus espelhos para pagar a sua dívida do cheque especial.
- Aquiles vai tratar o seu calcanhar no SUS.
- Eros e Pan inauguram um prostíbulo.
- Hércules suspende os seus 12 trabalhos por falta de pagamento.
- O Minotauro está puxando carroça para ganhar a vida.
- Acrópole é vendida e em seu lugar é inaugurada uma farmácia.
- Afrodite teve que montar uma banquinha de produtos afrodisíacos para pagar as contas, enquanto estuda a possibilidade de posar nua para a Playboy.
- Sócrates inaugura Cicuta's Bar para tentar ganhar uns trocados.
- Dionísio vende seus vinhos na beira da estrada de Marathónas.
- Hermes está entregando o currículo para trabalhar nos correios. Especialidade: entrega rápida.
- Caronte anuncia que a partir da próxima semana passará a aceitar o bilhete único.
- Ilha de Lesbos abre resort hétero.
- Para economizar energia, Diógenes apaga sua lanterna.
- Oráculo de Delfos vaza números do orçamento e provoca pânico nas Bolsas.
- Ares foi pego em flagrante desviando armamento para a milícia carioca.
- Sócrates, Aristóteles e Platão negam envolvimento na rebelião da USP: "Estamos na pindaíba, mas ainda não descemos a esse ponto".
- A caverna de Platão está abrigando milhares de sem teto.
- O porquê da crise? Os economistas estão falando grego!
Uma piadinha para compensar minha ausência nos últimos tempos...
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quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Kratos em quadrinhos
A Panini Comics lançou neste mês o encadernado God of War, incluindo as edições 1 a 6 dos quadrinhos americanos, com 148 páginas, roteiro do lendário Marv Wolfman e arte de Andrea Sorrentino. Se você ainda não conhece a saga de Kratos, leia este post antes.
A história se passa em dois momentos: inicia-se logo após ele ter se tornado o novo Deus da Guerra e mostra lembranças de um período quando Kratos ainda era guerreiro espartano. Esses momentos são conectados pela mesma jornada, encontrar a Ambrosia de Esculápio capaz de curar qualquer doença... até mesmo ressuscitar deuses.
No presente, o Fantasma de Esparta enfrenta criaturas demoníacas e gigantes mitológicos para atingir seus objetivos. No passado, ele está, na verdade, participando sem saber de um torneio mortal tramado pelos deuses.
Leitura mais interessante para os fãs do jogo, mas com uma ótima representação de um hecatônquiro.
A história se passa em dois momentos: inicia-se logo após ele ter se tornado o novo Deus da Guerra e mostra lembranças de um período quando Kratos ainda era guerreiro espartano. Esses momentos são conectados pela mesma jornada, encontrar a Ambrosia de Esculápio capaz de curar qualquer doença... até mesmo ressuscitar deuses.
No presente, o Fantasma de Esparta enfrenta criaturas demoníacas e gigantes mitológicos para atingir seus objetivos. No passado, ele está, na verdade, participando sem saber de um torneio mortal tramado pelos deuses.
Leitura mais interessante para os fãs do jogo, mas com uma ótima representação de um hecatônquiro.
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terça-feira, 15 de novembro de 2011
As últimas da mitologia por aí
A Warner Bros. parece bem confiante com o sucesso da sequência de Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010) - que estréia em março de 2012. O estúdio já contratou os roteiristas para o próximo filme! Isso mesmo... uma trilogia desponta no horizonte grego!
E falando em filme com a mitologia grega, Imortais (Immortals) estreiou esta semana nos EUA. Só chega dia 23 de dezembro no Brasil, mas vejam uma violentíssima e estilizada cena com os deuses Zeus, Ares, Poseidon, Afrodite e Apolo descendo para decapitar e sangrar.
Lembrando que esse filme é sobre Teseu, então, um Minotauro não poderia faltar, certo? Mas parece que a criatura não é exatamente o que conhecemos: deve ser um homem mascarado.
E depois de toda essa violência grega, ainda temos o jogo Asura's Wrath, que lançou um vídeo de jogabilidade onde vemos o anti-herói distribuindo pontapés e cabeçadas em divindades hindus... sem os dois braços!
Ai!
E falando em filme com a mitologia grega, Imortais (Immortals) estreiou esta semana nos EUA. Só chega dia 23 de dezembro no Brasil, mas vejam uma violentíssima e estilizada cena com os deuses Zeus, Ares, Poseidon, Afrodite e Apolo descendo para decapitar e sangrar.
Lembrando que esse filme é sobre Teseu, então, um Minotauro não poderia faltar, certo? Mas parece que a criatura não é exatamente o que conhecemos: deve ser um homem mascarado.
E depois de toda essa violência grega, ainda temos o jogo Asura's Wrath, que lançou um vídeo de jogabilidade onde vemos o anti-herói distribuindo pontapés e cabeçadas em divindades hindus... sem os dois braços!
Ai!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Guaraná
Uma lenda conta que um casal de nativos pertencente a tribo Maués vivia junto por muitos anos sem ter filhos mas desejava muito ser pais. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar aquela felicidade. Sabendo que o casal era cheio de bondade, o deus lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo e inteligente menino chamado Alupá.
A partir de seu nascimento, os Maués venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas e a doença era rara. Eles acreditavam que o bem-estar da tribo vinha do bonito e generoso curumim e, por essa razão, ele era o mais protegido de todos.
Porém, qualidades tão boas despertaram a inveja e o ódio de Jurupari, uma entidade do mal, que tomou a forma de uma serpente e deu um bote certeiro em Alupá, quando ele colhia frutos na floresta. A tribo entrou em lamentação e desespero. Trovões ecoaram nos céus.
Pintura em seda de Laila Bastos Andrade Guimarães |
Outra lenda diz que existiam três irmãos: Okumáató, Ikuamã e Onhiamuaçabê, que era mulher solteira e cobiçada por todos os animais da floresta, causando ciúmes aos irmãos que a queriam sempre como companhia por causa dos conhecimentos que possuía sobre plantas medicinais. Certo dia, uma cobra ficou à espreita no caminho da "índia" e a tocou levemente em uma das pernas, engravidando-a. Mais tarde, nasceu um curumim bonito e forte. Na idade de entender as coisas, o curumim ouviu da mãe que, ao senti-lo no ventre, plantara para ele uma castanheira no Noçoquém (lugar sagrado onde ficavam todos os animais e plantas úteis), mas que seus irmãos tomaram o terreno e a expulsaram por causa da gravidez. O curumim, então, decidiu comer as castanhas, mas o lugar estava sob a guarda da cutia, da arara e do periquito – que avisaram aos irmãos. No dia seguinte, quando o pequeno curumim voltou, seus tios o esperavam para matá-lo. Pressentindo a morte do filho, Onhiamuçabê correu para defendê-lo, mas o curumim já havia sido decapitado. Desesperada, sobre o cadáver da criança jurou dar continuidade à sua existência. Arrancou-lhe o olho esquerdo e o plantou na terra. O fruto desse olho não prestou: era o guaraná-rana (guaraná falso). Em seguida, arrancou-lhe o olho direito e deste nasceu o verdadeiro guaraná. E como o sentisse vivo ainda, exclamou: “tu, meu filho, serás a maior força da natureza; farás o bem a todos os homens e os curarás e livrarás das doenças”.
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segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Saci
O Saci de Ziraldo. |
Famoso por aprontar com todo mundo, o Saci é uma entidade fantástica brasileira que tem sua origem em mitos tupi-guarani. Os tupis contavam a história de Matitaperê, um curumim perneta de cabelo-de-fogo que protegia as florestas. Sua função era de guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de beberagens e medicamentos feitos a partir de ervas medicinais. A ele também era atribuído o domínio das matas e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas. Já os guaranis falavam de Cambai (ou Cambay), um pequeno "índio" de perna torta (viria daí a expressão "cambaio", que significa manco) com o poder de se tornar invisível, que vivia nos bosques e protegia os animais, escondendo-os dos caçadores.
A ave saci (Tapera naevia) |
O píleo. |
Quando os escravos africanos chegaram ao Brasil, a lenda do Saci foi mesclada às histórias sobre os povos Pigmeus. Assim, o Saci tornou-se o negrinho travesso com uma perna só que todos nós conhecemos: vivia fumando cachimbo e usava um gorro vermelho mágico capaz de transformá-lo em um redemoinho de vento. Ele se faz anunciar por um assobio estridente. Ainda é dito que possui orelhas pontudas, olhos alaranjados e mãos furadas.
Suas travessuras favoritas são perseguir viajantes pedindo fumo ou criando armadilhas, esconder objetos domésticos e espantar o gado. Também gosta de montar em cavalos para trançar a crina e o rabo, e surra-los até a exaustão. As galinhas costumam ser suas vitimas: gosta de jogá-las pra cima e chacoalhar os ovos até gorarem. Mas o Saci não atravessa água corrente.
Essas características o fizeram ser sincretizado com o Capeta, dando a ele medo de imagens de santos e rosários. Rezando um credo, a entidade desapareceria numa fumaça vermelha para sempre. Mas o Saci nunca foi uma entidade maldosa, somente brincalhona. Em alguns lugares, como às margens do rio São Francisco, adquiriu duas pernas e a personalidade de um demônio rural que gosta de enganar pessoas. É o famoso Romão ou Romãozinho. Na zona fronteiriça ao Paraguai, ele é um anão loiro do tamanho de um menino de 7 a 8 anos, que gosta de roubar criaturas dos povoados e largá-las em lugar de difícil acesso.
Existem duas formas de se capturar o Saci: pegando seu gorro mágico ou prendendo-o em uma garrafa quando ele está transformado em vento. Essa segunda opção lembra as histórias sobre os gênios arábicos, uma vez que, capturado, o Saci passa a receber ordens de seu dono.
Em 1917, Monteiro Lobato propôs a abertura de um inquérito sobre a existência do Saci-Pererê. Através do jornal O Estado de São Paulo, pediu aos leitores que enviassem cartas contando suas experiências sobre o mito do Saci-Pererê. Esse material rendeu o livro O Sacy-Pererê, resultado de un inquérito. Em 1921, Monteiro Lobato popularizou a lenda ao escrever o livro O Saci, onde Pedrinho consegue capturar o negrinho. Em troca de liberdade, ele leva o menino para uma aventura, onde conhece outros seres míticos brasileiros. O sucesso da publicação transformou o Saci em um personagem de seu Sítio do Pica-pau Amarelo.
Ilustração de José Wasth Rodrigues para a capa do "Inquérito" e nanquim de Monteiro Lobato para o livro "O Saci". |
É ainda chamado de Maty, Matin, Matinta-Pereira, Mati-Taperê, Taperê, Yaci-Yaterê e Sá Pereira.
A MANUTENÇÃO DA LENDA
No final dos anos 1990 um grupo de pessoas, preocupadas com a quase extinção do saci, criou a Ancsaci, Associação Nacional dos Criadores de Saci. Sediada em Botucatu (SP), e tendo como patrono Monteiro Lobato, partia do princípio de que cada vez que você conta uma história de saci para uma criança, você está criando um novo saci, e assim ele se perpetua. O movimento se expandiu nos meios acadêmicos, propícios a embates culturais. Em Botucatu, teve Festival Nacional do Saci, que acontece todo mês de agosto. Em outras cidades foram criados núcleos de defesa do folclore, envolvendo educadores, artistas e simpatizantes. Várias escolas, ocupadas pela invasão do Halloween, de origem americana, fizeram ações de recuperação do saci, com bons resultados.
Em 2003 foi fundada a Sosaci – Sociedade dos Observadores de Saci, no município de São Luiz do Paraitinga (SP), que criou o Dia do Saci, sendo seguido por outros, no dia 31 de outubro (data do Halloween) como data de combate aos estrangeirismos, simbolizado pelo simpático perneta.
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