sábado, 5 de maio de 2012

Hércules: de zero a herói!

Hoje trago a vocês o 35º longa de animação dos estúdios Disney: Hércules (Hercules, 1997). Este foi o primeiro filme da Disney a ser inspirado em mitologia ao invés de um conto de fadas. Uma curta sinopse nos conta que Hércules é sequestrado do Olimpo e perde sua imortalidade, tendo que se tornar um verdadeiro herói para voltar ao Reino dos Deuses.

Mas, apesar da ótima iniciativa, o filme foge bastante dos mitos envolvendo Hércules, criando uma nova interpretação sobre eles. Vejam só duas listas comparativas (mas cuidado porque tem algumas revelações sobre o filme):

NA ANIMAÇÃO
  1. Zeus derrota sozinho os Titãs – que são somente cinco: um ciclope e os elementais do Fogo, do Ar, do Gelo e da Terra.
  2. Zeus cria Pégaso de uma nuvem.
  3. Hércules nasceu no Olimpo, filho de Zeus e Hera, ou seja, já nasceu um deus. Depois de seu sequestro, é adotado por Alcmena e Anfitrião
  4. Uma poção mágica tira a imortalidade de Hércules.
  5. Hades é auxiliado por dois demônios, Dor (Pain) e Pânico (Panic).
  6. Esses dois demônios se tornam duas serpentes e tentam matar Hércules ainda bebê.
  7. Um alinhamento planetário permite que os Titãs sejam libertados do Tártaro.
  8. Filoctetes é um sátiro treinador de heróis.
  9. O centauro Nesso ataca Mégara, interesse romântico do herói.
  10. Mégara se torna espiã de Hades ao vender sua alma para salvar seu namorado traidor.
  11. Além de enfrentar a Hidra, durante um musical, podemos ver Hércules derrotando o Javali de Erimanto, o Leão da Neméia (que tem a cara do Scar, vilão do Rei Leão), uma das Aves do Estínfalo (que parecia uma harpia), uma serpente marinha, um minotauro, um grifo e uma górgona.
  12. Todos os combates de Hércules são para se tornar um verdadeiro herói, mas acabam com um jeito de celebridade em busca da fama.
  13. No fim, Hércules desiste de sua imortalidade e do Olimpo para ficar com Mégara.

NA MITOLOGIA
  1. Zeus conta com a ajuda de seus irmãos divinos para derrotar os vários Titãs.
  2. Pégaso nasce do sangue que sai da cabeça de Medusa.
  3. Hércules é um semi-deus, filho de Zeus e Alcmena.
  4. Essa poção e esse fato inexistem.
  5. Não existem referências desses demônios.
  6. Hera envia duas serpentes para matar Hércules ainda bebê.
  7. Não existe referências disso.
  8. Filoctetes é um grande amigo de Hércules que se juntou a ele e aos Argonautas em diversas aventuras.
  9. O centauro Nesso ataca Dejanira, segunda esposa do herói.
  10. Mégara é a primeira esposa de Hércules e diretamente ligada aos famosos Doze Trabalhos.
  11. A Hidra, o Javali, o Leão e a Ave são quatro dos famosos Doze Trabalhos de Hércules. Não tenho referências do herói ter enfrentado as outras criaturas.
  12. Os famosos Doze Trabalhos não são por causa de fama ou se tornar herói e sim por um castigo e uma culpa mortais. Outros combates do herói tem relação com justiça e ajuda de amigos.
  13. Hércules só se torna um deus no Olimpo após sua morte e se casa pela terceira vez, com Hebe.

Na animação, ainda aparecerem vários deuses do Olimpo assim como criaturas do mundo subterrâneo, como Caronte e Cérbero. Quem narra e canta a história são cinco das nove Musas. E, como vocês puderam ver, as diferenças são grandes. No entanto, o desenho é diversão garantida para o público infantil e um ótimo meio de introduzir a complexa mitologia grega.

Mais sobre Hércules, em breve por aqui!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Risk Godstorm

Descobri que o War - Batalhas Mitológicas é inspirado em um jogo lançado em 2004 pela Avalon Hill (hoje da Hasbro) chamado Risk Godstorm.


O tabuleiro principal de jogo é a Terra Antiga, composta por 42 territórios, divididos em 6 áreas coloridas: Germânia, Europa, Hyrkania, África, Ásia Menor e Atlântida. Um outro tabuleiro representa o Mundo Subterrâneo e contém 5 céus (Kurnugia, Avalon, Elysium, Duat, Valhalla) codificados pelas cores dos panteões dos deuses: Babilônios, Celtas, Gregos, Egípcios e Nórdicos. Cada um tem 4 deuses (morte, magia, céus e guerra), templos de defesa para cura e marcação de território e um exército de fiéis, composto de figuras de soldados (1 exército) e elefantes de guerra (5 exércitos).

Exército nórdico

É possível jogar com cartas de conquista e regras básicas normais ou com as Miracle Cards. Há quatro diferentes baralhos delas, um para cada deus. Algumas são inócuas, contribuindo com alguns exércitos ou fé (dinheiro), algumas, no entanto, podem causar alterações dramáticas na força e posicionamento dos jogadores. Se, por um lado, as cartas dão toda uma carga emocional ao jogo, devido ao suspense que proporcionam, por outro, tornam o jogo mais caótico. A carta mais poderosa do jogo, por exemplo é The Sea is Your Tomb que afunda o continente de Atlântida com tudo que houver nele: exércitos, templos e deuses presentes!

Complicado? Interessante? Quem conhece?

terça-feira, 1 de maio de 2012

Estratégias mitológicas

Parece que a mitologia grega virou referência para jogos mesmo... e não só os videogames. Este mês, a Grow estará lançando uma nova versão do consagrado jogo de estratégia War em comemoração aos 40 anos do lançamento da primeira versão do jogo. Será ambientado na mitologia grega: o War - Batalhas Mitológicas!
A Grécia Antiga será pequena para você e seus adversários. Destrua os exércitos inimigos com a ajuda dos deuses gregos e outras criaturas mitológicas!
Provável caixa do jogo.
Miniaturas de minotauros, ciclopes, centauros e harpias.
Teste de cor Pantone para as peças.
Tabuleiro.

Essa edição especial temática (que deverá substituir a versão Império Romano) não terá melhorias apenas no visual. A SB Jogos foi contratada para criar um conjunto de regras opcional que traz novos elementos táticos e reduzem de maneira considerável o tempo de jogo, minimizando a ocorrência daquelas famosas partidas eternas (quem não se importa com isso pode continuar usando as regras clássicas). Por exemplo, haverá a inclusão de um dado de oito lados, cada miniatura possuirá uma função especial e existirão cartas que possibilitam evocar os deuses Zeus, Poseidon, Hades, Ares e Atena em determinados pontos de devoção.

Está me parecendo bem interessante, não? Deve ficar por volta de R$150.

PS.: Este material ainda poderá sofrer algumas alterações, mas é basicamente o que se verá na versão final.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ascensão de Kratos

Arte não-definitiva
A Sony revelou na última semana que irá continuar a saga de Kratos com o jogo para PlayStation 3: God of War - Ascension. Na verdade, não seria bem continuar... No trailer abaixo vemos que a ideia é contar uma história anterior ao guerreiro se tornar o Fantasma de Esparta, buscando liberdade, redenção e a clareza que precisa para vingar sua família.





Só não consegui entender onde exatamente esse jogo/prelúdio se encaixaria na saga de Kratos, pois ficou parecendo que essa história já foi contada... a não ser que fale de Deimos...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

sábado, 21 de abril de 2012

Wakan-Tanka

Para o povo Lakota, Wakan-Tanka (Grande Mistério ou Grande Espírito) era uma poderosa força criativa que vivia na escuridão (Han). Sentindo-se solitário, decidiu criar companheiros a partir de si mesmo. Sua primeira criação foi a rocha (Inyan). Com a rocha, criou a Terra (Maka). Em seguida, Wakan-Tanka cruzou com a Terra e gerou os céus (Skan). Misturando a Terra, os céus e a rocha, criou o Sol (Wi).

Por conter em sua essência a força criativa de Wakan-Tanka, essas quatro divindades elementais criaram outros a partir de si mesmos: a Lua (Hanhepi-Wi), o Vento (Tate), o Trovão (Wakinyan) e a Mulher-Búfalo Branco (Wohpe). Por sua vez, esses quatro se espalharam na criação do Tufão (Yumni), do Búfalo (Tatanka, e os seres de quatro pernas), do Urso (Hununpa, e os seres de duas pernas) e das Quatro Direções (Tate tob). Juntos, todos criaram as quatro partes da alma: o sobrenatural (Tonwan), o intelecto (Sicun), o sopro de vida (Niya) e o espírito da morte (Nagi).

Acredita-se, então, que Wakan-Tanka está em tudo, pois sua força foi se dividindo progressivamente por toda a criação. Tudo tem wakan. O termo também é utilizado para simbolizar o panteão de deuses em geral. Os xamãs tentam canalizar a energia de Wakan-Tanka para o bem do mundo. É também chamado de Wakanda ou Wakonda.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vari

Como o coco era um alimento fundamental para a alimentação dos antigos mangaian (hoje os maoris das Ilhas Cook), fica claro porque o universo estava contido no interior de um gigantesco coco cósmico, onde morava o deus supremo Vari.

Este coco era sustentado pelo caule cônico Take, que era a Raiz de Toda Existência. Vari utilizava a energia que fluía do caule ao coco para criar toda a vida. Portanto, Take está em tudo.

Outros povos polinésios desenvolveram uma visão semelhante do universo com um deus supremo dentro de um ovo ou uma concha.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lares e Penates

Filhos de Mercúrio e Lara, os Lares eram um grupo de deuses que cuidavam das casas e das encruzilhadas. A família fazia oferendas a esses deuses em ocasiões importantes, como casamentos, nascimentos e enterros, uma vez que - originalmente - eles eram representações dos antepassados. Eram comumente representados como jovens dançando de túnica, com um copo de chifre em uma mão (rhyton) e uma taça na outra (patera), muitas vezes ainda, acompanhados por serpentes simbólicas fálicas.

Já os Penates cuidavam das despensas, dos celeiros e dos armazéns, ou seja, do armazenamento de comidas e bebidas. Nas refeições, era costume oferecer-lhes comida. Cada família romana adorava dois penates e quando uma família viajava, transportava-os consigo.

Na casas em Pompeia, um relicário com as três figuras (lararium) ficava ou na cozinha ou nas salas. No final do Império Romano, era colocado atrás da porta de entrada da casa e uma vela ou lamparina ficava queimando diante da imagem. Mesmo quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do império, a adoração a essas divindades domésticas perdurou.

Lararium

Ambos são ligados a deusa Vesta e não possuíam nomes individuais, apenas funções especiais, como aqueles voltados para o Estado.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Novidades nas continuações

O ator Anthony Head assinou contrato para substituir Pierce Brosnan (com problemas de agenda) como o professor centauro Quíron em Percy Jackson e o Mar de Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters, 2013). A continuação da saga infanto-juvenil na telona também contratou Nathan Fillion como o deus Hermes, pai de Luke, e três atrizes para personificarem as Três Moiras. O gigante franco-canadense Robert Maillet será o ciclope Polifemo. Se você quiser saber mais sobre os filmes e livros de Percy Jackson, clique aqui.

E o filme 300 terá uma continuação, chamada Batalha de Artemísia (antes seria Xerxes). A ideia é contar uma história paralela à Batalha das Termópilas do filme de 2006 e também será baseada numa HQ de Frank Miller (escrita após o sucesso do filme por pressão da Warner). Nesse novo confronto, a frota persa enfrentou por três dias uma flotilha de navios gregos nos mesmos dias das Termópilas. Ainda que os gregos tenham sido derrotados, os persas tiveram que retroceder. O filme começa um pouco antes de 300 e termina um pouco depois. Rodrigo Santoro já está negociando seu retorno como Xerxes. Sullivan Stapleton (o general ateniense Temístocles, o protagonista), Jamie Blackley (o jovem guerreiro Calisto) e Eva Green (uma deusa persa) já estão praticamente fechados para fazer parte do elenco. A previsão é que chegue aos cinemas em 2013.

Ah... e durante a Páscoa, fiquei sabendo da nova animação da Dreamworks que coloca Bunnymund (o Coelhinho da Páscoa por Hugh Jakman) ao lado de North (o Papai Noel por Alec Baldwin), Tooth (a Fada do Dente por Isla Fisher), Jack Frost (o Inverno por Chris Pine) e Sandy (o Sandman) como guerreiros lendários e imortais contra Pitch (o Bicho Papão por Jude Law)! Eles farão de tudo para proteger as crianças e impedir o mundo de afundar nas trevas eternas!



Rise of the Guardians (título provisório: A origem dos guardiões) é baseado na série de livros de William Joyce, The Guardians of Childhood (Os guardiões da infância, em tradução livre). Estréia em novembro nos cinemas (3D) de todo mundo.

domingo, 8 de abril de 2012

Coelhinho da Páscoa

Para os cristãos, o domingo de Páscoa marca a ressurreição de Cristo. A sexta-feira santa é a data do sofrimento e da crucificação de Cristo.

Mas o que o COELHO tem a ver com isso???

No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos pagãos da Antiguidade consideravam o coelho branco como um símbolo da Lua e da Primavera. Portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal pelo fato da Lua determinar a data da Páscoa, que costuma cair próximo ao início da estação. Além disso, coelhos são mamíferos roedores muito férteis. O seu período de gestação não passa de quarenta dias (quaresma). A ideia da fertilidade foi utilizada pela Igreja como propagação rápida dos ensinamentos cristãos, com objetivo de aumentar a quantidade de discípulos sem distinção.

No Brasil, acredita-se que a tradição do coelho date do início do século XX, trazida em 1913, por imigrantes alemães. Conta a lenda que uma mãe muito pobre, sem ter o que dar para as crianças no dia de Páscoa, resolveu pintar ovos de galinha com cores vivas. Quando as crianças viram os ovos, lindos e coloridos, ficaram muito animadas. A alegria dos meninos assustou um coelho que, saltitando, se afastou do local e fez com que as crianças achassem que aqueles ovos tinham sido botados pelo bichinho!

No resto das Américas pode ter chegado por volta de 1700. Pelo mundo, outros animais participam das festividades: crianças tchecas acreditam que são cotovias que levam presentes, enquanto na Suíça, são os cucos que o fazem.