Saiu no caderno de Ciências do jornal O Globo, do dia 11 de maio, uma matéria que fala sobre escavações nas ruínas de Xúltun (Guatemala) que revelaram um mural maia do século 9 com calendários que avançam além de 2012. Já expliquei aqui os calendários e apresentei a teoria dos 13 Ciclos Harmônicos, mas com essas novas descobertas acredita-se em pelo menos outros 4 ciclos de mais de 300 anos!
Os novos calendários documentam ciclos lunares e planetários (provavelmente Mercúrio e Marte). Foto: William Saturno/David Stuart/National Geographic/Divulgação |
“Nunca tínhamos visto nada igual”, disse David Stuart, professor de Arte e Escritura Mesoamericana da Universidade do Texas-Austin, encarregado de decifrar os hieróglifos. Ele destacou que se tratam das primeiras pinturas maias encontradas em paredes. A sala onde estão tais escritos pode ter sido um escritório para a reunião de sacerdotes e astrônomos com alguma autoridade na comunidade maia.
Os pesquisadores dizem que essa descoberta foi feita em apenas 1% do que foi escavado até agora. Ou seja... muito mais ainda pode surgir. Se quiser, leia mais na reportagem do Globo.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário